8 formas eficientes para reduzir os custos da loja virtual

Tempo de leitura: 6 minutos

Buscar formas de reduzir os custos da loja virtual é necessário, principalmente com a atual crise pela qual passa nosso país. Este também é um fator que pode determinar a sobrevivência da loja e ainda há a grande vantagem de poder mensurar praticamente tudo. Por isso, as estratégias de redução de custos podem ser facilmente implementadas e monitoradas para saber se estão trazendo os resultados esperados.

Confira a seguir 8 formas de reduzir os custos da sua loja virtual!

1. Relação com fornecedores

O orçamento é muito importante e vários lojistas escolhem o fornecedor pelo preço. Mas fique atento e leve em consideração outros fatores, como a logística do fornecedor. É importante prestar atenção nas condições de entrega, como prazos e prever possíveis atrasos. Também é fundamental prestar atenção nas condições de armazenamento e embalagem dos produtos.

Dica: crie uma planilha e adicione informações como nome, contato de cada um e produtos que os mesmos oferecem. Conforme for fechando parcerias, vá registrando isso na planilha. Não esqueça de fazer anotações que considerar importantes (levando nossas dicas em consideração) e com o tempo você saberá avaliar quais são seus melhores fornecedores.

2. Controle de estoque

A loja é virtual, porém a única diferença em relação a uma loja física é a forma como acontecem as vendas (e a entrega). O resto, principalmente a logística, não muda! Portanto ter o controle do estoque é fundamental para reduzir os custos. Isso também deve ser levado em consideração na hora de fechar com o fornecedor.

Você não deve comprar produtos demais, para que não fiquem encalhados no estoque; nem comprar de menos, para que acabem rapidamente e você precise fazer uma nova cotação. Levando em consideração que o desconto com o fornecedor é dado de acordo com o número dos produtos adquiridos, se você tiver que fazer um novo orçamento logo em seguida, acabará prejudicado, pois pagará mais por dois lotes de produto quando poderia ter pago menos se a quantidade do primeiro lote estivesse de acordo com a realidade das suas vendas.

Claro que imprevistos acontecem, mas é essencial ter uma base de quanto vende por mês e por ano de determinado produto, pois as chances de comprar não somente a quantidade certa, mas num preço que seja considerado o ideal aumentam.

Dica: ainda sobre o estoque, faça a integração do mesmo com o e-commerce para ter controle de entrada e saída dos produtos, além de saber as quantidades disponíveis em estoque e quais aqueles que estão perto de acabar.

3. Parceria com os Correios

Os Correios tem um nome de grande peso no mercado e, dependendo da quantidade de vendas da sua loja, assinar um contrato com eles pode ser interessante. Você economizará dinheiro e ainda terá acesso a muitas vantagens que farão a diferença no seu negócio, como ter os produtos coletados na base da empresa mediante agendamento e com valores negociados, o que será excelente para redução de custos com transporte.

4. Ter outras opções de entrega

Não se limite aos Correios e procure outras opções que podem sair baratas. Buscar constantemente reduzir os custos de entrega é importante para o sucesso de um e-commerce, já que a principal desvantagem de uma loja virtual é que o seu cliente vai ter que esperar para receber o produto.

A função do lojista é, além de garantir que esse tempo de espera seja o menor possível, fazer com que a entrega saia por um valor mais baixo. Então pesquise sempre, busque novas formas de fazer a entrega dos produtos e procure negociar contratos com mais de uma transportadora, para que sempre tenha opções de prazo e preço.

5. Planejamento de custos da loja virtual

Estar de olho nos custos da loja virtual é o melhor caminho para reduzir as despesas, pois assim você terá uma visão geral dos gastos necessários e de quais deles podem ser cortados ou reduzidos.

No planejamento, é importante colocar gastos fixos e variáveis. Gastos fixos são recorrentes, como mensalidade da plataforma e publicidade. Gastos variáveis são aqueles que não acontecem com frequência, alguns deles são previstos e outros não. Procure identificar cada um deles. Isso será uma tarefa fácil e que fará você economizar muito tempo.

6. Estratégias de vendas

A estratégia de vendas deve estar bem alinhada ao planejamento de custos da sua loja virtual. Para garantir esse alinhamento você deve começar por escolher uma plataforma que atenderá as necessidades do seu negócio, inclusive permitindo uma boa integração da mesma com outras ferramentas que são fundamentais para garantir seu bom funcionamento. Isso permite que as estratégias a serem implementadas sejam facilmente analisadas posteriormente.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

7. Integração da loja virtual com ferramentas de gestão

Integrar a sua loja virtual com ferramentas de gestão é uma ação inteligente para reduzir os custos, pois isso permitirá a otimização de vários processos, além da economia de tempo e (principalmente) dinheiro.

O Google Analytics é a ferramenta mais popular de controle de métricas. Com ela, é possível medir os resultados da loja virtual, como números de visitas, conversões, links clicados e muito mais. É claro que essa é apenas uma das muitas ferramentas de gestão que podem te ajudar.

8. Atendimento bom e barato

O atendimento de uma loja virtual é um fator que muitas vezes determina se o cliente vai fechar a compra ou não, além de ter a sua importância no pós venda e na fidelização de clientes. Também é possível reduzir custos aqui! Além de oferecer um atendimento via e-mail, chat e página de contato dentro da loja, você também poderá implementar uma ferramenta gratuita para ajudá-lo na melhoria do atendimento. Muitas vezes o software é caro demais, o que inviabiliza a contratação, então faça bom uso de ferramentas online sem custos que estão disponíveis.

Esperamos que também tenha ficado claro que reduzir os custos não é sinônimo de baixar a qualidade dos serviços prestados, muito pelo contrário! Sabemos que é um desafio, mas a realização dessa economia mantendo a qualidade é um objetivo completamente possível de ser alcançado.

Gostou do texto? Deixe um comentário dizendo o que você faz para reduzir os custos da sua loja virtual!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *