Aumente as vendas online com 7 estratégias para melhorar o seu marketing boca a boca

Tempo de leitura: 6 minutos

Em tempos de internet e redes sociais, em que as informações fluem e são espalhadas e comentadas em velocidade surpreendente, o marketing boca a boca pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Quer saber como? Então, acompanhe este post que fizemos para você.

Nesse contexto, ter a sua marca presente nas discussões, comentários e conversas do dia a dia trará visibilidade e contribuirá para fidelizar os seus clientes atuais e ainda atrair novos consumidores. Assim, ser respeitado e recomendado pelas pessoas pode ser a melhor estratégia de marketing para alavancar a sua empresa.

Quer descobrir de que maneira você pode melhorar o seu marketing boca a boca? Então, confira abaixo seis dicas que deixarão o seu negócio sempre na mente e na ponta da língua do público. Acompanhe!

1. Tenha um atendimento de excelência

Além de ser a primeira impressão que o cliente terá da sua empresa, um atendimento envolvente e bem feito pode contribuir para que os consumidores contem sobre a excelente recepção e atenção que tiveram ao entrar em contato com a sua organização.

Mas, para obter esse reconhecimento, é preciso ter funcionários alinhados com a sua companhia e preparados para receber e ouvir as pessoas de forma satisfatória. Por isso, é importante investir em qualificação, treinamentos, cursos e uma gestão eficiente da equipe de atendimento.

Assim, além de voltarem a fazer negócios com você, os consumidores contarão como a experiência foi positiva e, consequentemente, contribuirão para divulgar o seu negócio.

Por isso, prezar por um bom atendimento pode ser o primeiro passo para você ter um excelente marketing boca a boca.

2. Solucione problemas de forma eficaz

As pessoas em geral buscam por empresas que satisfaçam às suas necessidades. Mas com tantas opções disponíveis no mercado, elas se tornam cada vez mais seletivas e acabam optando por aquelas que resolvem os seus problemas da melhor forma possível.

Dessa forma, podemos dizer que resolver problemas com agilidade, atenção e cuidado pode ser uma ferramenta de marketing poderosa para conquistar a preferência do público.

Por isso, procure sempre investigar os questionamentos e reclamações dos seus clientes, dê a devida atenção, explique detalhadamente o que aconteceu e trabalhe de maneira intensa até solucionar os empecilhos — deixando o público satisfeito.

Tão importante quanto oferecer um serviço de qualidade é saber encantar o público quando houver alguma falha durante ou após o processo de vendas.

3. Demonstre reconhecimento aos seus clientes

O melhor termômetro para medir a temperatura do seu sucesso são os próprios clientes. O feedback deles vai dizer se você está seguindo o caminho correto ou se é preciso ajustar a sua estratégia. Por isso, dê valor ao que as pessoas falam a respeito de você.

Quando receber críticas, responda educadamente, agradeça pelo retorno e ressalte que você trabalhará para fazer melhorias. E se houver elogios e sugestões de novas ideias para o seu negócio, enalteça os envolvidos e diga que eles contribuem diariamente para o sucesso da sua marca.

As pessoas gostam de ser lembradas e comentam com os seus conhecidos quando obtêm uma resposta positiva. Então, adote a estratégia de dar reconhecimento aos seus clientes para potencializar a repercussão do seu negócio.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

4. Comemore datas especiais

Uma maneira de aumentar a sua visibilidade e melhorar o que dizem sobre a sua companhia é celebrar e se lembrar de datas especiais, que aproximem a sua marca de cada consumidor.

Por isso, sempre faça ações criativas, legais e diferenciadas no Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Halloween, Natal e tantas outras datas conhecidas que podem gerar engajamento com o público.

Uma dica interessante é investir também em datas comemorativas que fujam do tradicional, que nem todos conhecem e têm o costume de celebrar, como o Dia do Amigo, Dia do Médico, Dia do Professor e Dia do Riso, por exemplo.

Será uma forma diferente e criativa de fazer o público falar sobre você.

5. Invista em marketing social

As pessoas têm uma admiração muito grande por quem luta e apoia causas sociais e que vão de encontro com os seus princípios. Com as empresas, isso não é diferente e pode trazer inúmeros resultados para o seu negócio.

Companhias que apoiam alguma causa social geralmente são vistas com bons olhos pelos consumidores. Elas criam uma imagem mais humana e mostram para o público que não se preocupam apenas com vendas e lucro.

Por isso, invista em marketing social e faça com que a sua marca esteja atrelada a alguma causa humanitária. Alguns exemplos dessas ações são: não utilizar substâncias de origem animal, auxiliar no reflorestamento, prestar algum tipo de serviço para comunidades carentes ou até mesmo contribuir para a redução do lixo nas cidades.

Certamente, o público reconhecerá essa atitude e compartilhará com a sua rede de amigos e familiares.

6. Utilize as redes sociais para melhorar o marketing boca a boca

Com a difusão da internet e a popularização dos smartphones, hoje em dia é difícil encontrar alguma pessoa que não esteja presente em uma rede social.

FacebookTwitterInstagramSnapchatLinkedIn; são inúmeras as plataformas de relacionamento e compartilhamento de informações. Uma grande oportunidade para as empresas.

Nesse sentido, é imprescindível que as marcas tenham os seus perfis ativos nas redes sociais. É uma forma de se aproximar e interagir com o público em tempo real.

Por isso, tão importante quanto estar ali é saber utilizar estratégias, abordagens e produzir conteúdos relevantes para que o público fale bem de você.

Uma grande companhia que sabe utilizar as redes sociais para potencializar o seu marketing boca a boca é a Netflix. Por meio de uma linguagem próxima ao público, a organização faz sucesso com suas postagens e comentários hilários, que geram grande repercussão e são compartilhados frequentemente pelos seguidores da empresa.

Muito interessantes essas dicas, não acha? Em um mercado tão competitivo, ter uma boa avaliação dos clientes e ser recomendado não é para qualquer um. Então, coloque essas informações em prática e veja como o seu negócio terá uma excelente repercussão. Para isso, basta alinhar essas estratégias com um bom planejamento.

E agora que você já sabe como fazer fluir o seu marketing boca a boca, conte para a gente o que achou deste post. A sua opinião é sempre muito valiosa!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *