Marketing no Instagram: aprenda como fazer um ótimo anúncio

Tempo de leitura: 6 minutos

O Instagram já possui mais de 500 milhões de usuários e se tornou uma importante ferramenta para anunciantes de todo o mundo. Se você pensava que o Instagram servia apenas para postar fotos de gatinhos e comidas exóticas, saiba que não é bem assim: essa rede social é uma excelente opção para fazer a divulgação de marcas, produtos e serviços.

Neste post, você aprenderá como criar um anúncio épico no Instagram e, assim, conseguir vantagem competitiva para ampliar seus negócios e agradar sua clientela. Continue a leitura!

Comece criando e configurando sua conta

Para anunciar no Instagram, primeiramente, é necessário se ter uma conta ativa. Essa conta precisa ser empresarial e ter um método de pagamento vinculado a ela. A maneira mais fácil de realizar esse processo é ter um perfil de anunciante em uma outra plataforma: o Facebook.

O Facebook e o Instagram utilizam o mesmo dashboard administrativo para campanhas. Em outras palavras, isso que dizer que você pode gerenciar seus anúncios do Instagram por meio do Facebook. Também é possível lançar uma mesma campanha nas duas redes sociais, simultaneamente.

Defina um orçamento para a sua campanha

Depois de configurar um método de pagamento, que pode ser cartão de crédito ou boleto, o próximo passo é definir o valor a ser gasto na campanha. É claro que essa cifra pode ser alterada a qualquer momento. Todavia, para fins de acompanhamento e organização, é aconselhável ter tudo definido e anotado antes de começar.

O Instagram trabalha com um orçamento diário em suas campanhas. Assim, quando você estiver configurando as especificidades do seu anúncio, será necessário definir quanto pretende gastar por dia. Não se preocupe, esse valor também pode ser alterado a qualquer momento. Inicie com investimentos mais baixos e vá aumentando depois de analisar os primeiros resultados.

Pense sobre o objetivo do seu anúncio

Para que seu anúncio seja épico, ele precisa se conectar com o público e ter uma mensagem clara e atraente. Para tanto, você deve começar pensando sobre qual o resultado que você espera conseguir. Novos clientes? Vender um produto específico? Expor sua marca? Anunciar uma oferta exclusiva?

O objetivo deve ser traduzido no momento de criar seu anúncio, e nos vários aspectos que isso envolve:

Imagem

O Instagram é conhecido por ser uma rede social focada principalmente em imagens. Isso pode ser visto pela quantidade de filtros para transformar aquela foto da praia em uma obra de arte para fotógrafo profissional nenhum botar defeito.

Pensando nisso, seu anúncio deve ter uma imagem bem trabalhada, com pouco texto sobreposto e formato definido: retangular (600x315px ou 1936x1016px) ou quadrado (600x600px ou 1936x1936px).

Vídeo

No ano passado, 2016, o Instagram anunciou que começaria a aceitar propagandas em vídeo de até 60 segundos — o limite anterior era de 30 segundos. Essa é uma opção interessante para passar uma mensagem que demanda mais desenvolvimento das ideias, como ofertas de vários produtos e promoções.

Texto

Seus anúncios, sejam em vídeo ou em imagem, podem vir acompanhados de um texto — da mesma forma que qualquer publicação normal na rede. Tente não alongar muito o texto e mantenha a mensagem principal dentro da primeira frase. Caso haja espaço e o tom da linguagem permita, use alguns emojis para adicionar leveza e humor.

Hashtag

Hashtags são representadas pela cerquilha, também conhecida com símbolo do jogo da velha (#). Essas tags são usadas como hiperlinks que agrupam conteúdos sobre um mesmo tema. Elas são importantes para o seu anúncio, principalmente por ter o potencial de expansão do alcance de forma orgânica — sem pagar a mais por isso.

Conecte a conta do Instagram com a do Facebook

Conectar sua fan page no Facebook à sua fan page no Instagram é muito simples. A primeira coisa a fazer é entrar na página da sua empresa no Facebook e clicar em configurações. Depois disso, na aba esquerda do menu, encontre um link como nome de “Anúncios no Instagram”.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Logo após clicar nesse link, você deverá avançar para “Adicionar uma conta”. Nesse momento, a ferramenta pergunta se você já tem uma conta ou deseja criar uma. Caso já tenha, basta usar suas informações de login (nome de usuário e senha) para completar a fusão. Se ainda não tem uma conta, você será levado automaticamente para um processo de criação.

Entenda a organização de anúncios do Instagram

O Instagram, assim como o Facebook, tem uma forma organizacional particular. Essa ordem precisa ser compreendida para que a criação de anúncios seja feita sem grandes problemas.

Depois de acessar sua área de anunciante por meio do Facebook, o próximo passo é clicar em “Criar campanha”. A partir desse ponto, algumas etapas devem ser cumpridas. Basicamente, a divulgação nessa plataforma envolve 3 camadas. Vamos a elas:

Campanha

Nessa primeira parte, é preciso escolher o objetivo da sua campanha, dentre as opções preestabelecidas pela plataforma. Algumas delas são: reconhecimento da marca, divulgação nas imediações, tráfego, instalação de aplicativo e conversões na sua página na web.

Para você que está começando, talvez seja uma boa ideia escolher um objetivo que não envolva ações e acompanhamento muito complexos. Uma boa pedida é a opção “Reconhecimento de marca”.

Grupo de Anúncios

Essa fase é muito importante na criação do seu anúncio épico. Nesse ponto, você é levado a escolher e segmentar seu público-alvo. Algumas opções são apresentadas: país, cidade, estado, idade, interesse, idioma etc.

Outra configuração importante nessa fase é o posicionamento do seu anúncio. Como padrão, a opção “Posicionamentos automáticos” fica marcada. Na prática, isso significa que a plataforma vai escolher automaticamente entre mostrar sua propaganda no Facebook e/ou no Instagram. Como o Instagram é o alvo dessa vez, clique em “Editar posicionamentos” e deixe apenas a opção desejada com a marcação.

Anúncio

Aqui é o momento de criar o anúncio em si. Você pode trabalhar com imagem, vídeo, carrossel de imagens e também apresentação multimídia. Lembre-se de checar o português e conferir tudo antes de colocar sua campanha no ar.

Seguindo esses passos e complementando seu conhecimento sobre marketing no Instagram, você vai alavancar seus negócios e trazer bons resultados. Ficou alguma dúvida? Quer acrescentar algo? Deixe um comentário abaixo!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *