Aprenda como montar uma loja virtual no mercado de moda e acessórios

Tempo de leitura: 6 minutos

O e-commerce é um setor aquecido no Brasil, tanto que apresentou um crescimento de mais de 10% em 2016. Por conta disso, são muitas as pessoas que desejam unir o sonho de ter seu próprio empreendimento com esse modelo de negócio.

Afinal, com uma loja virtual, o empresário pode oferecer seus produtos e serviços e atingir uma grande quantidade de pessoas por meio da internet, sem ter que arcar com os altos custos de uma loja física. Assim, quem está começando pode encontrar no e-commerce uma solução viável para colocar planos em ação.

Aliado ao sucesso do e-commerce, o mercado de moda e acessórios também apresenta um bom desempenho. Por conta disso, quem deseja apostar nesse nicho conta com boas perspectivas de êxito.

Se você tem a intenção de montar uma loja virtual de moda, quer dicas de como começar e criar um negócio que vai ganhar destaque, continue a leitura deste post e conheça 5 etapas importantes para se lançar no mundo do comércio virtual:

Planeje

O planejamento é a 1ª etapa para montar qualquer negócio, físico ou virtual.

É sabido que organizar um e-commerce é relativamente mais simples do que um estabelecimento. Afinal, o empresário não precisa alugar um espaço, decorar o ambiente, a vitrine, entre outros aspectos.

Contudo, isso não quer dizer que uma loja virtual deva começar a funcionar de uma hora para a outra de forma amadora. Os clientes estão cada vez mais propensos a consumir virtualmente e, ao mesmo tempo, estão mais exigentes e bem informados.

Dessa forma, iniciar um negócio sem estrutura, planejamento e sem pensar nas etapas de compra pode colocar o empreendedor no caminho para o fracasso. Assim, antes de abrir sua loja virtual de moda, considere e coloque no papel aspectos como:

  • quais materiais são necessários para começar a produção;
  • quantos itens serão produzidos inicialmente;
  • qual será o investimento inicial;
  • em que prazo tudo ficará pronto;
  • qual será a forma de entrega para os clientes.

Defina a proposta visual da loja e o mix de produtos

Parte do planejamento para criar sua loja virtual é a definição do mix de produtos que será oferecido e da proposta visual do site, ou seja, o que os clientes verão ao acessar a página.

Para quem está começando, a dica é apostar em um nicho dentro do mercado de moda e acessórios e ir expandindo com o tempo. As possibilidades são inúmeras: algumas marcas trabalham com a venda somente de camisetas, enquanto outras criam coleções com poucas peças.

A vantagem dessa abordagem é que, além de ser um modelo mais viável, fica mais fácil identificar e fidelizar o público que realmente vai se interessar pelo seu produto.

Além disso, é importante refletir sobre o layout e a proposta da marca, conceitos que vão além do produto. O que o cliente vai pensar ao entrar em contato com sua loja virtual de moda?

Pense na imagem que deseja vender: estilo, glamour, minimalismo, ousadia, inspiração vintage, entre outras ideias. A mensagem que seu e-commerce passa é o que vai dar personalidade e destaque ao seu negócio.

Selecione uma plataforma para sua loja virtual de moda

Se você já está certo do tipo de peças que vai vender, já tem contato com os fornecedores e calculou os custos, então já pode começar a colocar sua loja de pé. Nesse momento, uma boa alternativa é escolher uma plataforma de e-commerce.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Atualmente, empresas especializadas oferecem toda a estrutura e as principais ferramentas — como integração com meios de pagamento, formas de envio, coleta e análise de dados —, o que é uma excelente saída para quem não possui conhecimentos técnicos.

As plataformas de e-commerce oferecem uma solução descomplicada, na qual, por meio do pagamento de uma assinatura acessível, o empreendedor consegue elaborar o design do site e ainda conta com suporte e manutenção.

Na hora de selecionar, opte por uma plataforma que satisfaça as necessidades imediatas do seu negócio, mas não deixe de considerar o médio prazo. Assim, você não precisará se preocupar com uma possível migração de sistema.

Divulgue seu negócio

Uma vez no ar, sua loja virtual de moda certamente precisa ser divulgada para que as pessoas a conheçam. O marketing é um aspecto crucial para os negócios e, com a ajuda da internet e das redes sociais, você pode conseguir bons resultados com pouco investimento.

Plataformas como Facebook e Instagram, que têm uma alta frequência do público de moda e estilo, são apostas certeiras.

Elabore conteúdos e poste com frequência, de forma que sua página nessas redes estejam sempre atualizadas. Não deixe de reservar tempo para responder as solicitações e as dúvidas dos clientes.

Além disso, outro ponto que você pode avaliar é fazer anúncios pagos nas redes sociais para aumentar o número de visitas do site.

Outro elemento que contribui para movimentar o fluxo do e-commerce é a otimização do ranqueamento da sua loja virtual de moda nos buscadores. Quanto melhor sua posição no ranking, maiores são as chances de pessoas clicarem no link e conhecerem seu negócio.

Crie excelentes conteúdos

O design e os conteúdos que preencherão seu e-commerce fazem toda a diferença na hora de atrair e conquistar clientes. Assim, dedique-se a desenvolver textos de qualidade para explicar os detalhes e as políticas do site. Nesse sentido, recheie a página de elementos como:

  • descrições ricas dos produtos, abordando todas as suas características;
  • fotos e vídeos de qualidade;
  • comentários e avaliações;
  • sugestões de combinações ou de como usar uma determinada peça;
  • dicas de estilo e moda;
  • página com perguntas frequentes.

Quanto mais inovadora e acolhedora for a forma que você se comunicar com seus clientes por meio desses textos, melhor será impacto da sua loja virtual de moda. As pessoas sentirão confiança para adquirir peças em seu site.

A presença desses conteúdos relevantes auxilia os consumidores na sua experiência de compra e no seu processo de decisão.

Agora que você conhece algumas etapas básicas para montar sua loja virtual de moda, não perca tempo. Coloque a mão na massa e tire seus planos do papel agora mesmo!

Para te ajudar a tornar seu sonho empreendedor uma realidade, entre em contato com a gente. Conheça nossos serviços e veja como é fácil criar sua loja virtual de moda!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *