Como garantir uma entrega rápida no e-commerce?

Tempo de leitura: 6 minutos

A implantação de uma logística eficiente é essencial para o sucesso de qualquer loja virtual. A mercadoria precisa chegar na casa do consumidor no tempo certo — ou antes — para gerar satisfação e fidelização de clientes. Apostar em opções de entrega rápida no e-commerce pode ser a solução para isso.

Um comprador insatisfeito com o não cumprimento do prazo de entrega poderá deixar de adquirir mais produtos em seu e-commerce, bem como passar a criticar a sua empresa, expondo sua imagem em redes sociais e influenciando negativamente outros possíveis compradores.

Portanto, siga as orientações preciosas a seguir e tenha clientes fiéis e satisfeitos.

A importância do prazo de entrega

Quando o consumidor da sua loja virtual efetua o pagamento e finaliza a compra, qual o seu principal desejo? Com certeza é receber a mercadoria corretamente e no menor prazo possível. O cliente atual é muito ansioso e deseja suprir suas necessidades rapidamente.

Diante do perfil citado, o frete grátis, que normalmente é mais demorado, deixa de ser a opção preferida pelos compradores virtuais. De acordo com a pesquisa WebShoppers, realizada pela E-bit, 61% das compras virtuais de 2016 foram feitas com fretes pagos. Conclui-se que os compradores estão optando por receber mais rápido os itens adquiridos, mesmo que seja necessário investir mais valor por isso.

Os principais pontos para obter sucesso nas entregas

Para não errar e conseguir oferecer uma entrega rápida no e-commerce, siga as orientações abaixo. E lembre-se: investir em uma loja virtual exige comprometimento e planejamento empresarial da mesma maneira que uma loja física.

Tenha um bom controle de estoque

Pior do que não ter clientes para comprar seus produtos, é ter pessoas querendo adquiri-los quando a sua empresa não tem estoque para entregá-los. Até realizar um novo pedido e despachar para o cliente, ou ele desistiu da aquisição, ou está furioso com a demora e reclamando da sua loja em todo lugar.

Para não passar por essas situações, é preciso ter um controle eficiente do estoque, que demonstre exatamente o que você possui de mercadorias para a venda. Caso possua também uma loja física, é importante fazer a integração das vendas de todos os canais, dando baixa nas quantidades imediatamente.

Isso é possível com a adoção de programas específicos para o determinado fim. Além de saber o que está disponível, há a possibilidade de ter acesso a diversos relatórios que ajudarão em outras questões, como identificar produtos encalhados e os que mais vendem e não podem faltar.

Adote um sistema logístico estruturado

Em qualquer tipo de negócio, é preciso dispor de um sistema logístico eficaz. É necessário planejar, executar e controlar corretamente os processos de armazenamento, movimentação e transporte de mercadorias, para garantir uma entrega rápida no e-commerce. Esse é o trabalho da logística.

Apesar da sua inegável importância, muitos empresários enfrentam dificuldades no processo logístico de seus e-commerces. Conforme pesquisa realizada pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o maior problema das lojas virtuais é o atraso nas entregas, apontado por 61% das empresas. Além disso, mais da metade dos contatos realizados pelos clientes, após a compra, é sobre o fato de o produto não ter chegado ao consumidor.

Para enfrentar a situação, o empreendedor precisa conhecer bem todos os detalhes do processo logístico no qual a sua organização está inserida, desde o pedido de mercadorias ao fornecedor até a entrega ao seu cliente. Com esse conhecimento, será possível estabelecer as melhores estratégias para o negócio.

As opções de entrega rápida

Entrega rápida é a opção que permite que as mercadorias cheguem aos compradores em menor tempo e, normalmente, há um horário limite para o consumidor efetuar a compra e ter o prazo cumprido. Essa opção também costuma cobrar mais caro pelo serviço. Veja agora algumas alternativas.

Frete expresso das transportadoras

O transporte de cargas expresso é uma alternativa para efetuar entregas consideradas urgentes, seja pela necessidade do cliente em receber rapidamente o produto, no caso de mercadorias de alto valor, ou, ainda, na situação de locomoção de perecíveis, como alimentos, flores e medicamentos.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Essa opção vem ganhando espaço no mercado, principalmente para conquistar aqueles clientes mais ansiosos e melhorar a imagem da empresa diante do público, aumentando a competitividade.

As transportadoras são preferidas por lojas virtuais que vendem produtos de grandes dimensões ou pesados, por não terem restrições quanto a esses fatores, como ocorre com os Correios. Outra vantagem é o baixo risco de paralisação por conta de movimentos grevistas.

É importante destacar que nem todas dispõem desse serviço expresso, e as que o oferecem, estabelecem regiões limitadas de abrangência. Esse fato decorre da dificuldade em percorrer longas distâncias em um curto intervalo de tempo.

Sedex dos Correios

Também de acordo com a pesquisa da ABComm, mais de 90% das encomendas despachadas pelas lojas virtuais seguem pelos Correios. Por conta do volume e da grande variedade de produtos enviados, a empresa oferece uma grande quantidade de opções dentro do serviço intitulado de Sedex, como o Sedex 10 e 12, o Sedex Hoje, o Sedex e o Sedex Mundi.

O Serviço de Encomenda Expressa Nacional – Sedex foi criado pelos Correios há mais de três décadas, em março de 1982. A proposta é oferecer um serviço mais rápido de entregas em todo o país e tem um custo mais alto que o de outras modalidades, como o PAC, por exemplo. Porém, o prazo de recebimento também é bem mais curto.

Caso esse tempo estipulado não seja cumprido, existe uma maneira de solicitar reembolso de parte do valor cobrado no envio, conforme o tempo de atraso. O serviço também disponibiliza a possibilidade de rastreamento pelo site com nível de detalhamento maior. Além disso, efetua 3 tentativas de entrega antes de disponibilizar a retirada na agência mais próxima do destinatário.

Para empresas que têm contrato com os Correios, existe a opção de contratar a coleta domiciliar. Esse serviço facilita muito o trabalho do dono de uma loja virtual.

Same day

Receber a mercadoria no mesmo dia é o sonho de consumo de qualquer comprador de lojas virtuais. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, algumas empresas estão surgindo com essa finalidade, como a B2Log. A opção ainda enfrenta uma série de restrições para esse tipo de entrega, como a área abrangida e o horário da finalização da compra pelo cliente, mas é a aposta de muitos segmentos para o futuro do e-commerce.

Caso trabalhe com mercadorias pequenas e leves, uma alternativa interessante de entrega no mesmo dia, que poderá ser oferecida aos seus clientes, é a feita por motoboy. É barata, segura e rápida, e seus clientes ficarão satisfeitos em ter mais uma opção.

Percebeu como é possível garantir uma entrega rápida no e-commerce? Seguindo essas orientações, sua loja virtual terá um interessante diferencial, desejado por muitos clientes: receber rapidamente a mercadoria.

Quer ter ainda mais o conhecimento sobre e-commerce e não sabe como? Assine a nossa newsletter e receba informações valiosas para a sua loja virtual.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *