Gerar mais tráfego fará sua loja virtual atrair mais clientes e aumentar as vendas online

Tempo de leitura: 6 minutos

A construção de uma loja virtual é feita com base em um investimento considerável para todo e qualquer empreendedor. O site de comércio eletrônico, quando é finalizado e está no ar, deve trazer o retorno necessário aos esforços envolvidos em seu desenvolvimento, administração e manutenção. Esse retorno pode vir de várias formas. Pelo aumento na quantidade de clientes, rentabilidade de cada venda e, claro, pelo aumento do número total de vendas da loja.

Só que obter esses resultados não é tão fácil. É necessário que a loja virtual gere tráfego e audiência de maneira contínua e sempre consiga atrair tanto novos quanto antigos visitantes. Se ninguém acessa a sua loja virtual, você não vai conseguir vender, não é verdade? Suas vendas estão diretamente ligadas a quantidade de público qualificado que acessa o seu site. Por esse motivo, devemos concentrar os esforços para atrair cada vez mais visitantes para sua loja.

Quer aprender a gerar mais tráfego para sua loja virtual? Confira todas as dicas a seguir:

1. Conteúdo de valor

Foque os seus esforços, continuamente, no tráfego orgânico. A atração do público se dá quando você gera conteúdo de valor, ou seja, que esteja de acordo com o interesse das pessoas. Isso pode ser feito com as estratégias para ranqueamento nos buscadores, o SEO. Você sabe como as pessoas fazem para encontrar o seu negócio on-line? O que elas digitam no Google? Quais são os termos mais usados pelo seu público?

Invista em palavras-chaves, textos, guias e outros conteúdos que estejam de acordo com os seus produtos e segmento de atuação da loja virtual. O objetivo aqui é criar uma empatia com o seu público, alimentando-o com material relacionado com seus gostos, preferências e hábitos de compra. O tráfego orgânico é bastante qualificado, pois esse público encontra a sua loja on-line por meio de buscas, ou seja, ele já está procurando um assunto relacionado ao seu negócio.

2. Campanhas de links patrocinados

As campanhas de links patrocinados são pequenos anúncios que você paga para aparecerem na tela de seu cliente, quando ele está em algum outro site, como Facebook ou Google. Essas campanhas são caracterizadas como toda forma de promoção paga para atrair um volume específico de usuários. Vale a pena pagar para atrair novos clientes? Exatamente! Essa é uma das maneiras de conseguir atingir determinados públicos. Google Adwords e Facebook Ads, por exemplo, são opções mais fáceis de administrar e com preços bem flexíveis.

3. Sites comparadores de preços

Você já percebeu como o público consumidor brasileiro está cada vez mais exigente na hora de fazer suas compras na internet? Os usuários comparam ofertas, opções de frete, meios de pagamento e, principalmente, o preço. Cadastre sua loja virtual nos sites comparadores de preços como Buscapé, Bondfaro e Zoom. Esses sites conseguem gerar uma grande quantidade de tráfego, principalmente quando você tem um preço mais competitivo ou oferece benefícios diferentes de seus concorrentes.

4. Redes sociais

As redes sociais são o grande ponto de encontro das pessoas na internet. Faça com que sua marca esteja presente nelas, criando perfis oficiais em redes como Facebook, Twitter, Instagram e até YouTube. Por meio delas, você pode divulgar promoções, se relacionar com o público e atrair a atenção de novos seguidores. O resultado será o aumento do tráfego em sua loja virtual.

5. Cupons de desconto

Os cupons têm como grande chamariz o fato de oferecerem um bom desconto no valor total de uma compra. Quando aplicados a uma categoria de produtos ou a toda loja virtual, eles estimulam o comprador a buscar sempre por outras mercadorias e serviços. Atualmente, existem sites especializados na divulgação e distribuição de cupons de desconto. Cadastre-se em algum deles e aproveite o tráfego gerado por quem busca grandes ofertas na internet.

6. Usabilidade na loja virtual

Quando o cliente se sente à vontade dentro do ambiente de sua loja virtual, ele tende a consumir mais. Como fazer com que isso seja possível? Trabalhe na usabilidade de seu site. Todos os botões e links estão funcionando corretamente? Os processos de cadastro ou pagamento de uma compra são fáceis e amigáveis? Encontrar um determinado produto é algo complicado? Quanto mais fácil for navegar em sua loja virtual, mais à vontade o cliente estará para realizar suas compras.

7. E-mail marketing

Nem sempre quem visita uma loja virtual efetua uma compra, não é verdade? Da mesma forma, nem sempre alguém que já comprou com você antes, retorna para comprar de novo. Visando atrair essas pessoas para adquirirem produtos em seu comércio eletrônico, você pode adotar uma estratégia de e-mail marketing e comunicar a esse público todas as ofertas, promoções e benefícios que o seu negócio tem.

8. Blog

Manter um blog cujo tema esteja diretamente relacionado ao segmento de seu negócio pode ser uma ótima solução para aumentar o tráfego da loja virtual, para atrair as pessoas alinhadas ao tema. O blog permite que você interaja com o público interessado nas soluções que você pode oferecer, sem que para isso haja a necessidade de se fazer uma propaganda direta. Exemplo: você vende bijuterias, portanto, pode abordar temas como a limpeza das peças ou como combiná-las ao vestuário.

9. Desconto progressivo

Quando você deseja diminuir a quantidade do estoque de alguns itens de sua loja virtual e, ao mesmo tempo, gerar mais tráfego para ela, pode encontrar no desconto progressivo uma oportunidade única. O desconto progressivo e o esquema de “leve x, pague y” funcionam como atração para novos e antigos clientes. A divulgação desse tipo de oportunidade pode ser feita dentro da loja e nas redes sociais e links patrocinados.

10. Programa de fidelidade

Você já pensou em criar um programa de fidelidade para os seus consumidores? Essa é uma maneira de mantê-los sempre presentes em sua loja virtual. O programa de fidelidade pode oferecer benefícios exclusivos aos clientes que compram frequentemente em sua loja. Você pode oferecer cupons de desconto para aqueles que indicarem amigos, desde que estes também efetuem compras.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Quando você adota as estratégias citadas acima, consegue deixar sua marca com mais notoriedade e em evidência no mercado, no imenso mundo da internet. Um público maior passa a conhecer seu negócio, aumentando assim a possibilidade de se vender mais. Os anunciantes e as marcas passam a ver sua loja virtual com outros olhos, tornando-a mais rentável.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário abaixo e nos conte por qual delas você vai iniciar a estratégia para gerar mais tráfego para sua loja virtual.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *