Como manter suas vendas durante a sazonalidade na loja virtual?

Tempo de leitura: 4 minutos

Não é novidade para ninguém que os períodos de sazonalidade têm grande movimentação no comércio. São períodos do ano em que o consumo é bastante estimulado, resultando em grande procura por produtos e serviços para presentear.

Se olharmos para o lado das empresas, é preciso analisar a importância da preparação dos comerciantes para os períodos sazonais, de modo a obter sucesso nas vendas. Porém, ao contrário do que muitos imaginam, somente preencher o estoque com mercadorias da época não é o suficiente para se obter bons resultados. Deste modo, separamos algumas dicas para que você possa adequar suas vendas em períodos de alto fluxo de clientes. Acompanhe os detalhes a seguir:

Seja social o ano todo

As redes sociais são uma das melhores ferramentas para criar laços com os clientes, de modo a fidelizá-los. Quando o assunto são vendas em períodos sazonais, é preciso ter em mente que o cultivo de uma boa relação com seus clientes pode fazer toda a diferença. Por isso, invista na presença constante em ferramentas como Facebook, Twitter, Instagram e outras plataformas de relacionamento. Como a população está cada vez mais conectada, manter-se em evidência na internet é fundamental.

Incentive o diálogo e avalie os feedbacks dados pelos clientes. Assim, quando os períodos sazonais estiverem próximos, eles já terão um conceito formado a respeito da sua loja e poderão priorizá-la na busca de seus produtos.

Cupons de Desconto

É comum a distribuição de cupons de desconto aos clientes em épocas sazonais; porém, o que poucos comerciantes fazem é promovê-los com certa antecedência. Um exemplo? No período de Natal. Aproveite as compras realizadas em outubro ou novembro para dar cupons aos clientes, convidando-os a voltar à sua loja em dezembro. O mesmo pode ser feito para as compras pós-Natal. Vale ressaltar que os critérios para os cupons são específicos para cada empresa.

Mantenha uma boa reputação

Paralelamente ao aumento das vendas que ocorre durante os períodos sazonais, crescem as dúvidas dos clientes sobre o local onde farão suas compras. É aí que nasce a importância da boa reputação, essencial para conquistar e manter a fidelidade dos consumidores. Trabalhe em todos os períodos do ano para mantê-los satisfeitos, com bom atendimento, vendas agilizadas e produtos de qualidade.

Programe o Estoque

Aja com antecedência: faça uma análise dos produtos sazonais que sua empresa irá disponibilizar, dos investimentos necessários e das quantidades ideais para manter o estoque recheado durante todo o período. Assim, você evita que ocorra falta de mercadorias e mantém os clientes satisfeitos. Afinal, além de ser financeiramente prejudicial à empresa, o estoque insuficiente também pode afetar a credibilidade da empresa.

Seja complementar

Períodos sazonais são ótimas oportunidades para incrementar as vendas. Em geral, as pessoas buscam produtos mais completos para agradar a quem for presenteado. Se sua empresa atua em um determinado nicho, torna-se de grande importância buscar por produtos ou serviços que complementem a compra do cliente. Por exemplo: se você trabalha com vendas de notebooks, ele provavelmente se interessará também por mouses, capas e mochilas, entre outros acessórios.

Assim, além de gerar mais vendas para a loja, você se destaca e obtém um diferencial que possivelmente seus concorrentes ainda não possuem.

Organize a casa

É fato que, para agradar aos clientes, uma loja virtual deve estar sempre bem organizada e, acima de tudo, atualizada com novos produtos, preços e promoções. Além disso, páginas com erros ou dificuldades de acesso devem ser sempre monitoradas para se buscar as devidas soluções.

Em períodos sazonais, as lojas virtuais tendem a receber um número maior de visitantes. Deste modo, se não estiverem preparadas para isso, poderão sofrer com problemas de lentidão, instabilidade e até mesmo ficar com o site fora do ar em alguns momentos.

Para evitar que estes problemas ocorram, o empreendedor deve avaliar com antecedência se sua loja está preparada para atender em épocas de grande movimentação. Uma boa dica é avaliar o crescimento dos visitantes na loja por meio de relatórios. De posse dessas informações é possível ajustar os planos da loja com os provedores de acesso.

De posse destas dicas, é possível montar um bom planejamento e construir uma relação sólida com seus consumidores. Se você tem uma experiência de sucesso em vendas no período sazonal ou uma estratégia que vale a pena conhecer, compartilhe com a gente!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês