Saiba como utilizar as redes sociais a favor da sua empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

Já reparou que, atualmente, as pessoas recorrem constantemente à internet para pesquisar sobre produtos e serviços? As marcas que não possuem presença digital, portanto, acabam ficando atrás da concorrência. Nesse processo, as redes sociais para empresas são fundamentais para uma estratégia online de sucesso.

Isso porque se trata de plataformas usadas por pessoas de todas as idades e classes sociais, o que garante abrangência para as campanhas de divulgação e o relacionamento com clientes. E todos esses benefícios saem a um custo considerado relativamente baixo se comparado aos meios tradicionais de comunicação corporativa.

Além de possibilitarem um excelente alcance de público, as mídias sociais oferecem diversas ferramentas para trabalhar a sua marca e seus produtos (ou serviços) de maneira eficiente e criativa. Elas também ajudam a criar estratégias específicas para se conectar com as pessoas e oferecer um atendimento personalizado. Continue a leitura para saber mais!

Por que apostar nas mídias sociais?

De acordo com a pesquisa Digital in 2016, realizada pela We Are Social, o Brasil conta com 45% da população ativa em redes sociais dos mais variados tipos. Esse número tende a crescer devido à popularização do acesso à internet e ao surgimento de smartphones e tablets com preços mais em conta.

Já a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, promovida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, aponta que 65% dos jovens brasileiros com até 25 anos acessam diariamente a web. Ainda não está convencido da importância das redes sociais para as empresas? Então, veja esses dados:

  • o LinkedIn, rede social do mundo corporativo, tem 25 milhões de usuários ativos no país;
  • no mundo, o Twitter conta com 310 milhões de usuários únicos;
  • já o Instagram possui mais de 300 milhões de contas, sendo que 6,55% delas estão no Brasil;
  • o Facebook tem, somente no país, 103 milhões de contas — no mundo, chega a 2 bilhões de usuários;
  • o WhatsApp, um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros, conta com 120 milhões de pessoas cadastradas em terras tupiniquins.

Esses números apresentam crescimento ano após ano, o que ressalta a importância de tais meios de comunicação e a necessidade de saber utilizá-los para fortalecer as suas estratégias de negócio.

Como desenvolver uma marca?

Não basta criar contas ou perfis nessas plataformas para construir uma presença online relevante. É necessário fazer todo um trabalho para desenvolver a marca, conquistar seguidores, cativar clientes e se destacar em meio a toda a concorrência que existe nesses canais de comunicação.

Para isso, é necessário ficar atento a uma série de itens que garantem não só a boa prática corporativa nas mídias sociais, mas também uma estratégia criativa e de sucesso. Se, por um lado, essas plataformas podem alavancar o seu negócio, por outro, uma conduta ruim acaba por manchar a sua reputação.

Nos próximos parágrafos, vamos explicar como usar as redes sociais para empresas. Quer saber o que fazer para contar com perfis campeões? Vejas as nossas dicas e monte uma estratégia de resultados para o seu empreendimento!

Planejamento

Como em qualquer ação de sua empresa, o planejamento é essencial para quem pretende se destacar na internet. As mídias sociais possuem diversas particularidades, permitem diferentes formas de trabalhar, atendem a públicos variados e oferecem muitas ferramentas para dar suporte às suas ações.

Por isso, é importante determinar o seu objetivo com essas plataformas e, a partir daí, estabelecer os caminhos que serão tomados para alcançar as suas metas, fortalecer a sua marca e chamar a atenção das pessoas.

Público-alvo

É preciso ter em mente que cada rede social possui suas próprias características e conta com públicos específicos. Por isso, não se deve usar a mesma estratégia para todas as suas contas, assim como não é interessante sair formatando novos perfis em cada nova plataforma que aparece.

Nesse processo, é de grande importância conhecer e entender quem é o público da sua empresa. Com isso, é possível determinar quais mídias sociais essas pessoas usam, o que orientará sua estratégia online.

Quer um exemplo? O Snapchat é conhecido por reunir o público jovem, enquanto o Twitter tem conquistado adeptos com mais de 30 anos.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Conteúdo de qualidade

Produzir conteúdo e alimentar as suas contas nas redes sociais com regularidade é bastante importante, porém a prioridade deve ser a qualidade do material disponibilizado para seus seguidores. Afinal, de que adianta publicar muito se as pessoas não gostam e, assim, não se engajam com relação à sua empresa?

Um vídeo bem produzido, uma foto que transmita uma boa mensagem ou um post que solucione alguma demanda do seu público tem o poder gerar muitos likes, comentários, compartilhamentos e visualizações. E mais: pode direcionar mais usuários para os seus canais de venda, como o site, por exemplo.

Monitoramento

Cada um dos tópicos acima tem sua importância para o desenvolvimento de uma estratégia online. Porém, o monitoramento é fundamental para que você consiga entender o que funciona, o que não funciona e o que pode ser feito para melhorar o seu trabalho na rede. É a partir da mensuração que será possível melhorar sempre o seu planejamento.

Defina quais métricas serão usadas para medir o sucesso (ou não) de suas campanhas — lembrando que cada rede social possui informações de avaliação próprias — e faça o monitoramento constantemente para ir evoluindo a qualidade do material e o nível de relacionamento com seus clientes.

Além disso, não se esqueça de acompanhar as menções à marca nessas plataformas. As redes sociais foram pensadas para criar relacionamentos e as pessoas querem se expressar, seja para fazer observações positivas ou para expor críticas. Sempre que ocorrer alguma delas, dê o posicionamento de sua marca.

Mas saiba fazer isso. Sabemos que a tendência é ter um comportamento exemplar diante dos elogios, mas é preciso ter jogo de cintura também para lidar com a exposição negativa. Seja sempre educado e dê retornos aos seus seguidores. Uma empresa que sabe se portar na internet ganha pontos até mesmo em momentos ruins.

Gostou de saber mais sobre a importância das redes sociais para empresas? Que tal conferir como o Instagram pode ser uma vitrine para o seu negócio? Boa leitura e até a próxima!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *