Conheça 7 ferramentas poderosas para editar as fotos dos seus produtos

Tempo de leitura: 5 minutos

“Uma imagem vale mais que mil palavras”, diz o ditado. Já sabemos também que uma fotografia boa pode ser decisiva para chamar a atenção e conquistar compradores. Para isso, você não precisa de uma câmera caríssima ou de um fotógrafo profissional: basta usar seu celular e um bom editor de imagens para conseguir um resultado bastante satisfatório.

Reunimos neste post ótimas ferramentas para editar fotos — e o melhor: todas elas são gratuitas! Quase todos os editores de imagens que selecionamos rodam no navegador — ou seja, você não precisa ter o trabalho de baixar e instalar, basta clicar e usar.

Alguns deles têm versões para Android e iOS para que você possa editar as fotos diretamente do seu celular, sem se preocupar em passar as imagens para o computador. Veja nossa lista e aumente suas vendas!

1. Pixlr

O Pixlr é um editor de imagem feito pela Autodesk, a empresa que faz o AutoCAD, software usado em obras de engenharia e arquitetura — ou seja, é um programa feito por quem entende do assunto. Ele é bem parecido com o Photoshop. Apesar de ter menos recursos que o concorrente famoso, ele oferece boas ferramentas para deixar suas fotos bem bonitas.

Esse aplicativo tem suporte à chamada edição em camadas. Com esse recurso, você pode fazer máscaras, que são formas de aplicar efeitos só no objeto em primeiro plano na foto, deixando o fundo com um aspecto diferente. Ele também vem com um número grande de pincéis, em vários formatos e tamanhos.

É um ótimo recurso para fazer retoques em fotografias, o que a maioria dos editores gratuitos não traz. Por fim, ele também conta com um histórico de alterações para desfazer qualquer erro ou voltar atrás caso você não goste do resultado de alguma edição. O Pixlr é gratuito e roda direto no seu navegador, sem precisar fazer download e instalar.

2. Polarr

Se o Pixlr é uma espécie de versão gratuita do Photoshop, o Polarr é mais parecido com outro famoso editor, o Lightroom. O grande destaque aqui é que você tem muitas opções de ajustes para corrigir cor e iluminação — com um pouco de trabalho, dá até para salvar aquela foto que saiu um pouco escura ou cujas cores ficaram diferentes do produto real.

Além disso, o Polarr também tem filtros predefinidos. Você pode aplicar esses efeitos nas suas imagens e depois ajustar os detalhes. Também dá aplicar ajustes e efeitos diferentes em cada “pedaço” da foto — uma ótima opção para quem quer destacar o objeto em primeiro plano e desfocar o fundo, por exemplo.

O Polarr roda direto no seu navegador. Se você tiver problemas com a versão online ou quiser ter o programa no seu computador para poder usá-lo mesmo sem internet, é só baixar e instalar: ele tem versões para Windows 10, Linux e Mac. Também dá para instalar em celulares Android e iOS e usar sem depender de um computador.

3. Fotor

O Fotor é outro editor gratuito. Você pode rodar o aplicativo direto no navegador ou baixá-lo para instalar, já que ele tem versões para Windows e Mac. Dá até para usar nos celulares com Android ou iOS.

A versão online tem opções para editar e corrigir fotos, fazer colagens e criar ilustrações. Você pode ajustar cores, aplicar filtros, recortar fotografias e usar modelos prontos para redes sociais. Além disso, ele é fácil de usar e tem um canal no YouTube com muitos tutoriais.

4. PicMonkey

O PicMonkey é um dos aplicativos mais fáceis de usar dessa lista. Ele tem filtros para fotos e layouts predefinidos para redes sociais, como formatos prontos para capas do Facebook e posts no Instagram.

É uma ótima opção para quem quer divulgar seus produtos. Ele também traz adesivos, filtros e ferramentas para retoques. O PicMonkey roda diretamente no seu navegador, sem precisar instalar, e oferece gratuitamente as ferramentas básicas do programa.

5. Sumo Paint

Com o Sumo Paint você pode editar imagens usando ferramentas para recortar, retocar, adicionar efeitos, corrigir cores e muito mais. Ele funciona bem com imagens de resolução alta, então dá para usá-lo para muitas coisas, desde imagens para redes sociais até fotografias para impressão, que geralmente precisam ser bem maiores.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Também dá para criar imagens do zero, como se fosse um Paint, por exemplo, porém com muito mais opções e recursos. O Sumo Paint também funciona no seu navegador: basta clicar e usar.

6. GIMP

O GIMP é uma das alternativas mais antigas e famosas ao Photoshop. O programa traz uma lista bastante completa de ferramentas para editar e criar imagens e até mesmo GIFs animados.

Por outro lado, ele precisa ser baixado e instalado no seu computador, e não é tão simples de usar quanto os outros dessa lista. Mesmo assim, se os outros programas não estão dando conta de resolver o que você precisa, o GIMP é uma ótima alternativa para quem procura um editor mais robusto.

7. PhotoScape

O PhotoScape é um editor que traz recursos extras em relação à maioria dos programas gratuitos. Com ele, você pode fazer as chamadas edições em lote, nome dado ao recurso de aplicar as mesmas mudanças a muitas imagens. É uma boa opção para corrigir muitas fotos que ficaram escuras de uma só vez, por exemplo.

Ele também monta colagens de fotos de uma maneira bem simples e rápida, e serve para criar ou editar GIFs animados. Como não podia deixar de ser, o PhotoScape também faz o básico de todos os editores, como adicionar filtros, fazer ajustes de cor, cortar e redimensionar ­— tudo isso em um programa leve, que roda até nos computadores mais básicos.

Assim como o GIMP, o PhotoScape precisa ser baixado e instalado, mas é uma ótima opção para quem procura um editor versátil e completo.

Pronto! Agora você já tem várias opções de ferramentas para editar fotos, das mais simples, leves e fáceis às mais robustas e complexas. Com elas, você pode melhorar a qualidade das suas fotos e alavancar suas vendas.

Quer mais dicas? Não deixe de ver nosso post sobre como tirar ótimas fotos para sua loja virtual usando a câmera do iPhone!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *