Como o Whatsapp pode ser um aliado no atendimento ao cliente?

Tempo de leitura: 6 minutos

Usar o WhatsApp no atendimento ao cliente é uma das formas mais inteligentes de estabelecer um relacionamento mais próximo com o público e realizar ações de marketing que rendam lucro para as empresas.

O aplicativo é gratuito e os custos operacionais para usá-lo são mínimos: um número de telefone celular e acesso à internet. Por esse motivo, tal ferramenta pode gerar excelente retorno financeiro a partir de um baixíssimo custo inicial.

Mas o que fazer para que o WhatsApp seja um grande aliado no atendimento ao cliente e nas vendas de um empreendimento? Continue a leitura e descubra!

Divulgue o número de contato

Após habilitar um número exclusivo para o uso do WhatsApp, será necessário informar aos seus clientes sobre esse novo meio de contato. Afinal, não adianta a empresa disponibilizar a comunicação por meio do aplicativo e os clientes desconhecerem tal possibilidade.

Divulgue o número do seu WhatsApp em cartões de visita, panfletos ou outros materiais impressos que a sua loja utilize para a venda dos produtos. O mesmo vale para os canais online. Não se esqueça de colocar o número em todos eles: site, blog, redes sociais, e-mail e em qualquer outra forma de contato virtual.

Explique aos consumidores como a ferramenta será usada

Tenha um objetivo em mente quanto ao uso do aplicativo no contato com o seu público. Ao divulgar o número do WhatsApp, se houver necessidade, informe sobre como ele deve ser utilizado e o horário de atendimento.

Você pode informar ao cliente que o canal pode ser utilizado para retirar dúvidas sobre os produtos vendidos em sua loja virtual, tais como especificações ou modo de utilização. Ou ainda esclarecer que o canal tem o objetivo de enviar mensagens regulares sobre lançamentos de produtos ou novidades da loja online.

Desta forma, o seu cliente tem as informações claras sobre como a empresa fará o uso do aplicativo e se é interessante para o consumidor fornecer o seu número para participar das ações realizadas pela empresa.

A empresa deve sempre estimular o contato dos clientes via WhatsApp, ressaltando todas as vantagens que ele pode ter ao participar das listas de transmissões de sua loja virtual.

Ajude seu público pelo aplicativo

O WhatsApp deve ser utilizado no relacionamento com o consumidor de diversas maneiras, tanto para tirar dúvidas quanto para fechar vendas. Ele pode ser válido, ainda, no processo de pós-venda.

Ajude o seu cliente sempre que for solicitada alguma informação, mesmo quando não se tratar de algo relacionado diretamente à determinada venda. Seja simpático, responda prontamente a todas as dúvidas e deixe a pessoa à vontade para estabelecer novos contatos.

A proximidade com o seu público é essencial para a fidelização da clientela — bem como para auxiliar na divulgação de produtos e serviços ou realizar futuras vendas.

Aumente as vendas usando o WhatsApp no atendimento ao cliente

Aproveite a velocidade nos contatos que o WhatsApp oferece para aumentar as vendas ao consumidor. Para tanto, responda às mensagens recebidas de forma rápida e dê poucas chances de o cliente desistir da compra.

As compras por impulso são responsáveis por uma boa fatia dos lucros dos comércios dos mais variados segmentos. Portanto, aproveitar a rapidez da comunicação via WhatsApp pode aumentar significativamente os lucros de uma loja.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Faça listas de transmissão segmentadas

Um dos recursos que o aplicativo oferece é a criação de listas de transmissões segmentadas. Ou seja: você consegue enviar uma mensagem simultânea para uma relação de contatos específicos.

Dessa forma, é possível criar uma lista para um determinado público-alvo. Vamos supor que sua loja esteja com uma promoção de produtos masculinos. Você pode, então, montar uma lista de contatos somente com homens e enviar um conteúdo de divulgação.

Crie um grupo

Pode ser interessante para uma empresa criar um grupo no WhatsApp. Assim, os clientes poderão interagir entre eles e trocar ideias sobre os produtos comercializados. Essa ação deve ser realizada se você vir a oportunidade de estimular a compra de suas mercadorias como adequada ao seu negócio.

Se você vende produtos de artesanato, por exemplo, uma boa estratégia é criar um grupo para que os seus consumidores troquem ideias sobre a confecção das peças. E, ao mesmo tempo, você pode divulgar a venda do item necessário para aquele produto.

Realize promoções exclusivas

As pessoas podem até negar, mas, nos dias de hoje, todo mundo adora uma promoção exclusiva para a compra de itens. Que tal dar um bom desconto e enviar um código promocional pelo WhatsApp para compra do produto na sua loja virtual?

Desta forma, você não só aumenta as vendas de sua mercadoria, mas também estimula o cliente a ter atenção às ações de marketing realizadas via WhatsApp.

Você também pode criar ações específicas para sugerir a indicação do código promocional do WhatsApp aos amigos, por exemplo. Isto ajuda na divulgação de sua loja online e aumenta a chance de vendas para um público maior, já que a indicação de compra está partindo de alguém que já conhece e confia na sua loja. .

Saiba o que deve ser evitado

O WhatsApp permite que o usuário bloqueie as mensagens de um determinado número. Para não deixar que isso aconteça com a sua empresa — e o público deixe de receber conteúdos da marca —, algumas práticas devem ser evitadas.

A primeira coisa que deve ser eliminada é a prática do “spam”, ou seja, o envio de mensagens irrelevantes em alta quantidade ou por muitas vezes em um mesmo dia. Afinal, ninguém gosta de receber um volume exagerado de propagandas em seu número pessoal.

Evite, também, o excesso de conteúdo não relacionado ao negócio. Pode ser até interessante enviar um “Feliz Natal” para o seu consumidor, mas mensagens diárias e não relevantes podem contribuir para o temido bloqueio do seu contato.

Gostou do nosso artigo sobre o uso do WhatsApp no atendimento ao cliente e quer investir em um negócio online? Gostaria de receber novidades sobre e-commerce? Assine nossa newsletter e tenha acesso a dicas exclusivas sobre vendas na internet!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *