Aprenda como vender online produtos naturais e tenha uma renda extra

Tempo de leitura: 6 minutos

O mundo está cada vez mais digital e, nesse cenário, é comum que as pessoas busquem a praticidade de fazer compras pela internet, em sites e lojas virtuais.

Esse contexto favorece os empreendedores que querem trabalhar com e-commerce. Uma ótima dica é explorar o setor alimentício, que segue em crescimento e está sendo adaptado ao mundo virtual.

A seguir, daremos dicas que vão ensiná-lo como montar uma loja virtual de produtos naturais. Aproveite o post para colocar em prática essa ideia!

Conheça o panorama do mercado atual

Se você pretende montar uma loja de produtos naturais, a boa notícia é que o crescimento do mercado para o segmento tem sido muito grande nos últimos anos!

O principal fator que impulsiona esse crescimento é a conscientização das pessoas sobre a necessidade de uma melhor alimentação, que acaba por aumentar a busca por hábitos que incluam alimentos naturais em sua dieta diária.

Essa nova tendência pode ser uma grande oportunidade de negócios para os empreendedores que souberem explorar corretamente o mercado para produtos naturais.

Pesquise profundamente a sua concorrência

Faça uma análise detalhada da sua concorrência antes de iniciar o seu comércio de produtos naturais. Assim, você evita apostar em produtos que já estejam saturados no mercado.

Observe quais tipos de produtos seus concorrentes estão vendendo e procure oferecer bons diferenciais em relação a eles. Não entre numa briga apenas pelo preço. Ofereça qualidade e valor para o seu cliente!

Escolha o nicho ideal para montar uma loja virtual

Faça pesquisas sobre nichos de mercados com bom potencial de crescimento. Estude quais são os problemas (dores) do seu cliente e procure levar soluções que entreguem valor para ele.

Leve em consideração, também, quais produtos naturais você teria maior facilidade para trabalhar e atendem uma grande demanda de mercado. Como exemplo: se a região que você mora tiver alguma erva que não esteja disponível em todas as partes do país, talvez seja interessante vender essa erva em sua loja virtual.

Analise as necessidades e as peculiaridades para comercializar essa erva no ambiente virtual, levando em consideração também as características para o seu transporte.

Fazendo o planejamento adequado, sua loja virtual estará apta para vender os produtos certos que o seu cliente procura!

Escolha bem os produtos naturais da sua loja virtual

Para ajudar ainda mais na escolha do nicho de mercado, daremos algumas sugestões sobre os produtos mais procurados. Veja essa lista:

  • Ervas e chás;
  • Produtos orgânicos;
  • Sucos naturais;
  • Alimentos reduzidos na quantidade de gordura trans;
  • Doces reduzidos em açúcar;
  • Temperos naturais;
  • Barras de cereais;
  • Farinhas integrais;
  • Grãos de todos os tipos;
  • Suplementos alimentares.

Se você ainda não tem experiência com produtos naturais, invista no segmento de secos — como grãos, farelos e suplementos —, já que eles não exigem gastos com equipamentos para climatização — como geladeiras, freezers ou condicionadores de ambientes.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Tenha um bom relacionamento com fornecedores

Busque fornecedores que tenham uma capacidade de produção suficiente para não deixar a sua loja virtual e, consequentemente, os seus clientes sem produtos. Procure conhecê-los pessoalmente e tenha um relacionamento próximo. Dessa forma, eles estarão acessíveis sempre que você precisar.

Por fim, mas não menos importante, escolha uma plataforma de loja virtual descomplicada e confiável.

Entenda como realizar a entrega dentro do prazo

Empresas que trabalham com e-commerce no setor alimentar precisam projetar um sistema de transporte eficiente e sem falhas, e essa regra se aplica também à uma loja virtual de produtos naturais.

De acordo com o tipo de produto que você comercializa, procure levar em consideração a temperatura em que ele precisa chegar ao seu cliente, qual o prazo adequado para a entrega e também o custo do frete.

Para evitar atrasos, opte sempre por transportadoras confiáveis. E, dependendo do tipo de produto natural, considere que o melhor a fazer talvez seja restringir a entrega para uma região que você possa levar pessoalmente para os seus clientes.

Faça o armazenamento adequado dos produtos

O armazenamento correto é importante para manter a qualidade dos alimentos. Dê atenção para as regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e também às legislações federais, estaduais e municipais para o armazenamento de perecíveis.

Veja algumas dicas importantes para você não errar no armazenamento dos alimentos naturais:

  1. Mantenha temperatura ideal para cada tipo de alimento;
  2. Dê atenção especial para higiene — principalmente de prateleiras e armários onde ficam guardados os produtos;
  3. Utilize embalagens corretas — assim você evitará possíveis danos ao transportar os alimentos.

Tomando esses cuidados, você estará no caminho certo para ter seus produtos sempre bem estocados.

Publique conteúdo dinâmico no seu blog

A maneira de se fazer publicidade e marketing vem mudando muito nos últimos anos: anúncios invasivos e inconvenientes já não atraem mais atenção do seu cliente. Uma boa estratégia para se adequar a esse novo consumidor é educá-lo por meio de conteúdos ricos publicados no seu blog.

Faça uso de boas ferramentas de Marketing Digital e aprenda a guiar seus visitantes por meio do funil de vendas. Assim, você conseguirá converter desconhecidos em leads e depois em clientes!

Compartilhe nas redes sociais

Atualmente, as pessoas passam muito tempo nas redes sociais. Dar importância a esse canal de comunicação é fundamental se você deseja o sucesso de sua loja virtual. Aproveite as redes sociais de compartilhamento de imagens para postar fotos dos seus alimentos de maneira atrativa.

Sempre que você tiver um novo post no seu blog, compartilhe-o também nas redes sociais mais tradicionais, como o Facebook e o Twitter.

Procure fazer os posts em horários alternados, assim você conseguirá atingir tanto aquelas pessoas que acessam mais durante o dia, como aquelas que só conseguem abrir as redes sociais à noite.

Última dica: faça atendimentos por meio do WhatsApp. Grande parte das pessoas está conectada o dia todo ao aplicativo. Oferecer esse tipo de comunicação de maneira eficiente pode ser de grande importância para o aumento das suas vendas!

Agora que você já sabe como montar uma loja virtual de produtos naturais, não perca tempo. Conheça a plataforma Boxloja e as soluções descomplicadas que temos para o seu negócio virtual decolar!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *