Confira 5 dicas para desencalhar o estoque parado

Tempo de leitura: 6 minutos

Você provavelmente já ouviu alguém falar que estoque parado é prejuízo garantido, certo? Mas será que existe alguma forma de reverter isso? Neste post você vai conferir 5 dicas para desencalhar o estoque parado. Você vai entender porque esse problema acontece em um negócio e como evitá-lo com algumas dicas práticas e eficientes que poderão trazer a agilidade necessária para as suas vendas e a melhoria dos seus resultados.

1. Entenda por que as mercadorias ficam paradas

Existem diversas razões que podem levar mercadorias a ficarem paradas no estoque de um negócio, mas um dos principais motivos é a falta de controle no inventário dos produtos. Para isso é preciso fazer relatórios periódicos, levantando quais são os produtos com maior e menor saída em sua organização.

Com base nesses dados é possível, por exemplo, criar uma política de compras racionalizando a aquisição daqueles produtos que têm maior saída. Isso evita que a mercadoria fique parada e também que faltem produtos, fazendo com que seu cliente procure a concorrência.

Outro fator que pode levar as mercadorias a ficarem paradas são os preços praticados em relação à concorrência. Será que sua empresa não está com um valor muito alto comparado aos seus principais competidores?

Excesso de reclamações ou ainda questões sem solução por parte de sua empresa também podem acabar minando a comercialização de suas mercadorias, fazendo com que seu estoque fique parado por mais tempo. Procure entender se existem muitas reclamações e se essas são sanadas de forma correta.

Não conhecer o seu público-alvo também pode impactar negativamente o bom fluxo de um estoque. Logo, mapear quem são os seus principais clientes, a periodicidade de compra, o ticket médio, entre outros dados relacionados às suas mercadorias, poderá ajudar a desencalhar seu estoque.

2. Crie campanhas e ofertas especiais

Agora que você já entendeu por que o seu estoque fica parado, que tal começar a desencalhar a mercadoria? Conhecendo melhor eventuais épocas de sazonalidade, seus produtos e clientes, que tal criar campanhas e ofertas especiais?

Você pode, por exemplo, criar uma campanha especial para um determinado público de roupas ou de cosméticos. Ofertas especiais também podem ser criadas para aqueles clientes que costumam comprar na sua loja.

Esse tipo de estratégia, além de ajudar na melhoria do fluxo de mercadorias paradas, ainda pode auxiliar na fidelização dos clientes que já fazem parte de sua base e também adicionar clientes novos à sua empresa.

Essas campanhas também podem ser feitas nas trocas de estação ou perto de datas comemorativas, incentivando o público a adquirir os produtos com o apelo emocional criado pela situação pontual.

3. Combine diferentes produtos

Outra dica interessante e que pode render bons frutos na hora de desencalhar o estoque é combinar diferentes produtos. Assim, se você possui uma loja virtual e um estoque com muitos sapatos que não foram vendidos, que tal colocar sugestões em seu website e ofertá-los junto com camisas, cintos ou calças?

Lembre-se que é necessário mostrar ao cliente vantagens ao adquirir os dois produtos de forma simultânea. Aqui o preço fala mais alto e o consumidor deve ser incentivado por preços atrativos que o façam considerar a compra de um item que não fazia parte de sua intenção inicial.

Produtos similares também podem ser ofertados em combos, ou seja, de forma combinada. Aqui você também poderá utilizar uma campanha especial do tipo “leve 3 e pague 2” ou “50% de desconto na segunda peça adquirida”.

O que vale nessa hora é sua criatividade e capacidade de identificar quais são os itens que têm pouca saída e que estão ficando parados nas suas prateleiras. Aliar esses produtos àqueles que têm uma maior procura por seus clientes é uma forma inteligente de desencalhá-los e maximizar seus resultados.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

4. Converse com os seus fornecedores

Conversar com os fornecedores e desenvolver uma política de compras é essencial para uma boa gestão dos estoques e para evitar mercadorias paradas. Em alguns casos, é possível, por exemplo, devolver aqueles produtos que ficaram encalhados e que não terão mais aceitabilidade no mercado.

Em outros, sua loja pode buscar negociar prazos de pagamento junto a esses fornecedores, uma vez que, devido à mercadoria parada, pode haver dificuldades em relação ao capital de giro. A parceria com o fornecedor sempre é essencial, não só para eventuais devoluções e prorrogações de prazos, mas também para identificação e compreensão do mercado.

Seus fornecedores serão seus principais aliados para identificar tendências e compreender o comportamento dos consumidores. Essa relação é importante para ambos os lados, já que todos têm interesse na comercialização das mercadorias em um fluxo regular.

5. Invista em boas descrições dos produtos

Muitos produtos acabam ficando encalhados simplesmente porque as pessoas não têm informações sobre eles. Será que os seus não estão ficando assim? Revise como eles estão anunciados, se você tem boas fotos e se elas estão alinhadas à realidade do produto.

Os tamanhos também são essenciais. Lembre-se de que as pessoas que compram no e-commerce já optam por esse tipo de comércio pela praticidade, então essas informações precisam estar todas ali, na ponta dos dedos, para serem consultadas.

Se puder, invista em pequenos vídeos que mostrem como o produto fica no cliente. Esses vídeos dão uma noção mais realista e acabam convencendo aqueles que ainda têm dúvida se devem comprar ou não determinado produto no qual têm interesse.

A avaliação de outros compradores também pode ser um diferencial. É com base nela que muitas pessoas acabam adquirindo os produtos. Assim, entender os seus clientes, suprir suas necessidades e depois deixar um espaço para a opinião deles pode convencer outros a também adquirirem seus produtos.

Neste post você pode compreender que estoque parado é prejuízo, mas que isso pode ser revertido. São várias as razões que podem gerar esse problema e elas vão desde falta de controle, entendimento de como funcionam as saídas no seu estoque, passando por reclamações não resolvidas, entre outros problemas que podem afetar negativamente suas vendas.

Compreender como funcionam as suas vendas, seus clientes e produtos, fazer promoções e ofertas, conversar com fornecedores e investir em boas descrições de suas mercadorias podem fazer a diferença na hora de desencalhar o seu estoque. E aí, gostou dessas dicas? Que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de mais conteúdo pra alavancar o seu e-commerce?



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *