Entenda a importância das vendas pelo celular para sua loja virtual

Tempo de leitura: 6 minutos

Graças à popularização dos smartphones, a internet é acessada por mais pessoas a cada dia. Basta olhar ao seu redor e perceber que sempre tem alguém com um smartphone na mão. Isso indica que fazer vendas pelo celular tem grande importância para uma loja virtual.

Ficou interessado em saber mais detalhes? Então, a leitura deste artigo é indispensável para você. Acompanhe!

Conheça o conceito de m-commerce

De acordo com a FGV – Fundação Getúlio Vargas, são 168 milhões de smartphones em uso no Brasil. A tendência é que ainda mais pessoas adquiram o seu aparelho. A estimativa é de 236 milhões de smartphones funcionando em 2018.

Sabe o que significa tantas pessoas com a internet na palma da mão? Um imenso mercado consumidor a ser explorado. Mesmo quem já está consolidado no e-commerce deverá investir no m-commerce para não ficar para trás.

M-commerce vem do termo em inglês mobile commerce, que indica que as transações comerciais são efetuadas por meio de aparelhos móveis, como smartphones e tablets. É considerado, portanto, uma modalidade de comércio eletrônico.

Uma das principais características do m-commerce é a integração com as redes sociais, que deve ser utilizada para potencializar as vendas. É possível, por exemplo, estimular o compartilhamento de experiências, aumentando a influência da marca sobre os usuários.

Entenda o potencial das vendas pelo celular

De acordo com outra pesquisa, desta vez realizada pela Paypal e pela Ipsos, o comércio eletrônico em aparelhos móveis representou 15% do e-commerce mundial. Em relação ao Brasil, o número corresponde a 12%, conforme relatório WebShoppers.

Cruzando as duas pesquisas, conclui-se que tem muita gente navegando pelo celular, mas ainda são poucas comprando. Resumindo: um grande mercado para ser explorado.

Depois de ler estas informações, não dá para ignorar as vendas pelo celular em seu e-commerce, ser encontrado pelo seu consumidor e tirar proveito de um mercado que só faz crescer. Caso estes sejam seus objetivos, o próximo passo é preparar o seu m-commerce.

Confira dicas valiosas para quem quer vender por dispositivos móveis

Escolha a melhor opção de m-commerce pra você

Para disponibilizar aos seus clientes o acesso à sua loja virtual por meio de dispositivos móveis, você tem três opções:

Desenvolver um aplicativo

Também conhecido como app, o aplicativo é baixado e instalado pelo usuário em seu smartphone ou tablet. É recomendado criar um aplicativo da loja quando os seus consumidores efetuarem compras com mais frequência. Um exemplo são os aplicativos para pedir fast-food.

Site móvel

É como uma segunda versão do seu site disponibilizado para ser acessado por computadores. O sistema identifica no início do acesso que se trata de um dispositivo móvel e libera a versão para o usuário, automaticamente.

Site responsivo

Apenas um site é desenvolvido, mas de maneira que seja capaz de se adaptar corretamente à tela do usuário. É mais viável do que o site móvel, devido à facilidade de se moldar à grande variedade de modelos e tamanhos de tela de smartphones.

Além disso, o site responsivo já está preparado para ser acessado por outros dispositivos, como SmartTVs e centrais multimídia de automóveis.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Aposte em técnicas de SEO

SEO é abreviação do termo em inglês “Search Engine Optimization” e significa “otimização para mecanismos de busca”. As técnicas SEO correspondem a um conjunto de estratégias que tem por objetivo melhorar o posicionamento de um site nos resultados de sistemas de busca, como o Google.

Adotar essas técnicas é importante se o propósito é ter muitas vendas pelo celular, pois mais de 80% das buscas são feitas por aparelhos móveis, sendo a maioria no Google.

Mas como utilizar técnicas SEO?

O ideal é contar com ajuda especializada, por meio de ferramentas disponibilizadas pela plataforma escolhida ou por meio de profissionais contratados especificamente para este fim.

Porém, para começar, é muito importante saber quais as palavras e termos que o seu público-alvo mais busca na internet. Com essas informações, descreva os seus produtos usando tais expressões. Essa atitude é de suma importância para sua loja ser encontrada.

Reduza as opções do seu e-commerce

Quem utiliza internet do celular, normalmente busca informações curtas e diretas. Existem quatro motivos para isso:

  • muitos usuários têm pacote de dados limitado;
  • as telas são bem menores do que as de um computador;
  • o usuário está recebendo uma enxurrada de informações ao mesmo tempo, de outras fontes, como Facebook e WhatsApp;
  • algumas pessoas aproveitam curtos espaços de tempo para checar novidades no celular.

Portanto, o ideal é resumir as opções, agrupando em menos categorias e variedades, facilitando a busca pelo produto desejado. Quanto mais rápido o cliente encontrar o que deseja, melhor.

Busque parcerias

Uma maneira que demanda pouco investimento para conseguir tráfego para o seu negócio e ter vendas pelo celular e pelo computador é fechar parcerias com outros negócios que complementam o seu. Um exemplo: caso o seu futuro negócio seja do ramo de vestuário feminino, pode ser interessante fechar uma parceria promocional com um site de cosméticos.

Veja algumas dicas rápidas que vão ajudar a vender pelo celular

  1. Ofereça um visual profissional e confortável para o usuário. Nada de ícones pequenos, textos coloridos e imagens amadoras, por exemplo. Evite também o uso de barras de rolagem.
  2. Tenha um sistema prático e rápido. O seu cliente precisa bater o olho e entender a mensagem. Quanto menos cliques para efetuar a compra, melhor.
  3. Dê ao cliente sempre a opção de alternar entre o site tradicional e o móvel, caso não utilize uma solução responsiva.
  4. Não erre na finalização da compra. O seu sistema de pagamento deve estar funcionando perfeitamente, para não gerar insegurança no cliente.
  5. Pesquise bem e escolha uma ótima plataforma desde o começo. Migrar para outra no futuro pode ser complicado e caro.

Neste momento, você já deve ter percebido como as vendas pelo celular estão ganhando cada vez mais importância para quem deseja obter sucesso na internet.

Para aproveitar ao máximo o potencial da sua ideia de negócio, conte com a ajuda de uma plataforma de e-commerce extremamente descomplicada. Entre em contato com a Boxloja e crie sua loja virtual em poucos minutos!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *