Vendas na loja virtual: como aumentar o faturamento e atrair clientes nas férias?

Tempo de leitura: 6 minutos

O período de férias é difícil para qualquer empresa, seja uma loja virtual ou não. Enquanto algumas conseguem aumentar o faturamento, outras enfrentam dificuldades para divulgar os negócios, atrair o interesse dos consumidores ou arcar com custos operacionais.

No entanto, essas adversidades podem ser eliminadas se você adaptar sua plataforma de loja virtual para alcançar seus clientes mesmo durante esta época do ano. Neste sentido, preparamos dicas valiosas para que consiga maximizar seus resultados. Continue a leitura e confira!

Mantenha contato com os clientes

Seus clientes não desaparecem durante as férias: é importante estar em contato com eles ao longo de todo o ano. Ainda que diminuam os pedidos em sua loja virtual, certamente estarão de olho nas redes sociais, acompanhando suas publicações.

Isso significa que você deve fortalecer sua presença nas redes sociais para que os clientes continuem com sua loja virtual em mente neste período de férias. Oferecer descontos especiais, reunir e postar opiniões e depoimentos e compartilhar novos conteúdos são excelentes formas de conseguir isso.

Os consumidores de hoje em dia estão cada vez mais planejando antecipadamente suas compras e estar diante deles enquanto casualmente se atualizam nas redes sociais poderá fazer um grande impacto – mesmo a curto prazo – em seu faturamento.

Crie conteúdos valiosos

Por tudo o que foi dito antes, é essencial que publique conteúdos relevantes para seus clientes. Se a sua loja virtual comercializa produtos voltados ao público feminino, por exemplo, eis alguns artigos para blog que você pode criar:

  • 10 dicas de moda para você arrasar no verão;
  • Como ter a pele do rosto linda e saudável;
  • Conheça as principais tendências em cortes de cabelos para 2017;
  • 5 acessórios incríveis para o look de fim de ano;
  • 7 ideias inovadoras para se vestir bem durante as viagens.

Claro que são somente algumas ideias gerais, o ideal é que você aborde assuntos que realmente interessam a seus clientes, seja qual for a sua área de atuação. Certamente eles se interessarão e serão beneficiados pelas informações que você tem a oferecer.

Ao criar conteúdo útil e que realmente faça diferença para seus clientes, você estará trabalhando para construir relacionamentos sólidos – e este é o primeiro passo para a fidelização.

Foque em nichos específicos

Existe uma grande quantidade de consumidores que as grandes empresas não conseguem atingir por venderem produtos extremamente genéricos e massificados – incapazes de satisfazer demandas específicas.

Atender as necessidades desse público representará um importante incremento na rentabilidade de sua loja virtual. Mas como fazer isso?

  • Desenvolva sua ideia – A partir do ramo em que sua loja virtual atua, pense em sua base de conhecimentos: nas paixões, hobbies e interesses que possam estreitar seu foco para um tipo de oferta de produtos. Isso ajudará a fortalecer sua marca e a fazer com que suas ações de marketing sejam mais precisas.
  • Identifique o tipo ideal de cliente – Com o produto em mente, busque traçar o perfil do cliente que você pretende atingir neste nicho. A realização de pesquisas sobre comportamentos de compra auxiliará a obter uma imagem clara das principais características desse cliente ideal (idade, escolaridade, profissão, naturalidade, renda, estado civil, etc.).
  • Entenda suas necessidades – Após definir o tipo ideal de cliente, tente fazer uma lista de suas necessidades. Em seguida, construa sua autoridade na área por meio da criação de conteúdos de qualidade para educar e interessar seu nicho de mercado. Entender suas necessidades irá ajudá-lo a escolher os melhores produtos de forma inteligente, oferecendo soluções de qualidade e incrementando o tráfego de sua loja virtual.
  • Pesquise as soluções mais rentáveis – É fundamental compreender que nem todas as necessidades dos clientes oferecem os mesmos potenciais de lucros. Busque alinhar sua oferta com as necessidades que apresentem o maior potencial de ganhos.

Após alinhar sua proposta de negócios a um nicho específico, você terá colocado em marcha a forma mais rápida de alcançar o crescimento da sua loja virtual, melhorando a reputação de sua empresa e sua credibilidade ao longo do caminho.

Visar sempre um mercado maior pode parecer uma boa ideia a princípio, mas não possuir uma estratégia de nicho pode ser prejudicial para o sucesso de sua loja virtual. Isso porque buscar atingir o maior número possível de pessoas não significa, necessariamente, trazer mais clientes.

Mirar somente no grande público espalha recursos limitados sobre uma área mais ampla e não livra seu negócio de concorrer diretamente com grandes empresas.

Aumente as vendas de sua loja virtual com co-marketing

Construir um negócio pode ser um esforço solitário. Mas promovê-lo e divulgá-lo não tem que ser. Co-marketing se trata de partilhar os recursos e o público-alvo entre duas empresas complementares para executar uma campanha que nenhuma delas poderia fazer de forma eficaz sozinha.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Tal parceria estratégica pode beneficiar igualmente ambas as empresas, compartilhando o que já estabeleceram em vez de partir do zero para aumentar a exposição de seus produtos e serviços.

Os benefícios de co-marketing incluem:

  • Aumento na rentabilidade, ao reunir recursos como os orçamentos de marketing e os talentos de cada empresa;
  • Capacidade de atrair novos clientes, chegando até pessoas qualificadas como potenciais clientes;
  • Relacionamento positivo a longo prazo, que será fortalecido à medida que as empresas trabalham unidas e se ajudam mutuamente;
  • Encantar os clientes com materiais extras, como brindes e produtos inovadores.

Por fim, campanhas de co-marketing podem assumir diferentes formas a partir das características e do know-how das empresas. No entanto, com uma boa dose de criatividade, você pode conectar os pontos fortes de ambas para expandir o impacto de seus esforços de marketing.

Crie uma parceria estratégica

Uma estratégia de co-marketing bem realizada gera benefícios para todos os envolvidos: você, seu parceiro e o cliente. Sendo assim, as vantagens desta união não podem ser unilaterais. Procure estabelecer um acordo que faça sentido para ambas as partes – com ganhos proporcionais.

Compartilhar e trocar são alguns dos verbos a serem conjugados:

  • Aproveitando a reputação da outra marca enquanto oferece a ela exposição a mais clientes potenciais;
  • Compartilhando e-mails de uma campanha na qual ambas contribuíram para executar, para suportar futuras ações de e-mail marketing;
  • Aparecendo como convidado um do outro em blogs, canais do Youtube, podcasts, lista de e-mails, etc;
  • Apresentando o produto de sua empresa parceira para seu público em troca de alcançar o dela;
  • Oferecendo amostras de seus produtos a clientes qualificados em troca de recompensar os clientes da outra empresa com materiais grátis.

Obviamente, essas são apenas algumas ideias gerais. O que desejamos enfatizar é que, se a natureza da relação entre as empresas parceiras é justa, o co-marketing poderá ser uma excelente forma de atingir novos públicos e fazer baixar os custos de marketing enquanto otimiza o alcance de sua loja virtual.

Pronto! Agora você já conhece algumas estratégias para fazer a sua loja online vender mais no período de férias. Que tal ler um outro artigo para aprender sobre as técnicas ocultas de venda para loja virtual?



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *