Afinal, você sabe como funciona uma loja virtual?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando Einstein propôs, em 1905, que o espaço-tempo fosse relativo, parece que o físico alemão estava prevendo como seria o mundo do século XXI e sua dependência da tecnologia e da internet.

Brincadeira à parte, abrir um negócio online é o sonho — e a oportunidade — de muita gente que quer empreender. Além de o custo ser geralmente menor do que num empreendimento físico, há pelo menos outras duas grandes vantagens: o espaço e o tempo são verdadeiramente relativos.

Isso significa que, em tese, seu negócio pode funcionar em tempo integral e em qualquer lugar do cosmo. E uma loja virtual, sem dúvida, é a preferência da maioria dos novos (e antigos) empreendedores.

Hum, está ficando interessante, não? Então, confira este guia sobre como funciona uma loja virtual e tenha uma boa jornada no seu novo empreendimento!

O que é uma loja virtual?

É justo responder a essa pergunta aos navegantes de primeira viagem. Como o nome diz, é uma loja que funciona no mundo oposto ao físico, ao concreto, isto é, na nossa realidade, esse mundo é a internet.

Mas, cá entre nós, isso é apenas meia verdade. Essa loja só é virtual para o seu cliente. Em algum lugar do mundo, existe um depósito onde você armazena seus produtos. Há pessoas reais trabalhando por trás de toda aquela automação de cliques. Veículos de verdade transportam a mercadoria até a casa dos clientes.

Enfim, o que caracteriza uma loja virtual é o fato de ela ser acessível por meio de um site na internet, e é aqui que entra a magia do espaço-tempo: você pode realizar vendas enquanto dorme, para alguém que esteja do outro lado do planeta!

Entendeu por que o e-commerce é a revolução do comércio mundial?

Como funciona uma loja virtual?

Basicamente, temos duas partes que compõem o site da sua loja virtual: o front-end é a parte visível ao seu cliente, é a “loja” em si, na qual o consumidor visualizará os produtos e fará as compras desejadas.

Já o back-end é a parte administrativa, é onde você acompanha o processo de compra do cliente, realiza as métricas necessárias e a manutenção do seu portal.

A parte do cliente é bem simples. Ele navega pela loja como em qualquer outro site. O procedimento é automaticamente intuitivo, já que é análogo a um processo de compra em loja física: escolher o produto, colocar no carrinho de compras, ir até o caixa e pagar.

A diferença é que, na loja virtual, esse procedimento é feito por meio de algoritmos e não a ação real que você faz quando vai ao supermercado, por exemplo. Esse processo completo pode ser mais bem compreendido pelo estudo da jornada do consumidor.

Já a parte do lojista, envolve acompanhar o pedido do cliente até o pagamento. Confirmado o pagamento, vem a parte da preparação do produto e logística. Sem esquecer também das ações de pós-venda e relacionamento com o cliente.

Quem vai administrar minha loja?

Se você está começando seu empreendimento agora, o mais comum é que você mesmo seja o responsável por praticamente tudo. Apenas lojas grandes e que já possuem marcas reconhecidas no mercado têm condições de contratar gestores específicos para cada área, como logística, vendas e marketing.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Convenhamos, esse não deve ser o seu caso, certo? Mas o pepino de administrar tudo sozinho ou com alguns poucos colaboradores pode ser amenizado. Na verdade, pode ser bastante reduzido mesmo. Já se foi o tempo que, para criar uma loja virtual, era necessário contratar programadores, web designers e diversos outros profissionais técnicos habilitados para lidar com isso.

Bom, ainda há essa possibilidade, mas atualmente isso tem se restringido às empresas grandes que precisam desenvolver todo um sistema único para sua loja. Para os pequenos empreendedores, montar uma loja virtual ficou mais fácil do que nunca, com o surgimento de plataformas especializadas em criar lojas virtuais.

Sem a preocupação da parte técnica tirando suas noites de sono, administrar sua loja virtual se torna algo muito mais fácil e tranquilo. E até divertido — especialmente quando você começar a ouvir o tilintar das moedas entrando no seu caixa!

E como isso é possível? Vamos falar disso no próximo tópico. Adiante!

Quem vai montar minha loja?

Como estávamos falando, criar sua loja virtual é muito fácil com uma empresa especializada nisso. É extremamente intuitivo e prático o procedimento, e em pouco tempo você já tem sua loja pronta.

No entanto, é importante tomar alguns cuidados e analisar alguns pontos fundamentais ao optar por esse tipo de serviço:

  1. Confira se a plataforma possui integração com gateways de pagamento confiáveis, como PagSeguro, BCash, PayPal, Moip e Mercado Pago.
  2. Também, certifique-se de que ela permita a integração automática com ferramentas de logística, como o site dos correios.
  3. Outro fator importante é analisar se a plataforma possui ferramentas que facilitam a divulgação em redes sociais, estratégias de marketing, análise de métricas e otimização de busca.
  4. Não se esqueça de verificar como funciona a área administrativa da plataforma, se ela permite uma boa gestão geral da sua loja e se ela oferece suporte técnico adequado.
  5. Não menos importante é o visual. Garanta que a plataforma de e-commerce ofereça opções de design que permitam uma customização de acordo com a sua marca, que seja responsivo (otimizado para dispositivos móveis) e que permita até mesmo inserir um desenvolvimento de layout completo criado por seu próprio desenvolvedor web.

Plataformas de lojas virtuais

Se ainda precisar de mais informação para confiar na plataforma, verifique os sites dos atuais clientes da empresa. Entre nas lojas e estude o design, a usabilidade e o que mais for necessário.

Há plataformas que não oferecem tantas opções, e há outras, como a Boxloja, que entregam a melhor experiência combinada tanto para o usuário quanto para o lojista. Sem contar que o custo é astronomicamente menor do que investir no desenvolvimento de uma plataforma própria, incluindo os gastos com suporte técnico e manutenção periódica.

Em outras palavras, você poderá se preocupar apenas com o que realmente importa no seu negócio: vendas!

Não importa o que você deseja vender. Agora que você entendeu como funciona uma loja virtual, o negócio é embarcar na sua nave empreendedora e se transportar para o universo onde o tempo e o espaço são relativos: o mundo do comércio online.

Quer saber como? Conheça nossa plataforma de loja virtual e lhe apresentaremos o mapa da jornada!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *