Como divulgar loja virtual no Youtube?

Tempo de leitura: 6 minutos

Não é novidade para ninguém que o YouTube se tornou o queridinho dos brasileiros, não é? Podemos até dizer que é a nova geração da televisão. E, acompanhando essa mudança do consumidor, muitos empresários já estão encontrando meios de como divulgar loja virtual nesse excelente canal digital.

De fato, o número de usuários do YouTube tem aumentado consideravelmente a cada dia. E boa parte dessa audiência está migrando da televisão comum, aderindo ao YouTube como fonte primária de entretenimento.

Diante disso, investir no YouTube é uma ótima escolha para quem deseja aumentar a visibilidade e melhorar reputação online da marca e impactar positivamente ao público da empresa. Por isso, neste post separamos 7 dicas de como divulgar loja virtual no YouTube, vamos conferir?

Como divulgar loja virtual de maneira que gere valor para o público

Em primeiro lugar, é importante ter em mente quem é a persona que se deseja alcançar. Conhecer bem o público que receberá mensagem dos seus vídeos facilitará na produção de conteúdos que gerem valor para quem está assistindo.

Por isso, evite fazer propagandas — dê preferência a conteúdos que ressaltem os principais benefícios do seu produto ou serviço, ou esclareça dúvidas que as pessoas possam ter acerca da sua empresa.

Afinal, divulgar a loja virtual no YouTube é uma das formas de Marketing de Conteúdo, cujo principal objetivo é atrair as pessoas com conteúdos relevantes para o público, no momento em que a busca é realizada. Para isso, alguns outros aspectos devem ser considerados. Vejamos, então, quais são eles:

1. Invista na produção de vídeos de qualidade

No próprio momento de gravar os vídeos, certos cuidados precisam ser levados em consideração:

  • na escolha do cenário, certifique-se do ajuste da iluminação, para que o local não esteja com excesso ou falta de luz, prejudicando a qualidade da imagem;
  • tenha cuidado com elementos que possam tirar a atenção do público, como pessoas transitando ao fundo, desorganização do ambiente de gravação ou objetos desnecessários no cenário;
  • atente-se à qualidade de captação do som: o áudio merece um cuidado especial. Em alguns casos, não é recomendado utilizar o próprio áudio da câmera, então, utilize bons microfones externos perto de quem está falando.

2. Explore ao máximo o SEO

Atualmente, o YouTube é o segundo motor de buscas mais utilizado do mundo, ficando atrás somente do Google. Então, se você acha que apenas produzir vídeos de qualidade já é o suficiente para ganhar espaço, saiba que está enganado!

Quando tratamos de como divulgar loja virtual no YouTube, é necessário utilizar de estratégias para se destacar entre os milhares de vídeos postados diariamente na plataforma. E uma das principais estratégias para conseguir um melhor rankeamento é utilizar técnicas de SEO.

Afinal, assim como no Google, o YouTube tenta retornar a busca com os melhores resultados possíveis para seus usuários, levando em consideração a qualidade do vídeo e relevância do conteúdo.

Nesse sentido, na hora de carregar seus vídeos na plataforma, algumas otimizações podem fazer toda a diferença no momento do rankeamento. São elas:

  • faça uma boa escolha de palavras-chave, principalmente nos títulos e tags;
  • inclua uma descrição que resuma bem o conteúdo;
  • se possível, transcreva o conteúdo do vídeo, isso ajuda a plataforma compreender melhor do que se trata o vídeo;
  • tenha cuidado com a duração, vídeos muito longos podem perder posição no rankeamento;
  • adicione legendas;
  • saiba que o número de inscritos no canal também influencia no momento do rankeamento;
  • tenha cuidado para não infringir os direitos autorais.

Todas essas pequenas ideias de otimização podem fazer seu vídeo se destacar dos demais vídeos no momento de divulgar sua loja virtual.

3. Incentive seu público a se inscrever no canal e compartilhar seus vídeos

Como já dissemos, a quantidade de inscritos no canal também influencia no posicionamento dos seus vídeos no momento das pesquisas. Pensando nisso, sempre adicione um call to action em seus vídeos.

Em outras palavras, peça para o usuário realizar a ação de se inscrever no canal e compartilhar os vídeos nas redes sociais, para que seu conteúdo possa atingir o maior número de pessoas possível.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

4. Mostre na prática

Ninguém melhor para responder dúvidas sobre o seu negócio do que você mesmo, certo? Então, crie vídeos que respondam possíveis perguntas sobre a sua empresa ou os produtos que você comercializa.

Mostre seus produtos ou serviços em ação. Se possui uma loja de cosméticos e vende maquiagens, por exemplo, produza vídeos mostrando benefícios da utilização de determinado produto, ou compartilhe com o seu público novas técnicas de auto maquiagem.

5. Utilizar linguagem descontraída

Antes de tudo, é preciso lembrar que é essencial saber com quem se deseja falar. Afinal, conhecer bem o público é primordial para que sua mensagem seja recebida e compreendida.

Assim, dependendo do perfil da persona da sua empresa, utilize uma linguagem leve e informal, como se estive falando diretamente, ou “frente a frente” com ela. Só é preciso ter cuidado com contrações e gírias, pois certas expressões podem vulgarizar seu conteúdo e fazer com que sua qualidade caia.

6. Planejamento da produção de vídeos

“Quem não é visto não é lembrado” — certamente, você já ouviu essa frase diversas vezes. E, de fato, se trata de uma das maiores certezas do marketing. Portanto, não deixe os clientes esqueçam a sua empresa; quanto mais vídeos forem postados, maior será o tráfego de usuários.

Nesse sentido, o recomendado é postar, no mínimo, uma vez por semana, se possível. Para tanto, é ideal criar um calendário de criação, com planejamento de conteúdo e datas de postagens.

7. Divulgue seus vídeos nas redes sociais

Por fim, assim como em qualquer estratégia de marketing digital, o interessante é criar ações em conjunto com outras ferramentas, para garantir um melhor desempenho da estratégia. E, quanto a isso, as redes sociais são excelentes impulsionadores de conteúdos.

Sem dúvida, divulgar seus vídeos nas redes sociais da empresa permite uma maior atração de pessoas para visualizar seu conteúdo.

Enfim, o YouTube é, certamente, um dos principais canais de comunicação digital da atualidade. Além de proporcionar diversas vantagens para os empreendedores que o utilizam em sua loja virtual ou física, também possibilita o destaque das demais empresas, oferecendo um conteúdo diferenciado para seus clientes e atraindo novos consumidores.

Então, gostou do post? Agora que já sabe como divulgar loja virtual no YouTube, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique sempre por dentro das principais novidades do nosso blog!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *