Como tirar boas fotos de produtos para divulgar na sua loja virtual?

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das principais mudanças que o e-commerce trouxe para o consumo é a relação que temos com os produtos — e essa essência pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem competitiva. Isso porque estar em um ambiente online permite ao cliente investigar detalhes sobre o produto que não conseguiria em uma loja física. Por outro lado, não poder provar ou ter o produto em mãos deixa a experiência menos completa. Por isso, um dos centros de sua estratégia de vendas é fazer com que a sensação do cliente seja mais parecida com o primeiro dos lados, de que pelo e-commerce é possível conhecer profundamente o objeto que se quer comprar.

Boa parte desse objetivo é cumprido graças às imagens que você disponibiliza em seu site. Será que elas são as melhores possíveis? No post de hoje, damos algumas dicas de como tirar boas fotos de produtos! Confira!

1. Desative o flash

A tentação de usar o flash é grande, pois ele facilita a captação das imagens. Mas saiba que sua aplicação pode mudar muito a cor do produto, além de evidenciar sombras que podem prejudicar a foto. O ideal é ter uma luz natural no lugar onde irá fotografar e nenhuma interferência de objetos próximos. Para evitar que a foto fique tremida, ao invés de usar o flash, deixe a câmera num tripé e aproveite a função do timer.

2. Use fundo branco

Ter contraste é essencial para melhorar a visualização das fotos, por isso, opte sempre por um fundo branco, sem texturas. Você pode aproveitar uma parede ou adaptar um espaço que tenha cobrindo-o com um tecido dessa cor.

3. Forneça uma visão 360º

Tirar boas fotos de um produto passa por mostrá-lo em todos os seus ângulos, deixando a visualização o mais próxima possível de um objeto real. Não tenha receio de ter fotos muito parecidas — quanto mais possibilidades, melhor para o consumidor.

4. Dê volume

Muitas peças precisam ser exibidas com volume, como roupas, por exemplo. Para esses casos, você pode tirar boas fotos com o traje vestido em alguém e depois excluir a pessoa da foto, mantendo o fundo branco e seu caráter técnico.

5. Não se esqueça dos detalhes

Além da visão geral do objeto, você pode tirar fotos de um detalhe que o destaca: a estampa de uma roupa, um item removível de um eletrodoméstico ou o selo na capa de um DVD, por exemplo.

6. Aproxime o produto do consumidor

Ter as fotos técnicas é fundamental para que o produto seja apresentado imparcialmente, mas você pode incluir uma opção com mais personalidade, em que o objeto seja exibido em uso. Essa é a imagem que pode conquistar o consumidor, por isso, vale também caprichar no cenário, para criar uma ambientação que tenha sinergia com a sua linha de produtos. Mas lembre-se: a foto artística deve apenas complementar as demais, não excluí-las.

7. Promova a interatividade

Outra opção complementar é pedir que os consumidores tirem fotos de produtos utilizados e enviem para a sua seleção. Assim você aproxima sua comunicação do leitor e ainda ganha mais opções de divulgação.

Tem outras sugestões para fazer as melhores fotos para um e-commerce? Deixe a sua opinião nos comentários! Visite o nosso site!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *