Por que você precisa pensar em um layout inteligente para o seu site?

Tempo de leitura: 3 minutos

O alcance da internet vem sendo cada vez maior e com isso, quem não acompanhar tal evolução vai ficar para trás. Isso é fato, mas mesmo pessoas e empresas que sabem disso, muitas vezes, acabam perdendo boas oportunidades por coisas simples de serem resolvidas. Os sites e blogs, por exemplo, são cada vez mais importantes para empresas e profissionais dos mais variados ramos, mas muitas vezes estes sites não apresentam a qualidade que deveriam, principalmente no que se refere ao layout.

O layout é um dos principais componentes de qualquer site ou blog de qualidade, pois ele dará toda a identidade visual da página e, principalmente, irá melhorar ou piorar a experiência do usuário. Hoje sabemos que um bom layout para site é fundamental para a melhora do SEO (técnicas para melhorar o rankeamento das buscas) e da experiência do usuário.

Veja alguns fatores fundamentais que devem ser pensados em um layout inteligente!

Layout, o cartão de visitas de seu site!

É muito importante que seu layout seja pensado como o cartão de visitas de seu site. Diversos pontos precisam ser levados em conta para que o seu público seja impactado positivamente ao entrar em sua página. Veja alguns itens que não podem ser deixados de lado!

1. Cores

É muito importante que o layout de seu site tenha uma boa identidade visual e isso começa com a escolha das cores. Segundo algumas teorias de psicologia do consumo, cada cor remete a um sentimento diferente, e você quer que seu cliente se sinta bem e, principalmente, atraído pelo seu site e sua empresa, certo? Além disso, a combinação delas tem que ser ao mesmo tempo impactante e simples, para que não “assuste” os usuários.

Outro ponto importante é que as cores de seu layout precisam estar atreladas ao seu ramo de atuação. Por exemplo, se você quer remeter sua imagem a sobriedade, opte sempre por cores neutras e menos impactantes. Já se você atua com design ou algo relacionado à criatividade, pode ousar um pouco mais neste sentido.

2. Usabilidade

De nada adianta seu layout ser muito bonito se os usuários não conseguem utilizá-lo de maneira correta. É muito importante pensar na experiência que o usuário terá em seu site e o layout é peça fundamental nisso. Quanto mais dificuldade o usuário tiver em encontrar o que procura, maiores as chances de ele não retornar mais e de a classificação de seu site ficar ruim. Layouts com muita coisa, cheios de ferramentas sem muita utilidade, acabam ficando mal posicionados nos mecanismos de busca, pois nada influencia mais o SEO do que a experiência do usuário. Por isso o layout precisa sempre ser pensado de acordo com a funcionalidade.

3. Acesso móvel

Se existe uma coisa que não pode faltar em qualquer layout de site é o fato de ele ser responsivo. Um site que não possa ser acessado por dispositivos móveis perde grande parte de seu tráfego. Hoje estima-se que mais de 36% de todos os acessos a sites no Brasil seja feito através de tecnologia móvel. Por isso, se o seu layout não for responsivo, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade de ter mais acessos.

Seu layout é um fator fundamental para o sucesso de seu site. Não deixe de avaliar de maneira crítica e inteligente se ele vem sendo eficiente nesta proposta. Às vezes, pequenos detalhes fazem toda a diferença! Ainda tem dúvidas? Está estruturando o site da sua empresa e ainda tem questões a fazer? Deixe um comentário!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *