Datas comemorativas: como aproveitá-las para vender mais?

Tempo de leitura: 6 minutos

Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal são apenas algumas das datas comemorativas que representam grandes oportunidades de vendas no e-commerce. O calendário anual oferece períodos de sazonalidade que podem fazer toda a diferença para o caixa de uma empresa.

Eles são, muitas vezes, o fator determinante para o lucro das operações. Por isso, se você está pensando em abrir uma loja virtual e torná-la um negócio de sucesso para, então, conquistar a sua tão sonhada independência financeira, é de extrema importância estar sempre atento a essas ocasiões.

De qualquer forma, preparamos este artigo justamente pensando em situações como as descritas acima. A seguir, você verá como aproveitar as datas comemorativas para vender mais. Continue a leitura e confira!

Selecione as datas comemorativas mais relevantes

Primeiramente, é preciso dar a seguinte dica: selecione as datas mais relevantes! Nesse sentido, estamos nos referindo àquelas que melhor se relacionam com o seu nicho de atuação.

Para exemplificar, digamos que você venda produtos femininos e que seu público-alvo é composto por mulheres entre 20 e 30 anos. Diante disso, quais seriam as principais datas a trabalhar? A resposta é: Dia das Mães e Dia das Mulheres.

No entanto, é claro que o Natal continua sendo uma época-chave para todo e qualquer comércio, seja ele físico ou online. Porém, o ponto a ser destacado nesse caso é que não faz sentido preocupar-se com o Dia dos Pais, por exemplo, já que ele nada teria a ver com o seu segmento.

Em outras palavras, focalize sua atenção nas datas comemorativas mais alusivas ao seu negócio, não se esquecendo das “genéricas”, mas eliminando aquelas que não tenham ligação alguma com o nicho pretendido. E, por estarmos falando das vendas no comércio eletrônico, não se esqueça de considerar as datas que são destinadas a esse tipo de ambiente, como:

  • Dia do Consumidor (15 de março);
  • Black Friday (4ª sexta-feira do mês de novembro);
  • Cyber Monday (1ª segunda-feira após o Black Friday).

Enfim, monte um calendário com os dias mais significativos e comece a pensar em estratégias para aumentar as vendas.

Comunique as ações com antecedência

De nada adianta trabalhar as datas comemorativas se você não comunicá-las aos consumidores. Para os eventos mais tradicionais, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, o ideal é começar a divulgação com pelo menos um mês de antecedência.

Você já deve ter percebido que as lojas físicas começam as decorações de Natal no mês de novembro, não é? Pois bem, essa tática também deve ser seguida nos e-commerces.

E como isso pode ser feito? De forma clara e objetiva, procure entrar no clima da data em questão, alterando levemente o layout de sua loja e criando letreiros específicos ou uma sessão de vendas especial para a ocasião, por exemplo. Lembre-se de utilizar as ferramentas de divulgação que estão ao seu alcance, como e-mail marketing e redes sociais.

Seja qual for a estratégia adotada, a ideia é criar campanhas que convidem os usuários a visitarem o seu site, sempre destacando os descontos e as promoções — que, por sua vez, devem estar disponíveis assim que você começar as divulgações, pois as compras dificilmente acontecem no dia “x”, mas sim nas semanas que o antecedem.

No caso das redes sociais, é possível configurar as campanhas para que atinjam exatamente o seu público-alvo, com a vantagem de poder alcançar milhares de pessoas com um investimento relativamente baixo. Facebook e Instagram são as mídias mais utilizadas.

Planeje o estoque

Outro aspecto que merece ser destacado é a preparação do estoque. Assim sendo, certifique-se de que a quantidade dos produtos que você colocará em promoção será suficiente para atender à demanda.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Para tanto, entre em contato com os fornecedores e solicite tais produtos — com base, é claro, nas suas estimativas de venda. Faça isso antecipadamente.

É bem verdade que acertar os números é algo praticamente impossível, mas tenha em mente que é melhor sobrar do que faltar. No entanto, cuide para não gastar demais e, principalmente, escolha bem as mercadorias que serão postas na promoção: opte por aquelas com vendas mais garantidas.

Uma dica que damos é: explique para os fornecedores que a compra se refere a produtos que serão ofertados com descontos exclusivos para uma determinada data. Por isso, não tenha medo de pedir uma melhor condição para você também. Essa negociação é importante para garantir uma boa margem de lucro.

Prepare-se para um maior número de acessos e de atendimentos

Esteja preparado para um maior número de acessos e de atendimentos. Mas o que isso quer dizer? Em relação ao primeiro ponto, basta verificar com o seu servidor qual é o volume de acessos instantâneos que a loja virtual suportará.

Caso você entenda que é preciso aumentar o limite, não hesite em tomar tal atitude. Lembre-se: ter o site indisponível por não suportar a quantidade de acessos é um descuido que pode levar toda a sua estratégia para o lixo.

Já no que se refere aos atendimentos, a tendência é que as solicitações aumentem consideravelmente, seja via e-mail, redes sociais, chat ou telefone. Em vista disso, é fundamental preparar-se para atender a essa demanda.

O mesmo vale para as entregas: encontre uma forma de garantir que todos os pedidos cheguem dentro do prazo estipulado. Enfim, saiba que você terá muito trabalho e, se isso de fato ocorrer, agradeça, pois suas promoções terão funcionado como o esperado.

Para concluir, vale ressaltar a necessidade de acompanhar o que os principais players do mercado estão fazendo. Visite essas lojas com frequência, em especial nos períodos que antecedem as datas comemorativas. Tire ideias de promoções, marketing e tudo o que entender como interessante.

Cadastre-se para receber e-mails e acompanhe as redes sociais também. No entanto, não espere resultados expressivos nas primeiras campanhas: o importante é compreender que é tentando que se aprende. Pouco a pouco, você definirá estratégias que funcionem, mas, para isso, é preciso errar um pouco.

E então? Já sabe como aproveitar as datas comemorativas? Se quiser ficar por dentro do universo do e-commerce e acompanhar todas as novidades, curta a nossa página no Facebook!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *