Negócios na internet: como investir e criar uma loja virtual

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma excelente alternativa para quem não está empregado no momento e deseja ter uma nova fonte de renda é fazer negócios na internet.

Com um baixo investimento inicial, se comparado ao investimento necessário para montar uma loja física, um comércio online pode ser muito lucrativo e dar um novo rumo para sua vida financeira.

Continue lendo nosso artigo para saber tudo sobre o assunto: como investir, qual área de atuação escolher, quais as possibilidades de investimento e muito mais. Confira!

Invista seu tempo no planejamento

O primeiro passo para criar um negócio de sucesso na internet é investir seu tempo no planejamento inicial, tomando as melhores decisões para que o empreendimento seja organizado da melhor forma possível.

Estabeleça quanto dinheiro será utilizado para criar sua loja virtual, quais são suas expectativas de lucro, qual o tempo estimado para o retorno financeiro e verifique se as condições do mercado condizem com o seu planejamento inicial.

Nessa fase, também é necessário pesquisar sobre alguns pontos importantes, identificando o nicho de mercado em que você pretende atuar, o público-alvo, a existência de concorrência para o produto escolhido, como será realizada a criação da identidade visual de sua loja e a forma de divulgação do seu endereço na internet.

Pesquise sobre negócios na internet

Para montar a sua loja virtual, um bom começo é realizar pesquisas sobre negócios na internet. Por isso, é importante que você visite regularmente blogs especializados em e-commerce. Normalmente, eles disponibilizam newsletters, nas quais você pode se inscrever para receber dicas exclusivas via e-mail.

Você pode também recorrer a sites de instituições que têm como objetivo estimular o empreendedorismo no Brasil, como o SEBRAE.

Veja as principais possibilidades de investimento

O mercado de vendas na internet é muito amplo. Existem as mais diversas opções para investimento em um comércio virtual, que vão desde produtos de beleza, roupas, eletrônicos, produtos para animais, artigos esportivos até itens de artesanato.

Escolha uma área de atuação para investir em sua loja virtual, procurando o máximo de informações possíveis sobre o produto que deseja comercializar. As chances de sucesso aumentam se você já conhecer bem o produto que deseja vender no seu e-commerce.

Esteja preparado para o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é parte fundamental para o sucesso da sua loja. Sendo assim, ofereça sempre um atendimento cordial e eficaz, deixando o potencial consumidor à vontade para solucionar eventuais dúvidas.

Uma forma de medir a satisfação do seu cliente é realizando pesquisas após cada compra efetuada, por meio de formulários online ou pedindo feedback por e-mail. Também é importante escolher uma plataforma de e-commerce que ofereça opção de atendimento integrado para facilitar a troca de mensagens.

Identifique o seu público-alvo

Após a escolha do produto ou serviço a ser oferecido pela sua loja virtual, é importante definir o seu público-alvo, ou seja, aprender mais sobre as pessoas para quem você vai vender o produto.

O seu produto é voltado para o público masculino, feminino ou ambos os sexos? De qual faixa etária consiste seu público-alvo? Seu produto possui um preço popular ou é voltado para um público de maior poder aquisitivo?



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Todas essas perguntas ajudarão a ter uma visão mais clara de como se aproximar de possíveis compradores e de como realizar ações de publicidade efetivas para aumentar suas vendas.

No entanto, vale lembrar que o estudo do público-alvo não deve ser limitador de suas vendas. É importante saber que eventualmente o seu produto pode interessar também pessoas diferentes daquelas definidas no estudo inicial.

Entenda os aspectos legais envolvidos no empreendimento

A abertura de um comércio exige que você entenda alguns aspectos legais envolvendo o empreendimento. Com isso, você evitará problemas e eventuais processos judiciais por ter infringido alguma lei relacionada ao comércio eletrônico.

Para quem vai trabalhar com o vendas online, um bom começo é ter acesso ao Código de Defesa do Consumidor, que estabelece as principais regras de relacionamento entre o lojista e o cliente. Nele, constam as principais obrigações do vendedor e os principais direitos do consumidor, como o prazo de trocas de produtos ou o procedimento em caso de desistência de compra.

Analise a concorrência

Após identificar a área de atuação de sua loja virtual, é chegado o momento de observar a concorrência e analisar como ela se relaciona com os clientes.

Essa etapa é importante não só para você se inspirar nos casos que estão dando certo, como também para descobrir um diferencial, ou seja, o que você pode fazer pelos seus clientes e que a sua concorrência não está oferecendo a eles.

A experiência de observar a concorrência pode ajudar a evitar erros em sua loja e também a identificar os componentes envolvidos nos casos de sucesso.

Crie uma identidade visual para sua loja

Além de escolher um nome que seja de fácil identificação perante o mercado, é necessário criar um projeto de identidade visual para a sua loja.

O projeto de identidade visual deve incluir a criação de um logotipo, escolhendo as cores que combinam com o tipo do seu negócio. Esse processo também deve incluir outros aspectos, como um layout que facilite a visualização de produtos e que ajude o seu cliente a encontrar aquilo que ele deseja no seu endereço virtual.

Construa uma presença sólida nas redes sociais

Para construir uma presença sólida nas redes sociais, é importante que você aprenda um pouco mais sobre marketing digital. O marketing digital possui estratégias importantes para fortalecer a sua imagem nos canais online e realizar a captação de novos clientes.

Uma das formas de ter sucesso nas estratégias de marketing na internet é construindo uma presença sólida nas redes sociais, como Facebook e Instagram. O YouTube também é um excelente canal para divulgar os seus produtos, em especial se eles forem novos ou ainda pouco conhecidos no mercado.

E então, já decidiu qual tipo de negócio online você vai começar? Já teve boas experiências com vendas virtuais? Deixe um comentário em nosso post contando a sua experiência ou compartilhe suas dúvidas sobre começar negócios na internet!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *