Descubra como aumentar a taxa de recompra da loja de roupas online

Tempo de leitura: 6 minutos

De fato, o nicho de loja de roupas online é um dos que mais cresce na internet. Em virtude dessa concorrência, você precisa estar preparado não só para conquistar novos clientes, mas também para fazer com que eles venham comprar de você novamente.

E, para isso, é necessário investir em diversas estratégias para garantir a sobrevivência da sua loja nesse mercado tão competitivo.

Neste artigo vamos mostrar a você algumas estratégias usadas no comércio digital para fazer que o cliente volte a comprar na sua loja virtual. Interessado? Então acompanhe e confira!

1. Otimize a sua segmentação

Para realizar uma campanha de vendas eficiente, é necessário otimizar a sua segmentação. Mas, como fazer isso? Antes de qualquer coisa, você precisa fazer uma análise do perfil do seu cliente.

É fundamental que você liste o que ele comprou, quais são as páginas que ele visitou etc. Assim, você vai conseguir entender quais são os seus interesses e que tipo de campanha é apropriada para esse cliente.

Essa é uma das estratégias principais para aumentar a recorrência de compra, porém, é deixada de lado pela maioria dos empreendedores.

Pense bem: se criar uma campanha de vendas genérica, sem segmentar o seu público-alvo, você pode até atingir centenas de pessoas, mas vai conseguir converter apenas uma pequena porcentagem de vendas.

E poderá ainda desagradar a maioria dos clientes, pois, assim, eles estarão recebendo informações e promoções de algo que não têm interesse em adquirir. Por outro lado, se você segmentar corretamente o seu público, as suas conversões, sem dúvida, só vão aumentar.

2. Aprimore o seu modelo de SAC

O bom atendimento ao cliente é vital para o aumento da recorrência de compras. Afinal, uma boa experiência pode ser fundamental na hora dele decidir onde vai adquirir determinado produto.

Contudo, na maioria dos atendimentos ao cliente, o suporte não é eficiente, o que faz com que o consumidor não volte a comprar em determinada loja.

Erros podem acontecer a qualquer momento: seja uma mercadoria que foi enviada errada, ou para o endereço errado, seja um produto que chegou com defeito ou um atraso na entrega.

Esses inconvenientes são normais, mas devem ser solucionados com eficiência. Então, para que isso não aconteça no seu negócio, adquira treinamentos para você e sua equipe, e aprimore o seu modelo de SAC.

Mostrar ao seu cliente que você se importa em resolver o seu problema aumenta as suas chances de fazer com que ele volte a comprar na sua loja online.

Nesse sentido, fornecer outros canais de comunicação, por meio das redes sociais, por exemplo, pode aumentar a confiança no seu e-commerce. E ainda serve para expor suas provas sociais, ou seja, os depoimentos de consumidores satisfeitos com o seu produto.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

3. Crie conteúdos de qualidade

Quando o assunto é aquisição de clientes, o conteúdo é uma das estratégias primordiais para uma loja de roupas online. Contudo, essa técnica também é indispensável para fazer com que o cliente retorne à sua loja e compre novamente.

Isso porque um conteúdo atrativo é capaz de deixar a sua marca gravada no subconsciente do cliente. Assim, quando a pessoa precisar de um novo produto, ela vai lembrar que a sua loja tem a solução para o que precisa.

Em outras palavras: quando você cria um conteúdo atrativo, ele se torna uma “arma” poderosa para aumentar as suas vendas por anos e anos. Se você criar um conteúdo de qualidade, o seu cliente vai entender, automaticamente, que o seu produto também é de valor.

4. Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing é outra ferramenta muito poderosa na hora de fazer o cliente comprar de você novamente. Grosso modo, a estratégia consiste em manter o bom relacionamento com os seus consumidores e fidelizá-los.

Enviando e-mails regularmente ao seu cliente, com promoções exclusivas, faz com ele se sinta especial.

Assim, você consegue fazer com que o seu público saiba que você se importa com eles e que, se eles precisarem de qualquer coisa, poderão entrar em contato com a sua loja simplesmente respondendo o e-mail.

No entanto, é importante saber que, para trabalhar com o e-mail marketing, é necessário investir em uma ferramenta que envia os e-mails automaticamente. Afinal, você jamais conseguirá mandar todos os e-mails individualmente, não é?

5. Possua uma plataforma profissional

Uma plataforma profissional, com um layout e design arrojado, pode fazer toda a diferença na hora de o consumidor decidir onde vai comprar. Afinal, lembre-se daquele famoso ditado: “a primeira impressão é a que fica”.

Um site com uma plataforma amadora só faz com que a loja de roupas online perca a credibilidade perante seus potenciais clientes, além de passar uma impressão de desinteresse e insegurança. Não é à toa que têm altos índices de rejeição.

O ideal, portanto, é encontrar uma plataforma que seja extremamente simples e customizável — ou seja, uma plataforma que te permita montar a sua loja da maneira que achar melhor. Até porque ninguém conhece melhor o seu produto do que você mesmo, certo?

6. Monitore os desempenhos de suas campanhas

Após colocar as suas campanhas para funcionar, está na hora de mensurá-las, analisando quais estão dando resultados e quais não obtiveram respostas.

E, para conseguir monitorar os desempenhos de suas campanhas, você deve utilizar o Google Analytics. Essa ferramenta vai te proporcionar informações relevantes a respeito das atitudes do consumidor dentro do seu site.

Além disso, vai te permitir saber aonde você está errando, facilitando o processo de ajustes. Então, se perceber que um determinado tipo de campanha não deu certo, altere-o e faça novamente.

De fato, toda a empresa deve avaliar suas estratégias de marketing. Afinal, muitas delas podem não estar convertendo o necessário, fazendo com que o empresário gaste seu dinheiro em campanhas que não apresentam resultados.

E, por fim, para fazer com que o cliente volte a comprar na sua loja de roupas online, é indispensável que as suas campanhas de vendas sejam seriamente segmentadas.

Você precisa direcioná-las para as pessoas que realmente têm interesse em adquirir o seu produto. Caso contrário, não haverá recorrência de vendas, e o seu faturamento diminuirá.

E aí? Gostou do post? Com certeza, seguindo todas essas dicas, você fará com que os seus antigos clientes voltem a comprar na sua loja de roupas online! Agora, que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as próximas novidades?



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *