E-commerce no Instagram: construindo uma vitrine para o negócio

Tempo de leitura: 6 minutos

As redes sociais permitem o uso de diferentes estratégias para o crescimento das empresas: fortalecimento de marcas, relacionamento com público-alvo, divulgação e venda de produtos, entre outras possibilidades. O e-commerce no Instagram é uma das opções que podem favorecer o seu negócio.

Com uma base de 700 milhões de usuários ativos em todo o mundo, o Instagram se mostra como um terreno interessante para as empresas trabalharem as suas marcas. Essa rede social é atraente, sobretudo para as companhias que atuam com a comercialização de produtos, pois nela encontram uma opção para exibir mercadorias de maneira única.

Afinal, mais do que expor fotos e vídeos dos produtos, o Instagram permite criar um modelo de interação com o público, o que cria um mecanismo de vendas ímpar baseado no contato, no atendimento e na fidelização de clientes. E tudo isso leva em consideração um meio dinâmico de comunicação.

Além das suas características próprias e da sua abrangência, o Instagram é um mecanismo fácil de operar. Ele oferece uma série de ferramentas que facilitam a conquista de novos clientes e a finalização das vendas. Também tem a seu favor o fato de ser estruturado com ênfase em elementos visuais.

Há vários fatores que pesam a favor do Instagram como uma ótima vitrine virtual para o seu negócio. Nos próximos parágrafos, vamos explicar como usar essa rede social para potencializar suas vendas.

Vitrine online: o Instagram como seu aliado nas vendas

O que torna o Instagram uma excelente alternativa para o e-commerce não é só o fato de possuir uma base ampla de usuários e uma estrutura apoiada na comunicação visual. O comportamento das pessoas na própria rede social contribui para que seja uma ferramenta interessante para os negócios.

Em 2016, o Facebook divulgou uma pesquisa apontando que 80% dos usuários já fizeram alguma compra influenciados por uma foto ou vídeo que viram no Instagram.

E mais: deste total, 84% acabaram fazendo a sua compra em uma loja online. Viu!? A rede social consegue instigar o consumo e direcionar os compradores para um canal de vendas digital.

Porém, para alcançar esses resultados, é necessário ter paciência e trabalhar para desenvolver o seu perfil no Instagram. É preciso ficar atento a alguns aspectos para que consiga tornar o seu endereço na rede social um motor de vendas.

Mobile-friendly

Lembre-se: o Instagram é um aplicativo para smartphones. Portanto, se vai utilizá-lo como um braço do seu e-commerce, otimize o seu site para que funcione adequadamente nas telas dos celulares.

Bio

A bio – campo destinado à descrição da empresa – deve ser usada com bastante originalidade. É preciso vender a sua marca de maneira direta e objetiva, mas de forma atraente.

E não esqueça de inserir um link na bio para a sua loja virtual!

Criatividade

Talvez essa seja a palavra mais importante quando o assunto é Instagram. Ela deve estar presente em sua descrição, nas fotos e nos vídeos postados e nas mensagens enviadas.

Para se destacar, é necessário ser único e ter um material bem pensado.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Planejamento

Cada publicação na rede social deve ter um objetivo, e, para que ele seja alcançado, é importante planejar o conteúdo. Crie um calendário editorial e saiba trabalhar o material que irá dividir com seus clientes.

Interação

Esse é o principal objetivo das redes sociais. Converse com seus clientes, e não deixe ninguém esperando uma resposta sua.

Invista nas hashtags! Elas são excelentes motores de busca dentro do Instagram. Assim ficará mais fácil de você ser encontrado.

Quais ferramentas podem ser usadas?

Para tornar o e-commerce no Instagram mais eficiente, é interessante recorrer a algumas ferramentas. A seguir, listamos alguns dos principais aplicativos utilizados na gestão de um perfil na rede social. Confira!

Google Apps Script

Esse aplicativo é uma opção para controlar os números da sua conta no Instagram. Com ele, é possível extrair os números do perfil – por exemplo, a quantidade de seguidores – e salvar em uma planilha virtual do Google. Esse controle permite a rápida mensuração de seus resultados.

Canva

Nada de ficar colocando fotos repetidas ou mal produzidas no Instagram. Essa rede social é visual e demanda certo cuidado com o material que será colocado lá.

O Canva é uma ferramenta essencial para quem tem pouca experiência na edição de fotos, pois oferece diversos modelos editáveis para a formatação de posts.

Keyhole

Como dissemos anteriormente, as hashtags são elementos essenciais dentro do Instagram e ajudam bastante na hora de atrair pessoas para o seu perfil.

Com o Keyhole, é possível identificar quais são as melhores hashtags para o seu negócio e, com isso, desenvolver uma estratégia para aumentar o número de seguidores.

Escolhendo produtos para divulgação

Consumidores consideram que as imagens dos produtos chamam mais atenção do que as informações técnicas da mercadoria ou a opinião de outras pessoas que tenham feito a compra.

Isso acontece porque as fotos têm mais apelo do que os textos corridos e, com isso, despertam o interesse das pessoas.

Dessa forma, é preciso escolher com cuidado o que vai ser divulgado e como acontecerá essa divulgação. Nesse processo, a criatividade é um item primordial para mostrar seus produtos de maneira diferente e de forma persuasiva e interessante. Pense com cuidado e capriche nas fotos.

Não existe uma fórmula de sucesso, mas sempre que for preparar um material para o Instagram procure fazer uma composição que favoreça a imagem.

Por exemplo, a imagem de um par de óculos em cima de uma mesa não será tão interessante quanto o mesmo produto clicado com mais detalhes e com um fundo mais atrativo.

Impulsionando postagens no Instagram

Uma das possibilidades que as redes sociais oferecem é o impulsionamento das publicações.

Com o Instagram não é diferente. Ele oferece a criação de quatro tipos de anúncios com objetivos diferentes – o que obriga o empreendedor a ter uma estratégia bem clara para que possa alcançar as metas:

  • aumentar os cliques no site;
  • incentivar a instalação de um aplicativo;
  • ampliar o número de reproduções de vídeos;
  • desenvolver e gerenciar o branding, isto é, melhorar a imagem da marca.

Com base nesses objetivos, as possibilidades de anúncios são:

  • anúncios de foto (Photo Ads): contam histórias e exibem produtos por meio de imagens atraentes;
  • anúncios de vídeo (Video Ads): criam anúncios de vídeos com altos parâmetros de qualidade;
  • anúncios em carrossel (Carousel Ads): são parecidos com os Photo Ads, mas utilizam várias imagens no mesmo anúncio;
  • anúncios com Stories: possibilitam que o usuário promova sua marca por meio de anúncios de tela cheia no Instagram Stories.

Aplique nossas dicas sobre e-commerce no Instagram e alavanque as vendas da sua loja virtual!

Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *