O plano de negócios para loja virtual é necessário?

Tempo de leitura: 6 minutos

O mercado do e-commerce é muito tentador para quem deseja ver seu dinheiro se multiplicando. Só que muitos empreendedores digitais esquecem que o caminho para conquistar a tão sonhada independência financeira é lapidado com muito controle. E esse processo tem início na elaboração de um plano de negócios para loja virtual.

O comércio eletrônico está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. No final de 2017, inclusive, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) já dava conta de que as vendas online superariam as das lojas físicas, o que atrai o interesse de muitas pessoas que estão com uma reserva financeira aguardando para ser investida.

Apesar de ser administrado em um ambiente virtual, o e-commerce deve ser tratado com a mesma seriedade direcionada para as lojas comuns. O empreendedor que não se conscientizar disso poderá pagar caro no futuro.

Se você quer se precaver, então, está no lugar certo. Neste artigo, mostraremos porque é tão importante fazer um plano de negócios para loja virtual. Acompanhe.

O que preciso saber antes de começar?

Quando estamos próximos de encerrar uma graduação, devemos pensar no tema e na abordagem escolhida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O mais indicado é que isso ocorra, pelo menos, com um ano e meio de antecedência, visto que se trata de um processo detalhado, complexo e determinante para o recebimento do canudo. No âmbito empresarial, o plano de negócios para loja virtual exerce a mesma função: oferecer as bases sobre as quais você construirá e administrará sua empresa.

Sendo assim, antes de elaborar o plano de negócios para loja virtual, você deve ter algumas informações na ponta da língua. São elas: qual é o capital da empresa, quem é o público-alvo, qual modelo de negócio será adotado e os dados do mercado no qual atuará.

Essas quatro vertentes são fundamentais para que a sua ideia comece a se materializar. Com elas, você visualizará qual é o potencial do segmento escolhido, o perfil dos clientes e por quanto tempo conseguirá manter as contas em dia. Lembre-se que o retorno financeiro leva um tempo para aparecer e que, enquanto isso não acontece, você deve arcar com alguns gastos — como a mensalidade da internet, por exemplo.

Qual é a estrutura básica para montar um plano de negócios?

Vamos supor que você tenha acabado de se mudar do interior para a capital paulista. De que maneira aprenderá a andar pela cidade sem se perder? Você pode até tentar cumprir essa tarefa por conta própria, entretanto, uma coisa é certa: sem auxílio, certamente, levará mais tempo do que o normal para concluir a empreitada.

No e-commerce, você também tem um objetivo, que é conquistar clientes e atingir um faturamento que faça valer a quantia investida. Portanto, é de extrema relevância que você saiba por onde deve seguir. E esse roteiro — ou bússola, se preferir — atende pelo nome de plano de negócios.

Por servir de guia nessa iniciativa empreendedora, o plano de negócios para loja virtual deve ser abrangente, executável e condizente com o que você pretende alcançar. Mantenha sempre os pés no chão ao construir o planejamento para que ele possa, de fato, se tornar realidade.

Tendo isso em mente, é preciso reunir em um documento as seguintes informações:

  • Quais são os objetivos da loja virtual a curto, médio e longo prazo;
  • Quais foram as oportunidades vislumbradas no mercado e de que maneira você pretende atendê-las;
  • Quem são seus principais concorrentes e como eles atuam no setor, focando no que você oferecerá de diferencial;
  • Quais são as metas de produção;
  • Qual será a estratégia de divulgação da loja virtual;
  • Qual será a política de preço, logística e de pós-venda do negócio;
  • Qual será o indicador pelo qual você avaliará os resultados atingidos (nível de faturamento, número de visitas ao site, entre outros critérios).

As vantagens de fazer um plano de negócios para loja virtual

Se você chegou até aqui, então, já deve ter percebido que elaborar um planejamento de negócios não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Talvez, por esse motivo, muitos empreendedores deixem essa etapa para depois.

Só que, ao postergar esse momento de organização, o projeto pode ser diretamente prejudicado. A falta de um planejamento bem elaborado é um dos problemas que resultam no fechamento precoce dos negócios digitais. Logo, o primeiro benefício do plano de negócio para loja virtual é garantir sua sobrevida.

Mais do que um respiro, o plano de negócios te proporcionará um horizonte. Com as previsões de crescimento estabelecidas, ficará mais claro para onde ir, e essa consciência será de grande valia quando surgirem pedras no caminho.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Outra vantagem do plano de negócios para loja virtual é sua flexibilidade. Ou seja: conforme você for aprendendo com o dia a dia, vendo como os clientes reagem aos seus produtos, poderá melhorar as estratégias de maneira que elas estejam perfeitamente alinhadas com sua realidade.

Esse autoconhecimento empresarial será especificamente favorável quando você quiser lançar produtos diferentes, por exemplo. Conhecendo seus pontos fracos e fortes, é possível fazer as mudanças que forem necessárias para intensificar os índices de produtividade.

A questão financeira também é impactada positivamente quando temos um plano de negócios eficiente. A partir dele, somos capazes de aferir a margem de lucro e cortar despesas que não sejam indispensáveis – e isso resultará em um caixa mais eficaz e rentável.

Uma empresa criada no ambiente digital precisa de verba para se manter, um marketing eficiente para divulgar e de clientes satisfeitos e fidelizados para garantir boas vendas. Desse modo, não dá para imaginar um empreendedor fazendo sucesso na internet sem que haja um bom plano de negócios para loja virtual, pautando cada uma das áreas do negócio.

Por isso, se você quer fazer da loja virtual sua fonte de independência financeira, encare o processo de planejamento. Há quem diga que 2018 pode ser o ano do e-commerce no Brasil, sendo assim, não perca tempo e garanta sua fatia desse bolo.

Ficou empolgado para abrir sua loja online? Então confira esses 10 passos para você inaugurar sua loja virtual e boas vendas!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês