Como tirar boas fotos de produtos para divulgar na sua loja virtual?

Tempo de leitura: 9 minutos

Uma das principais mudanças que o e-commerce trouxe para o consumo é a relação que temos com os produtos — e essa essência pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem competitiva. Isso porque estar em um ambiente online permite ao cliente investigar detalhes sobre o produto que não conseguiria em uma loja física.

Por outro lado, não poder provar ou ter o produto em mãos deixa a experiência menos completa. Por isso, um dos centros de sua estratégia de vendas é fazer com que a sensação do cliente seja mais parecida com o primeiro dos lados, de que pelo e-commerce é possível conhecer profundamente o objeto que se quer comprar.

Boa parte desse objetivo é cumprido graças às imagens que você disponibiliza em seu site. Será que elas são as melhores possíveis? No post de hoje, damos algumas dicas de como tirar boas fotos de produtos. Confira!

A importância de fotos de qualidade

As fotos são incríveis elementos de comunicação. E, quando se trata de um e-commerce, elas são essenciais. Você pode inserir descrições completas dos produtos, marcas de referência, comentários de quem já adquiriu o produto anteriormente. Mas nada disso conseguirá atrair a atenção do consumidor com mais eficácia do que uma imagem.

Isso porque o usuário tende a ler as informações somente se for primeiramente atraído por uma boa representação visual. Uma foto de qualidade mexe com os sentimentos do usuário, podendo provocar até mesmo a compra por impulso. E essa ação não é difícil de acontecer no e-commerce.

Boas fotos influenciam nos resultados das vendas

As fotos de qualidade baixa e sem definição não conversam com o consumidor. Em vez de potencializarem o produto e a confiança na loja que os oferta, provocam o efeito contrário. Se a loja tem apenas fotos medíocres, é provável que o consumidor duvide dos produtos que são apresentados e também da reputação da empresa.

Especialmente pode desistir da aquisição nas etapas de pagamento. Se a loja não se preocupa em divulgar qualidade por meio das fotos dos produtos à venda, como garantir a segurança no pagamento e a entrega?

A 1ª venda do e-commerce é a imagem que está atrelada aos produtos. Não adianta ter uma ótima plataforma, com um layout de apresentação impecável, navegação intuitiva, mas com as imagens dos produtos de forma a desagradarem os clientes em potencial. O conjunto é importante.

As imagens funcionam como diferencial competitivo

O ambiente virtual é bastante competitivo, e algumas lojas trabalham com fotos genéricas e aleatórias — o que prejudica o valor da empresa. Isso porque quem navega na internet não se limita a visitar apenas uma loja de produtos; ao contrário: explora várias, comparando preços e fazendo outras análises.

Por isso, é válido pensar nas fotos como um diferencial competitivo, a fim de que o cliente não escolha a compra somente pensando no menor preço que encontrará. Ele pode escolher a sua loja devido ao cuidado e à qualidade oferecida no ambiente virtual. E, se tiver que pagar mais por isso, estará comprando um produto envolvido pela credibilidade.

É importante decidir sobre a produção das fotos

Todo planejamento é importante, e as fotos da sua loja virtual também devem estar nesse pacote. O quanto é viável para você gastar com a produção das fotos do seu e-commerce? Se no seu orçamento couber a contratação de profissionais, é certeza de que as fotos terão alta qualidade. Porém, o projeto final da loja sairá um pouco mais caro.

É importante pensar que o auxílio do fotógrafo agrega valor aos produtos e à sua empresa, mas não é a única forma de conseguir bons resultados nas suas fotos. Caso o orçamento esteja enxuto, é possível você mesmo produzir boas imagens. Avalie o custo-benefício e esteja ciente da influência da qualidade na taxa de conversão da loja.

O tratamento adequado das fotos também influencia na sua qualidade

Não basta ter fotos de qualidade, é preciso que elas passem por um tratamento final antes de serem expostas no seu e-commerce. O ambiente virtual exige otimização de imagens para que não demorem a carregar nos computadores. Mas também requer alguns cuidados, de maneira que não haja perda de qualidade dos arquivos.

Normalmente, as fotos de alta qualidade têm tamanhos grandes, o que deixa a navegação on-line mais lenta. Um bom software de tratamento visual (como o Photoshop ou o Fireworks) pode reduzir o tamanho, sem que você distorça a imagem ou exista perda substancial de cores e de contraste.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

A edição final pode ainda realçar as cores e a iluminação, atributos importantes na apresentação de boas fotos. É fundamental ter cautela nas edições. Os softwares podem apresentar diversos recursos (como brilho, pincéis, gradientes de cor e formas) que acabam desviando a atenção natural da foto em questão.

10 dicas para tirar boas fotos dos produtos para sua loja virtual

Você não precisa ter estudado fotografia para conseguir bons resultados nas suas fotos. Se decidiu produzir você mesmo as suas imagens, mas não sabe por onde começar, há boas dicas que ajudarão a tirar fotos melhores e potencializar as vendas da loja virtual.

Acompanhe:

1. Desative o flash

A tentação de usar o flash é grande, pois ele facilita a captação das imagens. Mas saiba que sua aplicação pode mudar muito a cor do produto, além de evidenciar sombras que podem prejudicar a foto. O ideal é ter uma luz natural no lugar onde vai fotografar e nenhuma interferência de objetos próximos. Para evitar que a foto fique tremida, em vez de usar o flash, deixe a câmera num tripé e aproveite a função do timer.

2. Use fundo branco

Ter contraste é essencial para melhorar a visualização das fotos, por isso, opte sempre por um fundo branco, sem texturas. Você pode aproveitar uma parede ou adaptar um espaço ao cobri-lo com um tecido dessa cor.

Se possível, crie um miniestúdio de fotos — como uma caixa de luz. Esse artifício tem facilitado a vida de quem tem orçamento curto e precisa produzir bem as fotos. Uma caixa de luz faz com que até mesmo aquelas fotos tiradas com celulares tenham ar profissional.

Tudo o que você vai precisar para criá-la é de uma caixa de supermercado, cartolina branca, papel vegetal e uma boa iluminação.

3. Forneça uma visão 360º

Tirar boas fotos de um produto passa por mostrá-lo em todos os seus ângulos, deixando a visualização o mais próxima possível de um objeto real. Não tenha receio de ter fotos muito parecidas — quanto mais possibilidades, melhor para o consumidor.

Trabalhar com ângulos variados acrescenta o entendimento do produto que é oferecido. Além disso, fotografar em ângulos diferentes e específicos pode destacar os pontos que valorizam os produtos e deixar as fotos ainda mais atraentes.

4. Dê volume

Muitas peças precisam ser exibidas com volume, como roupas, por exemplo. Para esses casos, você pode tirar boas fotos com o traje vestido em alguém e depois excluir a pessoa da foto, mantendo o fundo branco e seu caráter técnico.

5. Não se esqueça dos detalhes

Além da visão geral do objeto, você pode tirar fotos de um detalhe que o destaca: a estampa de uma roupa, um item removível de um eletrodoméstico ou o selo na capa de um DVD, por exemplo.

Para isso, trabalhe o zoom nas fotos dos detalhes. Porém, se a sua câmera for profissional, dê preferência ao zoom óptico. O zoom digital pode distorcer a qualidade da imagem.

Se possível, além das fotos de qualidade, é importante prestar recursos de zoom na página do produto para que o usuário observe os seus detalhes.

6. Aproxime o produto do consumidor

Ter as fotos técnicas é fundamental para que o produto seja apresentado imparcialmente, mas você pode incluir uma opção com mais personalidade, em que o objeto seja exibido em uso. Essa é a imagem que pode conquistar o consumidor. Por isso, vale também caprichar no cenário para criar uma ambientação que tenha sinergia com a sua linha de produtos.

Mas lembre-se: a foto artística deve apenas complementar as demais, não excluí-las.

7. Promova a interatividade

Outra opção complementar é pedir que os consumidores tirem fotos de produtos utilizados e enviem para a sua seleção. Assim, você aproxima a comunicação com quem compra com você e ainda ganha mais opções de divulgação.

8. Utilize o tripé para fotos mais estáveis

O uso do tripé facilita a estabilidade das fotos, evitado os resultados tremidos ou com pouca definição devido a falta de foco. Um tripé auxilia na duplicação de disparos para fotografar um mesmo item.

Caso você não possua um tripé fotográfico, dê preferência às superfícies planas para apoiar a câmera.

9. Utilize câmeras de qualidade

Por último, mas não menos importante: a escolha da câmera é crucial para o resultado que vai obter. O seu celular pode até gerar imagens de qualidade, mas nada se compara a uma câmera profissional ou, pelo menos, semiprofissional.

Se for você mesmo quem vai fotografar os produtos, pense em uma câmera de alta qualidade como um investimento para o futuro. Sobretudo, caso precise fotografar de modo constante.

Se isso não cabe de jeito nenhum no seu bolso, busque orçamentos com fotógrafos e compare o que sai mais em conta. Se ainda estiver apertado, o mais indicado será investir em uma boa câmera digital ou, pelo menos, em um iPhone.

Tirar fotos para loja virtual de qualidade é fundamental, mas lembre-se de que tudo no seu e-commerce conta, já que os consumidores não terão acesso aos produtos até que cheguem à residência. Além da dedicação nas fotos, um layout bem estruturado e bons preços, é importante trabalhar no marketing digital para uma boa divulgação do seu e-commerce.

 

Tem outras sugestões para fazer as melhores fotos para um e-commerce? Deixe a sua opinião nos comentários! Aproveite e visite o nosso site!

 



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *