Saiba como usar o Facebook para vender mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Poucos fenômenos digitais são tão impactantes quanto o Facebook. A plataforma, que já conta com quase 1,5 bilhão de usuários, tem se tornado uma mídia essencial para as empresas de todos os setores e tamanhos. Com a possibilidade de falar diretamente com seu consumidor, reforçar os valores e princípios da marca e a fidelização dos clientes, as companhias estão investindo cada dia mais em estratégias para ampliar sua atuação na rede de Mark Zuckerberg e vender no Facebook.

Porém, migrar das mídias tradicionais para as plataformas sociais pode não ser tão simples como parece. Não basta republicar as mesmas campanhas destinadas a TV, rádio e veículos impressos e esperar que os resultados saltem aos olhos. Para usar o Facebook para vender é preciso falar a língua dos usuários e entender como funciona o marketing digital.

Para te ajudar nesse desafio, listamos algumas dicas matadoras:

1 – Conheça seu público

Antes de mais nada, é preciso saber muito bem com quem você estará falando. Para isso, trace um perfil detalhado do seu público: quem são as pessoas, qual sua idade, gênero, localização, escolaridade, gostos, preferências, interesses etc. Você pode até mesmo usar as próprias ferramentas do Facebook para identificar algumas dessas informações.

2 – Seja verdadeiro

Não tente passar uma impressão nas redes sociais de algo que a empresa não é. Para construir um relacionamento com seus clientes e, consequentemente, aumentar as vendas, é preciso reforçar os valores e compromissos da empresa — e não dizer uma coisa no Facebook e fazer outra na “vida real”. Não se engane, seu público irá perceber qualquer erro, afinal, o Facebook é vida real!

3 – Construa uma relação

O Facebook, assim como as demais redes sociais, tem o poder de deixar marcas e clientes em contato direto. Essa possibilidade amplia as chances de você deixar de ser apenas uma empresa para ser uma marca que representa algo a mais para seus clientes. E a chave para isso é o relacionamento. Portanto, saiba como usar o Facebook para interagir diariamente com seu público, responder às suas dúvidas, esclarecer qualquer informação, agradecer a elogios e sugestões etc. Com o tempo (e muita dedicação), esse trabalho será refletido em um imagem sólida e de credibilidade, que aumentará e muito suas vendas.

4 – Anuncie…

Se há um tempo era possível chegar à timeline dos seus clientes somente com conteúdos de qualidade, hoje em dia isso ficou para trás. Cada dia mais o Facebook reforça sua proposta de se transformar em uma mídia para as empresa. Isso que significa que, para aparecer na página dos seus seguidores, será preciso pagar — mesmo que pouco. Por isso, acostume-se desde já a separar uma verba para investir em anúncios e ver as suas campanhas terem os resultados esperados.

5 – …mas não esqueça o conteúdo

Investir em mídia não significa que você deixará de dar a devida atenção aos conteúdos que publica. Além de importantes para afirmar os valores e a cara da marca, eles são essenciais para gerar engajamento e conversões. Portanto, todo cuidado na hora de publicar um post!

Com essas dicas você já pode começar a usar a plataforma para aumentar o alcance da sua marca e engajamento dos seus clientes. Agora é só colocar a mão na massa e boa sorte! Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *