Quer fidelizar os clientes da sua loja virtual? Descubra o poder do SAC 2.0

Tempo de leitura: 7 minutos

É fato que a popularização da internet alterou a forma como um produto é ofertado ao comprador, e mais que isso, aprimorou a maneira de se relacionar com ele. Afinal, hoje o poder de compra está em suas mãos – literalmente, devido aos smartphones –, mas é preciso entendê-lo para vender online.

Por isso, esqueça o antigo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), com a tradicional recepção apenas por telefone, pois agora você precisa descobrir onde o público está para alavancar seu negócio! Aprenda neste artigo a importância do bom atendimento ao cliente, uma estratégia imprescindível para vender online. Confira!

O que é e como funciona o SAC 2.0?

Esclarecer dúvidas, acolher pedidos, reclamações e sugestões sempre foi o objetivo do departamento de SAC.

A ineficiência ficava por conta da burocracia demandada pela maioria dos empreendimentos -– principalmente as grandes empresas – para que o cliente contatasse o atendente e recebesse a ajuda necessária dentro de um período de tempo, no mínimo, razoável.

Que atire a primeira pedra aquele que nunca ficou horas ao telefone tentando resolver questões de compra, problemas de entrega ou atualizando seus dados, não é mesmo?

Por isso, com o novo SAC, este tormento pode ser minimizado ao fornecer um atendimento mais humano, dinâmico e estratégico. Sim, felizmente isso é possível! Continue a leitura para descobrir por quê:

Dinamismo e funcionalidade

Imagine que seu cliente possui um megafone potente em mãos, e que ele não hesitará em utilizá-lo para espalhar suas críticas e experiências de compra, tanto para o lado positivo quanto o negativo.

De fato, a velocidade e a força de propagação das informações são características que se encaixam perfeitamente à atmosfera da internet e a este comprador imperativo que anseia receber a compra o mais rápido possível, apostando na interação com a empresa por meio dos canais que ela divulga.

Amplitude das redes sociais

Para evitar que ele pulverize uma imagem contrária ao objetivo de qualquer organização, a premissa do SAC 2.0 é considerar as redes sociais para ampliar a visibilidade do seu negócio e se aproximar do seu público.

Acontece que elas foram projetadas para facilitar a interação em todos os aspectos, desde o entretenimento, passando pelo contato mais informal via mensagem, até construir o tipo de atendimento veloz, propício ao solo digital.

Inclusive, muitos recursos têm sido adicionados ás redes pensando justamente na otimização deste ambiente para a influência comercial, graças à extensa concentração de pessoas dispostas a sanar suas questões por meio delas.

Outros canais virtuais

Não precisa ficar somente limitado às redes: vale também investir em canais digitais como uma página exclusiva voltada para o suporte, com dúvidas e soluções mais frequentes e padronizadas, por exemplo, ou o chat online, que é um atendimento imediato e ao vivo.

Empresa conectada

O importante é lembrar-se de que manter uma reação rápida é um objetivo absolutamente decisivo, seja através do Whatsapp ou até mesmo o Snapchat, boas opções de ferramenta de marketing e atendimento instantâneo são importantes para aumentar suas vendas.

Focando nisso, a empresa pode contornar quaisquer impressões negativas e aumentar a credibilidade e autoridade da marca na web, além de aumentar a segurança do cliente através de uma firma disponível para facilitar sua experiência.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Como utilizá-lo para vender online?

Para obter um sucesso proporcional às diversas possibilidades que o meio virtual disponibiliza, é preciso estar atento a alguns detalhes na implantação do atendimento 2.0.

Conforme mencionado antes, o poder de compra está nas mãos do cliente por dois motivos principais: primeiro porque uma loja física que não possui site ou perfil nas redes sociais perde a chance de apresentar informações cruciais para aqueles usuários que pesquisam antes de ir até a loja, e segundo porque uma loja online que não estreita seu relacionamento perde para um comércio que disponibiliza um atendimento impecável e atualizado conforme a demanda de seu público.

E como todas as lojas querem estar incluídas na web e conquistar sua fatia deste mercado promissor, preste atenção nas dicas abaixo:

1. Transforme a descrição dos produtos

De nada adianta um site funcional com layout formidável que peca na descrição de produtos. Isso implica em atender e resolver inúmeras questões que podem ser evitadas com uma descrição completa e criativa de suas mercadorias.

Neste ponto, vale considerar o comportamento do usuário. Se a maioria das dúvidas está relacionada a um detalhe, por menor que seja, isso significa que você precisa acrescentá-lo urgentemente à descrição para completar as orientações acerca do item.

Saiba que uma boa descrição irá facilitar bastante o trabalho de quem estiver responsável por proporcionar a satisfação do seu cliente, além de aumentar seu faturamento através de uma disposição assertiva dos produtos e suas particularidades.

2. Mantenha os canais de contato visíveis

Da mesma maneira, de nada adianta ter vários canais de atendimento caso os mesmos não estiverem visíveis.

Destacá-los em sua página demonstra que sua empresa está para receber comentários e reclamações; denota maior comodidade para o usuário contatá-lo e ainda exime qualquer desconfiança ou insegurança em relação à sua loja.

Já imaginou que muitos podem ter desistido de comprar porque não conseguiram encontrar um e-mail de contato para esclarecer dúvidas? Considere esta estratégia!

3. Agilize o retorno

Você já está ciente que o prazo de atendimento é proporcional à satisfação do comprador. Portanto, nada de chats que demoram em conceder a resposta.

Tente surpreender o usuário que já está propenso a muitas distrações e outros anúncios de páginas atrativas convidando-o a clicar. Foque na taxa de conversão e aproveite que ele está navegando em seu site, garantindo que ele permaneça acessando.

Se for o caso, elabore janelas do tipo “Oi, você possui alguma dúvida?”. Elas são válidas não só para o cadastro, onde o usuário preenche seu e-mail, mas também para despertar a necessidade de eliminar questionamentos rapidamente.

4. Estenda seu horário de atendimento

Outro ponto chave no SAC 2.0 é aprimorar o período de atendimento. Isso porque muitas dúvidas podem ocorrer fora do horário comercial, e muitas pessoas ficam conectadas além do seu período de trabalho, aproveitando o tempo livre para pesquisar e comprar.

Se ter uma loja virtual se diferencia da loja física porque ela fica aberta 24 horas por dia, onde a lucratividade pode ocorrer a qualquer momento, considere que tempo é dinheiro e amplie seu horário de atendimento, sobretudo no período de férias.

Aqui, vale treinar sua equipe para priorizar as mensagens enviadas na madrugada anterior. Caso a responsabilidade de se comunicar com a clientela seja sua, pondere esta dica e aproveite para estar online até um pouco mais tarde.

Assim você resolve quaisquer inconvenientes, surpreende o usuário e assegura o bom atendimento como deve ser.

Agora que você está ciente de que uma empresa conectada não é o suficiente para vender online, você deve se adequar o quanto antes às funcionalidades que o SAC 2.0 oferece para ajudar o seu negócio a alavancar suas negociações, manter um serviço impecável e colher o lucro que você merece!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *