Blog: descubra porque ele é importante para seu e-commerce

Tempo de leitura: 5 minutos

Todo proprietário de uma loja virtual já sabe: o topo do funil é largo e quanto maior o número de visitantes que por ele entrar, maiores serão as vendas! Mas, como atrair mais internautas em meio a um mar de conteúdo que não para de crescer? A resposta está no Content Marketing, que tem nos blogs um de seus principais meios de desenvolvimento. Entenda:

O que é Content Marketing e como é possível aplicá-lo num blog

Content marketing, ou marketing de conteúdo, é um conjunto de ações de criação e divulgação de conteúdo usado para atrair e gerar relacionamento com o público-alvo. Basicamente, é a geração de conteúdo que ofereça valor aos leitores, evitando a propaganda direta. É levar informações educativas e de entretenimento ao público e, através delas,  gerar reputação e firmar a marca como autoridade em seu universo de negócios.

O diferencial do content marketig está em oferecer textos, imagens, vídeos e áudios que ajudem o público-alvo a solucionar problemas, sanar suas curiosidades e se entreter. Em outras palavras, com o uso das técnicas de SEO (Search Engine Optimization – posicionamento nos mecanismos de busca) – aplicadas na construção dos textos, na disposição e descrição de imagens, áudios e vídeos, e informações relevantes, originais e criativas, a loja virtual passa a atrair o público certo na hora certa.

Pense em como os seus potenciais clientes buscam informações relacionadas aos produtos e serviços que você oferece em seu e-commerce. Eles fazem perguntas ao Google ou a outros buscadores como o Yahoo! e o Bing. Ao fazer a pesquisa, as pessoas são direcionadas às páginas melhores posicionadas pelos buscadores, aquelas que melhor se encaixam num conjunto de requisitos que vai desde originalidade até o melhor uso de palavras-chave, entre outros.

É aí que entra o blog. Ele é o melhor espaço para a produção e divulgação de conteúdo, pois tem um caráter de publicação periódica e serve como meio de comunicação com o público. Através dele, a loja virtual passa a ser “patrocinadora” de conteúdo e, com um bom trabalho de divulgação nas redes sociais e uma boa estratégia de SEO, ganha a confiança dos potenciais consumidores.

Como utilizar um blog para potencializar os resultados no e-commerce

A seguir, veja algumas dicas para produzir conteúdo relevante e fazer do seu blog uma porta de entrada para atrair mais visitantes à loja virtual e conduzi-los à compra:

1 – Monte um blog atrativo

O blog da sua loja virtual deve fazer parte do portal e, neste sentido, remeter visualmente à marca. Ele não precisa ter a seriedade corporativa, mas deve remeter ao seu negócio num passar de olhos.

Pense num layout criativo e que não fuja à identidade visual do seu e-commerce. Crie categorias de conteúdo (editorias) para facilitar a navegação e não esqueça de abrir espaço para que os leitores possam fazer comentários. Insira plugs para as redes sociais – as pessoas querem compartilhar com seus amigos os conteúdos que lhes são úteis.

2 – Responda as principais perguntas de seu público-alvo

Na hora de pensar o seu conteúdo, coloque-se sempre no lugar dos seus consumidores potenciais. Quais são as principais perguntas que eles fazem em relação aos seus produtos e serviços? O que, no universo de negócios do seu e-commerce, pode ser inspirador a ponto de entreter e divertir seu público-alvo?

3 – Mantenha uma periodicidade regular

Não adianta montar um “devezemquandário”. É preciso publicar periodicamente. Dependendo da natureza do seu negócio, o ideal é publicar todos os dias (varejo, por exemplo), mas uma frequência de três vezes por semana pode ser saudável (negócios B2B).

Lembre-se: não existe nada mais irritante para um admirador do que entrar num blog que não é atualizado há mais de uma semana.

4 – Diferencie-se da multidão

Originalidade é tudo! É bom sempre ter em mente que a concorrência está a um clique na internet. Assim, quanto mais original, consistente e confiável for seu conteúdo, melhor.

Vá além dos textos, publique imagens, vídeos, infográficos… use a criatividade para se diferenciar de seus concorrentes.

5 – Chame para a ação

Busque inserir no final dos posts do seu blog uma chamada para a ação. No jargão de marketing esta técnica se chama ‘call to action’. Você pode desde convidar para assinar o feed, ou a newsletter, até convidar os leitores para visitar a loja virtual. Procure uma maneira elegante de fazer isso (banners, links etc.).



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

6 – Espalhe por aí

Use as redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn etc.) para divulgar o conteúdo do seu blog. Tenha em sua loja virtual um link para o blog – e vice-versa: um link no blog para o e-commerce.

Crie uma newsletter atrativa para enviar periodicamente aos seus leitores com os conteúdos novos do blog. Assim, você manterá a imagem de promotor de conteúdo relevante e conhecedor dos assuntos que orbitam o negócio do seu e-commerce sempre viva na mente do público-alvo.

Não ter um blog é perder uma oportunidade de ouro para promover o seu negócio online. Quando bem produzido, ele oferece informativos, materiais educativos, conteúdo de entretenimento para a comunidade online e pode conquistar uma grande quantidade de admiradores que, então, vão se tornar evangelistas de sua marca.

A produção de um blog já faz parte da sua estratégia digital? Gostou deste post? Deixe seu comentário abaixo!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *