Aprenda como vender trufas e aumente o seu faturamento

Tempo de leitura: 6 minutos

O chocolate nos faz desmaiar. Ele desperta nossas paixões e tenta nossos sentidos. Mas algumas pessoas tomam esse prazer um passo adiante, transformando seu doce entusiasmo em uma aventura de fazer dinheiro e, assim, decidem vender trufas.

Para aqueles que possuem espírito empreendedor, essa tem se mostrado uma alternativa muito interessante e saborosa, afinal, chocolate nunca sai de moda, e as pessoas nunca perdem o gosto por ele. Por esse motivo, garantir o sucesso do negócio dependerá basicamente de suas estratégias e seus produtos.

Para ajudá-la com esse processo, neste post, trazemos algumas dicas de como você pode se dar bem nesse negócio e aumentar o seu faturamento. Acompanhe com gente!

Faça diferente da concorrência

Por ser um produto que agrada a grande maioria das pessoas, oferta é o que não falta nesse tipo de mercado. Dessa forma, nossa dica é que você procure um viés diferente na hora de vender trufas.

As pessoas gostam de se sentir especiais, por isso, uma boa prática é apostar em diversidade de sabores, de decorações nos doces, embalagens, preços, tamanhos etc. Tudo que possa personalizar seu produto de alguma forma e fazer você se diferenciar da concorrência.

Até mesmo fatores externos ao chocolate em si podem ser usados como diferenciais. Por exemplo, você pode criar uma marca, logotipo, uniforme ou um carrinho especial para transportar seus doces. Opção é o que não falta.

Busque novas alternativas

Muitas pessoas que optam por vender trufas escolhem a forma de abordagem direta para isso. Ou seja, oferecem seus produtos de pessoa a pessoa, normalmente dentro da faculdade, empresas ou mesmo de forma ambulante.

Apesar de essa ser a forma mais comum, não precisa ser a única. Com grande parte das pessoas hoje em dia passando tanto tempo na internet e tendo acesso às diversas redes sociais, esse recurso também pode ser bem explorado.

Para aqueles que quiserem investir em algo mais consolidado e profissional, é possível criar uma loja virtual em que você apresente e venda seus produtos de forma online. Porém, se você não tiver capital ou estrutura para isso, não tem problema.

Outra solução é criar páginas nas mídias sociais de forma a pelo menos fazer seus produtos e serviços serem mais conhecidos e, assim, você poder captar mais clientes.

Ouça a opinião dos clientes

O melhor feedback que existe é o dos seus clientes, especialmente os insatisfeitos. Busque saber quais tipos e sabores mais os agradariam, quais tamanhos de trufas seriam ideais, qual valor eles estariam dispostos a pagar etc.

Com esse tipo de pesquisa, com o tempo, você vai se adequando, melhorando, crescendo e, muito em breve, vender trufas será mais que um pequeno negócio para você.

Ame o que você faz

Para cada empreendedor, sempre vai ser mais difícil do que você pensa que é, e por isso você tem que ter grande amor e paixão pelo que está fazendo. Não basta simplesmente decidir vender trufas porque há demanda e todo mundo gosta de chocolate. Ou seja, não é porque você acha que vai ganhar dinheiro que isso de fato vai acontecer, afinal, o trabalho de artesãos é bem complexo, especialmente em comparação com empresas bem-sucedidas.

Portanto, o primeiro passo para alcançar o sucesso em seu empreendimento e conseguir vencer as barreiras de todo início de trabalho é realmente fazer o que você gosta, e não apenas porque essa foi a alternativa que lhe sobrou para poder ganhar algum dinheiro.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Segundo Steve Jobs, “Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas”.

Mantenha seus olhos bem abertos ao mercado

Chocolate, em geral, nunca vai perder o seu apelo, mas estudos, pesquisas e paladares podem mudar a cada ano, trazendo certos tipos ou sabores de chocolate para a preferência do seu público.

A fim de acompanhar essas tendências, salientamos a importância de viver conscientemente. Não crie bloqueios para outras opções, porque muitas vezes é de onde as melhores ideias vêm.

Em outras palavras, busque sempre se inspirar no mercado, em seus concorrentes ou nas coisas do dia a dia. Faça testes de novos sabores, pesquise sempre para saber o que as pessoas estão procurando. Pense em novas maneiras de alcançar seu público-alvo.

Todos que buscam aumentar seu faturamento e investir em um novo negócio precisam sempre estar alerta às tendências do mercado, e isso não é diferente para quem quer vender trufas.

Desenvolva bem a sua história

Muitos alimentos que são sucesso de vendas têm histórias por trás deles. Isso porque as histórias ajudam as pessoas a criarem uma conexão com o produto e se sentirem bem sobre a compra. Além disso, elas também fazem com que você possa se destacar mais que sua concorrência.

Quanto mais bem elaborada sua história, mais atraente ela será às pessoas e, assim, mais fácil será criar uma identidade que seja marcante e identificada sem dificuldades pelos clientes.

Sua história não precisa ser necessariamente algo exótico. Talvez seu filho tenha ajudado a criar a receita ou então você conseguiu a que foi usada por sua família há gerações. Seja como for, o importante é fazer o público consumir mais que um bombom de chocolate — eles têm que comer com o coração.

Acredite em si mesma e em seu produto

Por fim, se você acha que sua ideia está à frente de seu tempo, chances são de que seja uma ótima ideia. É apenas uma questão de deixar as pessoas saberem por que elas precisam do seu produto e por que ele é diferente e melhor.

Como pudemos ver, vender trufas não é nenhum bicho de sete cabeças, mas, mesmo assim, precisa ser pensado e trabalhado corretamente, para que possa lhe trazer o sucesso financeiro desejado. O importante agora é botar a mão na massa e trabalhar para criar o melhor produto, de forma que atraia bem o seu público.

Gostou deste nosso post de hoje e das nossas dicas de como vender trufas? Quer conhecer mais sobre assuntos como esse e ainda receber tudo em primeira mão? Então assine agora nossa newsletter e receba diretamente nossos conteúdos!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *