Você está pronto para o M-commerce e suas vantagens?

Tempo de leitura: 3 minutos

A 31ª edição do relatório WebShoppers, divulgada no início deste ano pela E-bit, mostra que os smartphones são o canal preferido dos consumidores para as transações móveis. Em dezembro de 2014, 65% das compras foram originadas por smartphones e 35% por tablets, o que mostra uma inversão em relação a janeiro de 2014, quando este último era responsável por 67% das vendas.

Este comportamento do consumidor vem ao encontro com os novos hábitos de acesso à internet. De acordo com a consultoria IDC, em 2014 os brasileiros compraram 104 smartphones por minuto – de janeiro a dezembro, foram 54.5 milhões de aparelhos inteligentes comercializados, crescimento de 55% na comparação com 2013! Também no ano passado, foram vendidos mais de 9,5 milhões de tablets no país. Em outras palavras: as pessoas estão adquirindo o hábito de entrar nas lojas online, visualizar produtos e fechar suas compras diretamente na tela pequena do smartphone.

Entenda o M-commerce

O Mobile-commerce (m-commerce), apontado pelos especialistas como a próxima geração do comércio virtual, representa uma excelente oportunidade para os empreendedores digitais. Ao menos para aqueles que estiverem preparados – com a plataforma da loja virtual otimizada para tablets e smartphones, layout responsivo e usabilidade que ofereça uma boa experiência ao consumidor.

Ter a marca em contato com os consumidores a todo o momento e a um clique de distância é, cada vez mais, necessário. Diante disso, a reflexão que o varejista online deve fazer é a seguinte: qual é a minha estratégia para o M-commerce? Minha loja virtual funciona bem nos dispositivos móveis? Eu trato tablets e smartphones como canais acessórios ou reconheço o protagonismo destes dispositivos no tráfego da minha loja?

Como tornar sua loja virtual otimizada para M-commerce

A seguir, veja duas dicas para otimizar seu comércio eletrônico e não perder vendas quando os clientes a acessarem via tablets e smartphones:

1 – Tenha um site reponsivo e otimizado

A forma de acesso à web nos diferentes dispositivos (PC, tablet, smartphone, notebok etc) é diferente. Isso acontece pelo tamanho da tela, mas também pelos momentos em que as pessoas estão navegando. Um internauta que senta em frente a um PC ou notebook tem uma disposição diferente de alguém que está deslizando o dedo num tablet ou smartphone em pé no metrô, por exemplo.

Por isso, é preciso que a sua loja virtual seja responsiva, ou seja, otimizada e que se adapte a todas as telas – assim, tenha uma versão para cada tipo de dispositivo. Esta otimização tem a ver com as funcionalidades, a navegabilidade, enfim, a interface do usuário, sempre oferecendo a melhor experiência.

2 – Diferencie o conteúdo

A experiência do usuário também está ligada ao conteúdo que a plataforma oferece. Se considerarmos as dificuldades com o 3G no Brasil, por exemplo, é importante pensar num conteúdo mais enxuto para a versão mobile da loja.

É preciso oferecer diferentes versões de conteúdo para as diferentes plataformas. No celular, o internauta tende a não perder muito tempo vendo longos vídeos ou lendo muitos textos. Trabalhe com um conteúdo mais direto, invista em ícones e infografias para substituir os textos longos.

Veja como é fácil criar sua loja virtual otimizada para M-commerce! Acesse agora a Boxloja.  



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *