Calendário promocional: o que é e qual a sua importância

Tempo de leitura: 6 minutos

Não é nenhuma novidade que, no âmbito do comércio digital, as datas sazonais e os períodos comemorativos são muito mais amplos do que no calendário utilizado para as ações promocionais dos estabelecimentos físicos, não é verdade?

Na maior parte das vezes, as lojas virtuais aproveitam para explorar as possibilidades de aumento das vendas por meio de feriados e datas especiais com as quais o público não está tão familiarizado. Mas isso pode ser usado como um elemento surpresa para encantar o consumidor e atrair a sua atenção através de promoções exclusivas.

Por isso, no artigo de hoje, mostraremos o que é um calendário promocional, como fazer um e qual a sua importância para os e-commerces. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

O que é o calendário promocional?

Como o próprio termo já deixa claro, um calendário promocional consiste em uma estratégia de planejamento anual, que servirá como base para que a empresa formalize eventos promocionais, ofertas exclusivas e promoções em produtos, de maneira organizada e de acordo com datas especiais.

Por meio de um calendário promocional, o empreendedor pode criar “lembretes” a respeito de seu próprio plano de ação, a fim de agilizar tarefas, como o contato antecipado com os seus fornecedores, as melhorias nos canais de comunicação, a preparação para lidar com clientes, entre outros aspectos.

Além de poder estipular metas assertivas e estratégias para engajar o público através de campanhas e ações publicitárias, é possível explorar o senso de urgência e a exclusividade comercial que cada data sazonal exerce em sua época.

Resumindo, o calendário promocional é reconhecido como uma eficiente métrica de desenvolvimento de projetos, já que permite a projeção de resultados futuros e ajuda os gestores a tomar as melhores decisões, com base em previsões realistas.

Por que trabalhar com um calendário promocional?

Dentre os motivos pelos quais você deve considerar a implementação de um calendário promocional em seu modelo de negócios, podemos citar:

  • ajuda a desenvolver um planejamento mais consistente;
  • aumenta as vendas em datas sazonais (Natal, Carnaval, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, etc);
  • possibilita previsões de resultados e ações que facilitam o trabalho dos gestores do negócio;
  • gera credibilidade no mercado de atuação da empresa, destacando-a de seus concorrentes;
  • otimiza o índice de satisfação do consumidor.

Como criar um calendário promocional?

Faça um planejamento

Como empreendedor, você já está habituado a tomar decisões com base em planejamentos antecipados, correto? Pois bem, para criar o seu calendário promocional, basta seguir o mesmo conceito.

Um planejamento consistente é capaz de prever os retornos que cada período sazonal trará ao negócio. Para isso, o primeiro passo é definir, de acordo com as preferências de seu público-alvo, quais serão as datas que você pretende implementar em seu calendário de promoções.

Caso você precise de ajuda para listá-las, confira os links abaixo:

Além de datas comemorativas, a sua loja virtual pode explorar as oportunidades de eventos aleatórios ligados à moda, aos esportes, à cultura, entre outros nichos.

Para se ter uma ideia, a Black Friday sequer era conhecida pelos brasileiros há alguns anos, mas hoje em dia faz um sucesso estrondoso, principalmente no comércio digital. A ideia é aproveitar os períodos que mais tenham ligação com o perfil de seus clientes.

Conheça a data e o seu contexto comercial

As datas que comporão o seu calendário promocional não devem ser escolhidas aleatoriamente. Muito pelo contrário, é necessário conhecê-las profundamente, entender em que contexto foram criadas e, é claro, qual é a percepção do consumidor em relação a elas nos dias atuais.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Isso não é um mero capricho. A questão é que, hoje em dia, as pessoas são mais exigentes e contestadoras do que antigamente, já que elas sabem que seu ponto de vista a respeito de uma marca ou produto exerce muita influência no mercado, além de valorizarem a experiência de compra como um todo.

Por exemplo, o Dia da Internacional da Mulher é uma das datas comemorativas mais relevantes do ano, mas muitas companhias pecam gravemente na hora de realizar materiais publicitários por desconhecerem o verdeiro significado desse dia.

Por isso, as empresas que lançam campanhas promocionais nesse período devem ser muito cuidadosas e respeitosas para evitarem um efeito publicitário oposto ao desejado. Afinal, uma campanha mal recebida pelo público não afeta somente o faturamento da empresa, mas também a percepção da marca pela perspectiva do consumidor.

Conte a sua história

Se existe um conceito que as redes sociais estabeleceram na sociedade moderna é a possibilidade de gerar uma relação cliente-empresa saudável. Portanto, para engajar o público-alvo, estabeleça vínculos entre a sua marca e a data comemorativa sobre a qual você deseja fazer suas promoções.

Seja por meio de argumentos emocionais ou racionais, a ideia é utilizar uma linguagem que se comunique com o seu consumidor de forma criativa, chamativa e utilizando todos os seus canais de comunicação para dar ênfase à mensagem de compra.

Como trabalhar com uma data sazonal?

A seguir, daremos alguns exemplos de como trabalhar com datas sazonais e implementá-las em seu calendário promocional.

Carnaval

Quando é realizado?

Entre a segunda e a terceira semana do mês de fevereiro.

Por que investir?

Há um aumento de aproximadamente 20% a 30% nas vendas desse período, tanto no comércio físico, quanto no eletrônico.

Produtos como água mineral, protetores solares, roupas de banho, ventiladores, chinelos, preservativos, copos para caipirinha, sucos, isotônicos e bebidas são apenas alguns dos itens que têm um alto índice de crescimento.

Quando a empresa deve iniciar suas compras?

Você deve entrar em contato com seus fornecedores, pelo menos, três meses antes do período sazonal.

Quando iniciar as ações e campanhas publicitárias?

Um mês antes ou mais.

Dia dos Pais

Quando é realizado?

No segundo domingo de agosto.

Por que investir?

É a quarta data de maior movimento no comércio do ano e o valor do ticket-médio sobe em torno de 12%.

Produtos como eletroportáteis, roupas, calçados, perfumes, acessórios, kits de barbear, cervejas artesanais e importadas, vinhos, ferramentas, artigos para churrasco, DVDs, kits de massagem e eletrônicos têm alta nas vendas.

Quando a empresa deve iniciar suas compras?

Dois a três meses antes da data. Vale ressaltar, ainda, que cerca de seis dias antes já é possível notar o crescimento nas vendas.

Quando iniciar as ações e campanhas publicitárias?

Pelo menos um mês antes.

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de um calendário promocional, aproveite para seguir as nossas redes sociais e acompanhar mais conteúdos exclusivos! Estamos no FacebookInstagram e no Twitter!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *