Como organizar minha loja virtual para o dia das mães?

Tempo de leitura: 6 minutos

As datas sazonais representam uma excelente oportunidade para alavancar as vendas e, consequentemente, os lucros de qualquer loja virtual — disso, não há dúvida. E, entre todas as épocas festivas do ano, o dia da mães é, certamente, um dos momentos que merecem maior atenção!

Por ser esse o período de segunda maior representatividade no e-commerce — atrás apenas do Natal —, é fundamental que você se prepare com antecedência se quiser realmente aumentar o seu faturamento. E foi pensando exatamente nisso que preparamos este artigo!

Então, interessado? Continue a leitura e veja como organizar sua loja virtual para o dia das mães!

1. Invista em futuros clientes

Se você ainda não conta com uma boa estratégia de captação de leads, considere dar uma boa pensada sobre o assunto. Grosso modo, seus leads são clientes em potencial, que se cadastraram na sua lista porque há algo em sua loja que os interessa.

Portanto, investir na geração de leads é uma ótima forma de atrair futuros clientes. E esses, por sua vez, estarão mais próximos do seu negócio, permitindo que você se comunique com eles de forma mais direta.

Aproveite, então, a sazonalidade de vendas para captar o máximo de e-mails que você puder, pois isso pode produzir bons resultados no curto, médio e longo prazo!

2. Aposte na interação

Se tem um ponto que muitas lojas virtuais deixam a desejar é a questão da interação. Procure ter um relacionamento verdadeiro com os consumidores; peça sua opinião sobre os produtos e deixe sempre campos de comentários para dúvidas e sugestões. Explore as formas de se aproximar de quem visita a sua loja virtual.

Quanto a isso, uma dica interessante é disponibilizar um chat ao vivo para um suporte mais rápido e detalhado, o que lhe dará mais credibilidade, justamente, por fornecer uma ferramenta que possibilite uma interação real com os visitantes.

3. Faça ofertas relevantes

É claro que, para tirar proveito do período do dia da mães, é preciso fazer ofertas relevantes. Então, ofereça o que há de melhor em sua loja e, se possível, crie um layer com produtos similares na página dos itens em questão.

Mostre aos consumidores que você sabe o que ele procuram — melhor ainda, que você se importa com eles e, por isso, está oferecendo boas promoções.

Inclusive, uma dica que pode lhe ajudar é o Google Shopping, que apresenta os produtos mais relevantes de acordo com o nicho ou segmento. Portanto, nada de promoções somente com aqueles itens que estão encalhados. Sua loja virtual tem que despertar o interesse dos compradores!

4. Personalize o layout

Personalizar o layout do site seguindo as características da ocasião é uma obrigação. Quanto a isso, encontre uma maneira de envolver o visitante no clima do dia das mães: utilize cores femininas e customize a página inicial da sua loja com sugestões de produtos, por exemplo.

5. Utilize o poder das redes sociais

Não há dúvidas de que as redes sociais têm hoje um poder de alcance incrível. As pessoas estão conectadas a elas o tempo todo, logo, não utilizar desses canais para atraí-las significa perder oportunidades para aumentar suas vendas.

Caso você ainda não tenha uma base considerável de seguidores, anuncie; invista na divulgação dos seus produtos e promoções. Afinal, a publicidade nas redes sociais é algo bastante acessível, e que pode se tornar viral dependendo das vantagens oferecidas.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, podem trazer um número expressivo de consumidores para o seu negócio. Por isso, utilize-as para levar suas ofertas e vantagens ao maior número de pessoas possível.

6. Verifique a capacidade de acessos

É muito importante verificar com o seu provedor qual é a capacidade de acessos do seu site, já que o volume de usuários tende a crescer (assim se espera) nas vésperas do dia das mães.

Não se esqueça de que você pode ter muitos problemas se o seu e-commerce não estiver preparado para receber esse aumento de visitantes. Isso pode acarretar em uma navegação lenta e desagradável, o que pode ser um banho de água fria nas suas expectativas em relação às vendas do período.

Aliás, uma dica geral — e que deve ser usada para todas as sazonalidades — é desativar os recursos ou ferramentas não essenciais, que possam causar a sobrecarga do seu sistema.

6. Confira os meios de pagamento

Ainda pelo motivo do aumento de tráfego do período, não se esqueça de conferir se os meios de pagamento online estão preparados para a máxima performance! Verifique se tudo está funcionando corretamente, e procure disponibilizar o maior número de opções de pagamento possível.

7. Prepare sua logística

Se tem um fator que é determinante para uma compra em um e-commerce é a logística de entrega. De fato, esse é um dos grandes problemas para qualquer loja virtual, grande ou pequena.

Nessas datas, por serem um momento de alta demanda, os Correios costumam ficar sobrecarregados, fazendo com que muitas entregas atrasem. E, embora esse erro não seja de sua direta responsabilidade, o cliente não pensará duas vezes em culpar o seu e-commerce.

Sendo assim, oriente os compradores de que o prazo de entrega talvez se exceda um pouco, devido ao período. Acredite, caso isso esteja especificado na hora da compra, o consumidor não se importará em esperar dois ou três dias a mais.

No entanto, quando esses dois ou três dias representam um atraso no prazo que foi estabelecido, aí sim, pode se tornar um problema. Reclamações, avaliações negativas e devoluções são alguns dos resultados mais comuns.

Enfim, sabemos que um trabalho bem realizado nos períodos de sazonalidade, como o dia das mães, costuma dar resultados não apenas no momento em questão, mas também no decorrer de suas atividades.

Afinal, o consumidor que encontrou o que procurava, e por um preço atrativo — somado ao bom atendimento e à entrega dentro do prazo estipulado — tem sempre boas chances de retornar à sua loja.

Lembre-se, apenas, de que a sua loja virtual não é a única que está se organizando para o dia das mães. Por isso, considere bem essas dicas como indispensáveis para alcançar bons resultados!

E aí, gostou do nosso artigo? Quer ficar por dentro de outros assuntos sobre gestão de e-commerce? Então aproveite para assinar a nossa newsletter!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *