Como aumentar as vendas na loja virtual usando o Whatsapp de forma eficiente?

Tempo de leitura: 6 minutos

Desde 2014, o acesso à internet por meio de smartphones superou o do realizado por computador. Além disso, o Brasil já é um dos países que mais utiliza WhatsApp, um aplicativo que ficou muito popular por proporcionar a troca de mensagens por um valor muito menor.

Assim, quando se analisa esses dois pontos, fica fácil entender o motivo pelo qual as lojas virtuais começaram a utilizar esse recurso para aumentas as vendas.

Contudo, como colocar isso em prática? Quais são os primeiros passos? De fato, essas são algumas das principais dúvidas que surgem quando as empresas pensam em aderir a essa forma de comunicação.

Por isso, no post de hoje trouxemos algumas informações que podem esclarecer melhor o assunto. Continue lendo e confira como aumentar as vendas!

Esteja presente onde os clientes estão

Em primeiro lugar, quem trabalha com vendas deve entender a importância de se manter atualizado. Isso porque utilizar recursos obsoletos para realizar a comunicação, a divulgação ou o atendimento pode ser ineficiente, além de causar desperdício de dinheiro.

Atualmente, a internet fez com que surgissem diversos canais de comunicação, como o Facebook, o Twitter e o Instagram. Ainda assim, a tendência mais recente para aumentar as vendas é o WhatsApp. E, para entender isso, basta analisar o comportamento do consumidor.

Com a correria do cotidiano, muitas pessoas não conseguem verificar a caixa de entrada do e-mail ou atender ligações. No entanto, grande parte dessas pessoas estão conectadas quase o dia todo ao WhatsApp.

Dessa forma, esse canal se torna a forma mais rápida e simples para que eles se conectem com a empresa – o que, com certeza, aumenta a fidelização, algo essencial nos tempos de hoje, em que a concorrência é cada vez maior.

Informe aos clientes que a empresa realiza atendimento por meio do WhatsApp

Para que seus clientes saibam que a sua empresa também atende por meio do WhatsApp, divulgue o número do contato no site, por meio de banners. E avise-os também por meio das redes sociais — dessa forma, eles saberão como entrar em contato.

Assim, até os clientes interessados que ainda não realizaram a compra podem se comunicar com você para tirar dúvidas, proporcionando a oportunidade de aumentar ainda mais a sua taxa de conversão.

Aprenda a utilizar o aplicativo adequadamente

Ainda que muitas pessoas já utilizem o WhatsApp, você pode estar entre a parcela da população que não tem tanta familiaridade com esse aplicativo. Mas não se preocupe! A seguir, daremos dicas para que você aprenda a utilizá-lo.

Salvando os contatos

Caso você opte por falar com um cliente por meio do WhatsApp, primeiro insira o contato dele na sua agenda. Assim, quando você se conectar ao aplicativo — caso o cliente também o utilize — ele aparecerá na aba de contatos.

Caso isso não aconteça e você tenha a certeza de que a pessoa é usuária do aplicativo com o número que você salvou, basta apertar nos três pontinhos que aparecem no canto superior direito e, depois, em “atualizar”.

Além disso, também é importante salvar o contato quando for o cliente o primeiro a entrar em contato. Nesse caso, solicite o seu nome e sempre deixe as conversas salvas.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

O aplicativo ainda oferece a opção de backup, que pode ser muito útil para que você deixe tudo registrado. Ele te permite recuperar as informações posteriormente, caso tenha algum problema com o chip ou o aparelho.

Iniciando uma conversa

Ainda que você utilize o WhatsApp para assuntos pessoais, é preciso saber que o contato profissional é um pouco diferente do que você tem com seus amigos e familiares.

Para começar, é importante entender que existem vários tipos de clientes, e nem todos gostam desse tipo de abordagem. Portanto, caso você sinta certa resistência, o melhor é optar por outra forma de comunicação, evitando situações desagradáveis.

Se o cliente estiver enviando mensagens para tirar dúvidas, responda a todas elas de forma solicita. Mas sem ser inoportuno, ainda que ele não encerre a conversa ou demore para enviar outra mensagem.

Além disso, busque sempre responder rapidamente; do contrário, ele pode desistir da compra e optar por outra loja. Se você estiver preocupado com clientes enviando mensagens a todo momento, estipule um horário e o coloque nos banners e mensagens em que estará divulgando o número.

E, embora algumas pessoas acreditem que esse seja o ponto negativo em adotar o WhatsApp como canal comunicativo, lembre-se de que ele pode substituir serviços de voz, Skype e até o Viber, otimizando o atendimento.

Utilize os recursos disponíveis

Além das mensagens, o WhatsApp possibilita o envio de áudios, imagens e vídeos. E, sem dúvidas, utilizá-los pode ser bem vantajoso.

No caso do áudio, por exemplo, você pode gravar respostas para as perguntas que costumam ser mais frequentes e enviá-las rapidamente sempre que for necessário.

Já os vídeos e as imagens podem ser criados para mostrar um novo produtos, relançando um antigo ou mesmo informando a respeito de alguma promoção.

Ofereça promoções exclusivas

Oferecer cupons de desconto e promoções exclusivas por meio do WhatsApp é simples e pode gerar ótimos resultados. Afinal, para que os clientes se mantenham interessados em verificar as mensagens, é necessário oferecer algo em troca.

Contudo, entenda que ninguém gosta de receber apenas propagandas — principalmente por meio do WhatsApp, que é um meio de comunicação mais pessoal.

Além disso, ao oferecer promoções exclusivas, você ainda pode ativar o gatilho de urgência, que pode ser muito útil para aumentar as vendas.

Tenha cuidado também com a frequência, pois enviar muitas mensagens pode fazer com que o seu número seja bloqueado da lista de contato. Assim, eles não receberão mais suas mensagens e ainda ficarão com uma imagem ruim da empresa.

Outro cuidado necessário é com relação à ortografia, pontuação e às regras gramaticais. Enviar mensagens com a grafia incorreta ou outros erros de português pode impedir que você alcance o objetivo de aumentar as vendas, e ainda fará com que sua empresa perca credibilidade.

E o mesmo vale para mensagens que não têm relação com as vendas e conteúdos com muitos emojis — os desenhos de símbolos ou “rostinhos” — e linguagem muito informal.

Enfim, utilizando-o adequadamente, o WhatsApp pode ser uma excelente ferramenta para aumentar as vendas da sua loja virtual.

Até mesmo porque os clientes que gostarem da forma como você realiza essa comunicação, facilmente passarão o contato para os conhecidos e, dessa forma, sua loja ganha o tipo mais valioso de divulgação: o chamado “boca-a-boca”.

E aí, entendeu como aumentar as vendas usando o WhatsApp? Ficou ainda com alguma dúvida? Deixe-nos o seu comentário que ficaremos felizes em te ajudar!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *