Minha loja virtual não está vendendo nada. O que estou fazendo de errado?

Tempo de leitura: 3 minutos

Porque sua loja virtual ainda não decolou

O comércio online está em grande crescimento no Brasil. Porém, em um levantamento realizado em 2013, pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), constatou-se que 70% das lojas virtuais do país faziam menos de 10 vendas por mês, sendo consideradas inoperantes. Isso acontece principalmente porque muitos lojistas parecem acreditar que depois de terem montado seu e-commerce, os compradores apareceriam naturalmente. Mas para ter uma loja de sucesso, o empreendedor precisa se dedicar explorando táticas de marketing e comunicação!

Você deve dar uma aparência profissional para sua loja, de forma a aumentar a confiança do comprador em relação à qualidade de seus serviços, sistema de entrega e cumprimento de prazos. Existem alguns passos não muito complicados que todo lojista virtual deveria realizar para fazer o seu negócio decolar:

Boas fotos

Atualmente temos uma grande variedade de dispositivos que funcionam como câmeras fotográficas. Caso tenha acesso à uma boa câmera ou a um celular que tire fotos de boa imagem, faça proveito disso para tirar belas fotografias de seus produtos, se preocupando com o posicionamento do objeto e a iluminação da imagem. Se você não puder usar uma boa câmera ou se fotografia realmente não for seu forte, porque não contratar um fotógrafo? É um investimento relativamente baixo que pode trazer grande retorno, já que é por meio das fotografias que os possíveis compradores irão avaliar a aparência de seus produtos!

Propaganda

Vender na internet propõe um desafio ainda maior do que em uma loja física: como fazer o comprador chegar até seu e-commerce? Propagandas online são uma ferramenta essencial para aumentar o número de acessos à sua loja virtual, e para isso você possui um grande aliado: a segmentação. Recursos como Facebook Ads e o Google Adwords permitem que você segmente seu público-alvo tanto por características pessoais, como páginas curtidas em redes sociais, idade e gênero, como por palavras buscadas na internet. Dessa forma, você atinge seu público-alvo em cheio, buscando encontrar pessoas que já estejam interessadas no tipo de produtos que você vende. Banners online em páginas com conteúdo relacionado aos seus produtos também podem ser uma boa ferramenta.

Redes Sociais

As redes sociais são uma forma eficiente e barata de dar impulso ao processo de vender na internet. É uma importante ferramenta de comunicação com o consumidor, que deve ser alimentada com conteúdo de qualidade diariamente e deve oferecer respostas rápidas à mensagens e comentários de seguidores. Com conteúdo relevante, aumenta-se o engajamento dos usuários das redes, trazendo mais visibilidade e público para sua página. Algumas redes sociais permitem aumentar o alcance da página por meio de pagamento de posts patrocinados, o que pode ser um bom investimento.

Como você pode perceber, ao gerenciar sua própria loja virtual você passará por desafios muito semelhantes aos de uma loja física: cuidar de sua aparência, divulgação, realizar promoções e se comunicar com seus compradores são passos importantes para o sucesso do seu empreendimento.

Por isso mãos à obra e boas vendas! Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *