Entenda a importância da descrição de produtos na loja virtual

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma boa descrição de produtos é muito importante no e-commerce, pois, além de apresentar os itens comercializados ao consumidor, ela possibilita que eles sejam encontrados nas buscas do Google. A descrição auxilia, inclusive, nas estratégias de marketing digital em sites de busca, potencializando o alcance de clientes novos a partir das informações descritas.

Mas você sabe quais são os principais pontos a serem atendidos, e quais técnicas de SEO podem ser úteis para se fazer a descrição de produtos no e-commerce? Conheça, a seguir, dicas para redigir essa parte do site de modo a conseguir maior visibilidade e colocar seu e-commerce no topo dos mecanismos de busca!

Faça uma descrição de produtos bem detalhada

A descrição dos seus produtos deve ser completa e objetiva, especificando o tamanho, peso, composição, funções, qualidade, acessórios, cores disponíveis e tudo o mais que for possível descrever sobre o item comercializado. Também é importante apresentar os produtos com boas fotos.

Não se esqueça de informar o preço, os prazos de entrega, as condições de garantia e como proceder em caso de devolução do produto. Lembre-se: descrever bem é não deixar margem para dúvidas!

Certifique-se de informar o máximo possível

Uma descrição completa ajuda o cliente tomar a decisão de compra. Além disso, ela impede que mal-entendidos causem insatisfação ou mesmo problemas legais, garantindo que a sua loja tenha sempre uma boa avaliação

Por isso, procure informar todas as funcionalidades do produto e detalhar as facilidades que ele oferece, além de deixar bem claras todas as condições da compra e regras de funcionamento do site.

Organize bem a estrutura do texto, separando tudo em tópicos — escreva uma coisa de cada vez. Seja sempre claro e vá direto ao ponto. Utilize o máximo de informação que tiver, mas com objetividade. Uma descrição bem feita fará com que o visitante leia toda a página sem se cansar ou se desinteressar.

Fale diretamente com seu público

Procure manter uma linguagem direcionada para o seu público-alvo, falando diretamente com a pessoa que pretende abordar.

Por exemplo, se estiver descrevendo produtos de informática voltados para profissionais da área, pode usar uma linguagem mais técnica; caso tenha uma loja de games, voltada para o público adolescente, use uma linguagem mais descontraída. Dependendo do caso, pode ser uma boa ideia usar uma linguagem mais pessoal e descontraída, como se estivesse conversando com um amigo.

Também procure ensinar o cliente a usar o produto da melhor maneira, citando exemplos de situações reais, para que ele possa visualizar aquele item resolvendo as suas necessidades já no ambiente de sua casa. Use testemunhos de outros clientes para demonstrar a aprovação.

Faça uma lista com os dados técnicos

Após reunir as informações num texto completo e objetivo, preencha as informações técnicas em forma de lista, numa tabela com marcadores. Isso é muito importante para facilitar a leitura do conteúdo.

Mantenha sempre um padrão, para que os visitantes possam comparar produtos semelhantes de marcas diferentes na sua loja virtual.

Saiba como vender o seu peixe

Promova o produto ao máximo e deixe claras todas as suas vantagens para o comprador. Mostre os benefícios que o produto ou serviço poderá trazer para o seu dia a dia, qual problema ele resolve e como o cliente se sentirá depois de adquiri-lo. Procure transformar o seu produto em um desejo, uma necessidade.

Ao descrever uma cadeirinha de carro para bebê, por exemplo, leve o leitor a visualizar como ela poderá tornar a viagem de seu filho mais segura e confortável.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Atente para os mecanismos de busca e o SEO

Ao fazer a descrição, você deve sempre pensar em como o Google e outros mecanismos de busca vão interpretar suas informações e como sua página será ranqueada.

Técnicas de SEO, abreviatura para o conceito em inglês Search Engine Optimization (otimização em ferramentas de busca), são fundamentais para que seus produtos apareçam com destaque no Google. Use as palavras-chave de modo estratégico e procure criar um bom conteúdo, com textos bem feitos e atraentes.

Conheça as vantagens de aparecer bem no Google

Caso o seu produto consiga figurar na lista dos melhores resultados para determinada palavra-chave no Google, suas vendas podem aumentar bastante. Segundo pesquisa da Chitika Online Advertising Network, o primeiro resultado a aparecer no buscador recebe 34,35% dos cliques; o segundo, 16,96%; o terceiro, 11,42%; e todo o restante divide os 37% que sobraram.

Para se destacar no Google, utilize a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords e procure quais palavras relacionadas ao seu produto ou serviço as pessoas buscam mais. Depois é só utilizar esses termos para formar o título e partes do texto.

Utilize as métricas a seu favor

As ferramentas de medição podem auxiliar você a analisar quais estratégias estão funcionando na descrição de seu e-commerce. Com o Google Analytics, por exemplo, você pode descobrir quais posts são mais visualizados e, assim, ter uma ideia do que realmente está funcionando.

Já o site SemRush serve para analisar quais são os locais mais acessados nas páginas de seus concorrentes, quais são as palavras-chave usadas por eles, etc.

Jamais caia na facilidade de copiar e colar

Copiar e colar o conteúdo descritivo do fabricante ou distribuidor do produto atrapalha o seu posicionamento nos sites de busca. Por isso, procure sempre criar um texto novo e original, de preferência melhor que o texto do fabricante.

Para que seu cliente sinta vontade de ler toda a descrição do produto, você deve abusar da criatividade. Além disso, os buscadores dão mais valor aos conteúdos originais. Também personalize o conteúdo de acordo com a identidade de seu negócio e direcione-o para o perfil de seu público-alvo.

Conforme vimos, é muito importante que a descrição de produtos em sua loja virtual seja bem feita e caprichada! Observando as recomendações acima, o seu e-commerce ganhará mais destaque e seus produtos serão capazes de se vender por si mesmos!

Você gostou do artigo sobre descrição de produtos? O que mais lhe chamou a atenção? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece na área de e-commerce!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *