Gestão de redes sociais: qual é a melhor para minha loja virtual?

Tempo de leitura: 6 minutos

O ambiente digital é um oásis para empreendedores. Não apenas para divulgação, engajamento e exposição da marca, mas também para aquilo que realmente interessa em um negócio: vendas.

Nessa realidade, uma loja virtual deve considerar diversas estratégias para alcançar seus objetivos, em especial uma delas: a gestão de redes sociais. Neste artigo, você saberá qual delas é a melhor para o seu negócio!

Por que usar a gestão de redes sociais em uma loja virtual?

Não há nenhum grande mistério sobre os motivos de as redes sociais serem o grande filão do marketing digital atualmente. A resposta é simples: porque nelas se concentram os consumidores digitais. Não acredita? Talvez os dados a seguir possam convencê-lo:

Portanto, é possível perceber que as redes sociais são o presente e o futuro das lojas virtuais. Observa-se também uma tendência absoluta do acesso a elas por meio de dispositivos móveis como tablets, notebooks e smartphones.

Se você possui um modelo de negócios cujo foco é as vendas on-line, precisa se adaptar aos novos hábitos de consumo.

Afinal, qual é a melhor rede social para minha loja virtual?

Existem muitas plataformas voltadas à interação social, apelidadas carinhosamente de redes sociais. E o melhor: as marcas também podem se aproveitar desses recursos disponíveis para engajar e converter simples internautas em consumidores.

Cada uma possui suas peculiaridades. Então é preciso descobrir qual delas pode trazer mais benefícios à sua loja virtual. Abaixo, listamos as principais plataformas no Brasil e listamos algumas características.

Facebook

É praticamente impossível fugir do Facebook quando se trata de estratégias digitais. A rede social de Mark Zuckerberg é quase unanimidade entre o público brasileiro. São quase 100 milhões de usuários ativos mensalmente, o que nos deixa atrás apenas dos Estados Unidos em termos de quantidade.

Tamanha popularidade faz com que ela seja recomendada para praticamente qualquer tipo de negócio virtual, sejam de pequenas e médias empresas, grandes multinacionais, mercados de nicho ou lojas que são somente on-line ou são, simultaneamente, físicas e virtuais.

Para se comunicar com o público do “Face”, é necessária a criação de um fanpage, que permitirá ações como recolhimento e análise de métricas, investimento em anúncios, venda de produtos, direcionamento para páginas de destino, entre outros.

WhatsApp

O aplicativo de mensagens instantâneas ocupa 96% dos celulares de assinantes de internet móvel no Brasil. Embora ele seja muito utilizado em negócios locais, também possui grande utilidade para mercados com maior abrangência.

O teor pessoal da aplicação faz com que tenha taxas de abertura consideráveis. Com isso, pode tornar-se uma poderosa ferramenta para divulgação da sua loja virtual. Mas não apenas isso. O WhatsApp também pode ser útil como ferramenta de atendimento ao consumidor, prestação de serviços e interação com internautas em geral.

YouTube

As mídias audiovisuais possuem altíssimas taxas de engajamento. Tanto que 64% dos usuários sentem-se mais dispostos a efetivar uma compra depois de assistir a um vídeo.

A maior plataforma, sem dúvidas, é o YouTube. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, oferece uma grande oportunidade para efetivação de vendas no ambiente digital.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

É recomendado para qualquer tipo e tamanho de negócios, mesmo aqueles que não possuem capital de investimento muito alto. Os vídeos são mais facilmente consumidos do que textos, garantem ótimos índices de conversão e geralmente são assistidos até o final.

Instagram

O aplicativo é voltado à divulgação de fotos (embora também possua o recurso de vídeos) e tem uma navegabilidade simples, acessível a qualquer usuário. São mais de 300 milhões de usuários ativos todos os dias e seu layout descomplicado faz com que as taxas de engajamento sejam excelentes.

Se a sua empresa tem um produto a oferecer, certamente terá resultados satisfatórios com o Instagram. Quando se faz um trabalho bem-feito, a tendência é que o número de seguidores (e consequentemente o alcance) suba exponencialmente.

Twitter

São apenas 140 caracteres que podem trazer benefícios em longo prazo para o seu negócio. Essa rede social é voltada à divulgação de mensagens curtas, o que faz com que seja considerada um microblog da web. Possui 255 milhões de usuários, números inferiores às demais redes aqui citadas, mas com atividade permanente.

Diferentemente do Facebook, que possui um algoritmo para definir os usuários que visualizarão as publicações, as postagens do Twitter serão exibidas para todos os seguidores. Por ser uma rede de conteúdo rápido, é muito acessada por meio de smartphones, o que pode ser uma ótima oportunidade para alcançar o público a qualquer hora do dia.

LinkedIn

Voltada a atividades de mercado, o LinkedIn possui cerca de 25 milhões de usuários ativos no Brasil. Sua principal função é incentivar relações profissionais e oportunidades de trabalho e negócios. Apesar de ter uma base inferior de cadastros, o público é segmentado por interesse e o seu produto não terá que concorrer com fotos em festas ou desabafos pessoais.

É altamente recomendada para negócios B2B (business to business), mas isso não impede que outros formatos de negócio tirem proveito dos recursos. É também um excelente meio para troca de informações com pessoas que estão em ramos semelhantes dos grupos de discussão.

Outras redes sociais

Mas não apenas de redes sociais de utilização massiva vive o marketing digital. Existem diversas outras plataformas que podem ser úteis em suas estratégias. Cada negócio possui características próprias, assim como sua audiência. Então, é necessário descobrir qual delas se encaixa melhor no seu modelo.

O Snapchat, por exemplo. Sensação entre os jovens, o aplicativo foca a mídia instantânea, ou seja, vídeos e fotos que desaparecem depois de visualizados. Quando o objetivo é promover engajamento, é um ótimo recurso.

O Google Plus não chegou a ser um sucesso no Brasil, mas possui uma quantidade considerável de usuários e ainda pode auxiliar nos resultados de SEO – Search Engine Optimization.

O Pinterest, rede voltada a compartilhamento de todo tipo de imagens, é muito popular em segmentos como moda, maquiagem e decoração.

Já o Tumblr busca o compartilhamento de todo tipo de conteúdo (como textos, citações, imagens, vídeos etc ).

Vale citar também as redes sociais de nicho, ou seja, voltadas a segmentos específicos de interesse. Há plataformas voltadas a fãs de filmes, livros, séries, artes, esportes e muito mais! Outras são direcionadas ao compartilhamento de podcasts e áudios, comunidades locais, empreendedorismo etc.

Prontinho! Agora você já pode definir qual é a melhor plataforma para executar a sua gestão de redes sociais! Se você gostou deste artigo, confira também como a sua loja virtual pode utilizar todo o potencial das redes sociais!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *