Logística na loja online: como criar um processo de entregas eficiente?

Tempo de leitura: 7 minutos

Você tem uma grande ideia para a sua loja virtual. Já conseguiu fornecedores que oferecem os produtos desejados em condições interessantes e a plataforma contratada será capaz de entregar um site atrativo e responsivo, com diversas ferramentas para auxiliar no marketing. O que está faltando? Elaborar um plano de logística na loja online.

Os clientes atuais, chamados de consumidor 3.0, entre outras características, possuem uma grande exigência em relação aos prazos de entrega prometidos pelas lojas virtuais. Essa particularidade ocorre porque essas pessoas são bastante ansiosas, acostumadas à velocidade com que tudo acontece na internet.

Além disso, é importante considerar que um fator que contribui muito para a ocorrência de abandono de carrinho é o frete, por ser um valor acima do que o cliente está disposto a pagar ou com um prazo de entrega que a pessoa entende como demorado, desistindo da compra.

Portanto, se deseja ter sucesso com a sua loja online, o processo de entregas eficiente deve ser objeto de grande atenção, pois é decisivo para o cliente finalizar a compra e ficar satisfeito com a empresa no final da experiência.

Para que você acerte no planejamento de suas entregas, siga as orientações abaixo e se diferencie da concorrência. Vamos lá!

Tenha cuidado com a embalagem

O produto que sua loja vender poderá percorrer um longo caminho até chegar às mãos do seu cliente. Nesse trajeto, passará por várias pessoas nem sempre cuidadosas e será armazenado e transportado junto a outros objetos pesados.

Portanto, tenha especial cuidado com a embalagem, pois essa terá a árdua missão de proteger a mercadoria até chegar ao cliente. Assim, faça uso de plástico-bolha ou pedaços de isopor para preencher espaços vazios e use caixas reforçadas. Para lacrar, utilize fitas adesivas de boa qualidade.

Apesar de ter o apelo ecológico, evite reutilizar caixas, ainda mais se já estiverem gastas, pois vai prejudicar a imagem da empresa. Caso queira ser ecologicamente correto, prefira utilizar as que são feitas de fontes renováveis ou recicladas.

Aproveite a compra de caixas e invista em uma personalização que vá aumentar a expectativa do cliente ao abrir o embrulho e as chances de compartilhar a sua experiência de compra.

Jamais prometa o que não poderá cumprir

Prazos de entrega curtos são atrativos e ajudam o cliente a tomar a decisão de finalizar a compra, mas tenha certeza de que conseguirá cumprir o prazo. O ideal é ter uma margem de segurança, caso ocorra um imprevisto.

Fique atento às datas comemorativas — quando os sistemas de entrega ficam saturados — e ajuste os seus prazos, como no final do ano ou em caso de greve dos Correios. Nesse caso, é melhor informar um prazo de entrega mais longo e surpreender positivamente o cliente do que não cumprir o prometido e gerar insatisfação.

Seja transparente

Pior do que a ocorrência de atrasos, é tentar inventar desculpas e o cliente perceber isso. Portanto, caso tenha problemas no processo de entrega, mantenha o cliente informado dos motivos e das providências que estão sendo tomadas para que o impacto seja menor.

Com essa atitude, são grandes as chances de o cliente ficar satisfeito, mesmo com a ocorrência de problemas.

Faça contrato com os Correios

Muitas pessoas que estão iniciando um e-commerce não sabem, mas os Correios oferecem um serviço interessante para a logística na loja online, que é o contrato de prestação de serviços.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Com base em sua demanda, os Correios poderão oferecer valores bem melhores do que os cobrados por envios postados individualmente. Além disso, a cobrança é faturada mensalmente e as mercadorias são retiradas diariamente no seu endereço.

Assim, poderá oferecer valores melhores para o frete e não perderá tempo ao ter que entregar as encomendas em alguma agência da empresa. Apenas fique atento às restrições quanto a tamanho, formato e peso das encomendas.

Faça contrato com transportadoras

Apesar de os Correios serem mais difundidos entre as lojas virtuais brasileiras, pode ser que você fique diante de situações em que a logística na loja online demande alternativas, como em caso de mercadorias pesadas ou de grandes proporções. Nesse caso, você deve firmar contrato com empresas transportadoras.

Outra vantagem de trabalhar com empresas transportadoras, no lugar dos Correios, é o fato de essas serem menos propensas a paralisações como movimentos grevistas. As transportadoras também são menos atingidas por movimentos sazonais, o que evita atrasos nas entregas.

Use Entregas alternativas

Caso a sua loja online tenha clientela perto do seu estabelecimento, é interessante ter opções de entrega alternativas, como motoboy ou veículo próprio. Outra opção é permitir que o cliente faça a retirada pessoalmente, economizando o custo do frete.

Para lojas que vendem para outras empresas, o chamado B2B, pode ser interessante oferecer o frete FOB, ou free on board, no qual a empresa compradora fica responsável por contratar o transporte que fará a coleta na vendedora.

Reduza custos

Gastos com embalagem, movimentação da mercadoria e frete são responsáveis por uma fatia preciosa do orçamento dos empreendedores. Segundo levantamento de 2015 da ABComm — Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, 62,6% dos custos de uma loja virtual estão relacionados ao frete.

Portanto, é importante disponibilizar um tempo para pesquisar embalagens de custo mais baixo e formas de entrega que sejam eficientes cobrando menos pelo serviço. Caso não fique atento à logística na loja online, seus custos poderão absorver grande parte do faturamento.

Uma ideia pode ser utilizar soluções que disponibilizem automaticamente as modalidades de envio com custos mais baixos. Um exemplo de empresa que presta esse tipo de serviço é a Mandaê.

Defina indicadores de performance

Para ter certeza de que as suas estratégias de logística na loja online estão efetivamente dando resultados positivos ou para identificar falhas de procedimentos e providenciar correção, o processo de entregas deve ser constantemente monitorado.

Veja alguns indicadores que você poderá facilmente utilizar.

Avarias no Transporte

Mede o percentual de gasto com mercadorias que sofreram avarias no transporte em relação ao valor total transportado. Para calcular, divida o valor gasto com as avarias pelo valor total transportado no período. Depois, multiplique por 100.

Esse índice deve ser o mais baixo possível, mas um valor entre 0,1% e 0,5% é considerado normal, dependendo do tipo de mercadoria transportada.

Custo do transporte sobre as vendas

Apura quanto o custo com transportes impacta nas receitas geradas pelas vendas. Ou seja, quanto do seu faturamento será usado para pagar custos de entregas. Para calcular, some todos os gastos com transporte e divida pelo faturamento no período. Depois, multiplique por 100.

Também, o ideal é que seja o menor possível, mas existe uma média para cada ramo de atividade, sendo interessante você saber como é no seu.

Pedido perfeito

Mede o percentual de pedidos que a sua loja conseguiu entregar dentro do prazo combinado, sem avarias e com a nota fiscal acompanhando o produto. Para fazer o cálculo, divida a quantidade de pedidos entregues de acordo pela quantidade total de pedidos. Depois, multiplique por 100.

Para esse indicador, o ideal é que o resultado fique o mais próximo de 100%, indicando que o seu processo de entregas é eficiente.

Percebeu como processo de logística tem importância fundamental para o sucesso de um e-commerce?

Agora você tem informações suficientes para desenvolver uma estratégia de logística na loja online capaz de criar um processo de entregas eficiente. Para receber mais informações preciosas na administração do seu e-commerce, assine a nossa newsletter.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *