O que são leads? Veja o que eles podem fazer por você!

Tempo de leitura: 6 minutos

Em Marketing Digital, muito se fala sobre leads e frequentemente imagina-se que todas as pessoas sabem do que esse conceito se trata. Porém, nem todas as pessoas entendem o seu significado ou sabem quais são as vantagens de se trabalhar pensando nele. Neste artigo, ajudaremos você a entender o que são leads e como gerá-los para que seus negócios possam aumentar em conhecimento de marca e conversões. Acompanhe-nos!

O que são leads?

De forma simples, podemos afirmar que um lead é uma pessoa que tem algum tipo de interesse em seus serviços ou produtos. Podemos simplificar ainda mais e dizer apenas que lead é um potencial cliente.

Qual é a diferença entre lead e visitante?

Um equívoco que acontece com alguma frequência é a confusão entre lead e visitante. Embora, normalmente, todo lead seja de alguma forma um visitante, nem todo visitante é um lead.

Normalmente, os desenvolvedores e analistas criam e avaliam o desempenho de um site pelo número de visitantes. Porém, esse número pode não dizer muita coisa. Por exemplo, imagine que sua empresa esteja na primeira posição na busca do Google para a palavra-chave “venda de cosméticos” e receba cerca de um milhão de visitas mensais. Porém, quando o usuário visita a página, encontra uma página sobre venda de artigos esportivos. Podemos dizer que esse milhão de pessoas são potenciais clientes? Claro que não!

Qual a importância de um lead?

Sendo assim, leads são pessoas que estão interessadas em seus serviços ou produtos, e que correspondem a esse interesse com uma informação muito  valiosa: seus e-mails. Isso mesmo: os leads sabem quem é você e você, da mesma forma, você sabe quem são eles através dos seus e-mails.

Com o contato, você pode começar um relacionamento baseado no que ele espera do seu negócio. É possível enviar conteúdo de utilidade para seu lead, conduzindo-o a um estágio mais próximo daquele em que ele comprará seu produto ou utilizará seus serviços, isto é, fará a conversão desejada.

Por isso, é importante que, em vez de levar conteúdo e propaganda para quem não está interessado em consumi-las, você tenha um relacionamento com as pessoas que realmente tenham grande interesse interesse pela sua atividade.

Como um lead pode ajudá-lo?

Um lead, além de consumir seus produtos e serviços, pode ser eficaz de outras formas:

  • Divulgando seu conteúdo em redes sociais;
  • Auxiliando sua compreensão sobre o seu próprio mercado;
  • Transmitindo a outros a ideia de que você é uma autoridade do assunto,
  • Indicando seus conteúdos, produtos e serviços para pessoas que já tenham interesse.

Como gerar leads?

Depois de entender a importância de gerar leads, você deve batalhar para fazer com que seus leitores se interessem mais pela sua marca a partir de conteúdos que serão úteis para vida deles.

Ofereça informações

Normalmente, um potencial lead está sedento por informações. Talvez esteja começando a se interessar por alguma área, mas não tem conhecimento sobre algum ponto ou gostaria de entender como funciona algum conceito.

O principal diferencial, porém, de um site que fará leads daquele que não fará, está na qualidade da informação oferecida. Você pode perceber que não nos falta informações. O acesso à internet e as redes sociais fizeram com que a exposição a notícias aumentasse bastante. Entretanto, muitas vezes, o usuário fica frustrado ao sair de algum site, detectando pobreza ou engano nas informações.

Nesse primeiro estágio, o usuário precisa entender que seu conteúdo é de qualidade e que você tem certa autoridade naquilo que oferece. Por isso, é essencial que você não só ofereça conteúdo, mas que ele seja feito com qualidade e focando a pessoa que consome seus produtos ou serviços.

Encontre quem está fazendo perguntas

É possível, também, não esperar por alguém interessado pelo seu conteúdo e procurar por um usuário cujo interesse na informação que você tem a passar já é conhecido, ou seja, alguém que já tem um desejo ou um certo problema a ser resolvido.

Por exemplo, neste exato momento, alguém deve estar fazendo esta pesquisa nos mecanismos de busca: “qual é o melhor hidratante para pele morena?”. A partir dessa busca, você já tem uma pessoa interessada em aprender com o que você tem a passar, por exemplo. Para aproveitar oportunidades como essa, você pode aprender quais são as buscas que seus usuários mais fazem com suas palavras-chave.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Outra possibilidade é prestar muita atenção em grupos de redes sociais como o Facebook. Procure por grupos cuja temática esteja enquadrada naquilo que você produz. Quais são as dúvidas, medos e dificuldades que as pessoas possuem? Além de entender um pouco sobre seu público, você terá possibilidade de conversar e divulgar seu conteúdo, transmitindo a ideia de autoridade.

Crie um mix adequado ao seu negócio

Outro ponto muito importante é prestar atenção ao que corresponde melhor a seu negócio. Qual é a sua forma principal de vendas? B2C (venda direta ao consumidor) ou B2B (venda entre empresas)?

Temos diversas redes sociais, formas de impulsionar seu conteúdo e de fazer publicidade. Porém, nem sempre é ideal que você divida seus esforços entre tudo quanto já existe. É muito importante que você faça uma análise detalhada sobre quais são as principais ferramentas que são adequadas ao seu negócio.

Se você faz vendas para outras empresas, por exemplo, considere se esforçar bastante em redes como o LinkedIn. Caso faça produtos com apelo visual, depreenda esforços em redes como Instagram, Pinterest e até no SnapChat.

A partir dessa análise, você poderá definir quais tipos de conteúdo são mais adequados. Em muitos casos, a produção de vídeo pode garantir bons resultados, bem como a criação de eBooks. Em outros, porém, infográficos podem ser mais relevantes para seu usuário.

Entender o que são leads é fundamental na construção de um bom marketing digital, uma vez que direciona nossos esforços para produzir conteúdo e dar atenção para aqueles que realmente necessitam e querem conhecer nossas informações. Os leads podem divulgar nosso conteúdo e, principalmente, consumir nossos produtos e serviços.

Uma outra forma para você conseguir bons leads é melhorar a gestão das suas redes sociais. Veja como fazer isso nesse artigo!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *