5 dicas para encontrar um nicho de mercado rentável

Tempo de leitura: 6 minutos

O primeiro passo para quem deseja criar um negócio é definir um nicho de mercado. Será a partir dessa definição que o empreendedor poderá visualizar claramente como sua empresa atuará e como o produto será apresentado para o público que deseja alcançar.

Essa etapa é tão importante que a escolha será capaz de definir o futuro sucesso ou fracasso do empreendimento. Será a partir dessa etapa que será possível conhecer com quem e como falar, quem são os principais concorrentes e quais serão os desafios que precisarão ser superados.

Escolher um nicho de mercado envolve várias questões e, para ajudá-lo a escolher uma área de atuação para criar um negócio lucrativo, separamos 5 dicas a seguir. Confira!

1. Considere seus interesses

Então, você decidiu abrir o seu próprio negócio! Agora, o primeiro passo a ser dado é escolher a área de atuação. Contudo, para chegar a uma ideia sobre o que fazer e para quem falar, algumas atitudes deverão ser tomadas.

A primeira é criar uma lista com as maiores afinidades que você possui. Assim, será possível ter uma ideia de todas as possíveis áreas em que você poderá de atuar.

A ideia é encontrar, por meio da lista, os segmentos com os quais o empreendedor possua certa afinidade. Podem ser hobbies (como praticar esportes, cozinhar, tricotar, criar peças artesanais etc.), conhecimentos específicos (caso você seja muito bom em uma área) ou qualquer outro aspecto em que você se destaque.

Isso é importante pois, antes de escolher o segmento, será necessário ter em mente que a empresa deve oferecer um diferencial para o mercado. Ou seja: preencher uma lacuna pouco exploradora ou de uma forma diferente dos demais “players” daquele mercado.

A partir de todos os interessantes e atividades do empreendedor, será possível criar uma peneira para, assim, escolher um bom nicho de mercado.

2. Fique atento às tendências

Há, basicamente, duas formas de escolher um segmento para atuar utilizando o maior buscador da internet. Por meio das ferramentas do Google, mais especificamente a Google Adwords Keyword Planner e o Google Trends, é possível saber quais são as atuais tendência no mercado.

A partir dessas tendências, será possível definir e estudar os nichos relacionados aos interesses destacados em sua lista. Para encontrar essas áreas, considere as duas dicas a seguir:

2.1. Google Keywords Planner

O empreendedor deverá criar uma conta no Google Adwords para depois poder acessar a ferramenta. Uma vez dentro da plataforma, o usuário deverá colocar as principais palavras-chave para encontrar ideias de nicho de mercado (como, por exemplo, “bolos decorados”).

A partir dessa keyword, a ferramenta mostrará uma série de sugestões de palavras-chave genéricas e outras mais específicas. Nesse momento, será possível identificar o volume mensal das buscas para esse termo e ter uma noção da demanda que aquele nicho possui.

Palavras com um volume de pesquisa grande, naturalmente, possuem mais ofertas para suprir a demanda. Por outro lado, keywords com menor volume detêm um público mais específico e poucas empresas oferecem soluções direcionadas para essa parcela.

Por mais prático que seja, encontrar um nicho não é uma tarefa fácil. O empreendedor deverá pesquisar pelas palavras certas para encontrar a keyword ideal e definir o nicho de mercado a partir das informações cedidas pelo próprio Google.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

2.2. Google Trends

No Trends, o usuário poderá verificar em tempo real quais são as tendências do mercado a partir das buscas realizadas por seus usuários. Assim, será possível encontrar oportunidades mais específicas para investir.

O uso dessa ferramenta é mais simples do que a primeira e é muito bem-vinda no momento do brainstorm, etapa essencial para a concepção da ideia e do segmento em que a empresa atuará.

3. Verifique a competitividade do nicho escolhido

Depois de identificar uma área de atuação em potencial, chegou o momento de verificar se será possível criar um negócio lucrativo no mercado. O primeiro questionamento a ser realizado é: “quais serão os diferenciais apresentados pelo meu produto?”.

É importante fazer uma pesquisa de mercado para verificar o tamanho dos concorrentes e quais são as estratégias utilizadas para conseguir clientes.

Em alguns nichos, há uma dominância por parte de 1 ou 2 players. E, mesmo que dê para tirar alguma fatia do bolo, talvez o tamanho do pedaço a ser conquistado não justifique o empreendimento.

A ideia é encontrar um nicho em que será possível competir de forma saudável e crescer com o diferencial apresentado e as estratégias utilizadas para conquistar e cativar a sua audiência.

Depois de verificar o tamanho dos concorrentes, chegou o momento de avaliar a oferta versus a procura da área respondendo as perguntas a seguir:

  • Qual é o volume de buscas mensais das principais palavras-chaves da empresa?
  • Há demanda o suficiente para justificar o empreendimento?

Essas respostas serão capazes de auxiliar o empreendedor a definir o nicho de mercado a ser trabalhado.

4. Escolha um público específico

Depois de definir a sua área de atuação, chegou o momento de escolher os canais de venda e a formas de comunicação de sua empresa. Para tomar uma decisão assertiva, o empreendedor deverá responder as questões a seguir:

  • Quais são os lugares que o meu público-alvo utiliza para buscar informações?
  • Quais são as maiores necessidades desse público?
  • Como eu posso entregar a solução de uma forma diferenciada e cativar meus clientes?
  • O que o meu público-alvo espera dos produtos e/ou serviços oferecidos por minha empresa?

A partir dessas respostas, o empreendedor será capaz de definir as personas, o público-alvo e quais serão os melhores canais para se comunicar com a audiência de seu negócio.

5. Teste o seu produto no mercado

Depois de escolher uma área de atuação, ter definido um público e as estratégias de comunicação, chegou o momento de realizar testes. O empreendedor deverá testar o seu produto/empreendimento no mercado para colher feedbacks.

A forma como os testes serão realizados dependerá do tipo de negócio e do nicho de mercado. Depois de realizar todas essas etapas, o empreendedor será capaz de definir a área de atuação da empresa e as melhores estratégias de marketing para atrair o público certo para o empreendimento.

Agora que você aprendeu a escolher um nicho de mercado, aproveite para conferir também o nosso post com as melhores dicas para abrir a sua loja virtual e expandir seu negócio. Boa leitura!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *