Conheça 7 pilares das vendas online

Tempo de leitura: 6 minutos

As lojas e os diversos negócios virtuais têm ganhado cada vez mais espaço na preferência dos consumidores, seja pela comodidade oferecida, pela facilidade de pesquisar e até mesmo pelos preços mais atraentes. Por isso, as vendas online estão em constante crescimento.

Dessa maneira, há uma excelente oportunidade para quem deseja expandir os seus negócios e abrir uma loja virtual. Em meio ao cenário desafiador e competitivo, o ambiente digital pode ser o caminho que você precisa para chegar a um ótimo patamar de vendas.

Entretanto, ter um negócio digital não é tão simples assim. Para ter sucesso, é necessário conhecer algumas ferramentas, estratégias e particularidades de vender pela internet, que serão fundamentais para atrair e fidelizar os consumidores.

Quer conhecê-las? Então, confira agora 7 pilares essenciais das vendas online. Acompanhe cada item e aplique em seu negócio!

1. Logística: envie os produtos com agilidade e baixo custo

Uma das principais vantagens de abrir uma loja virtual é a possibilidade de otimizar custos de locação de um espaço físico. Porém, será necessário desenvolver uma logística para que os produtos estejam acessíveis e cheguem aos seus clientes com rapidez, com um custo baixo.

Para te ajudar nessa tarefa, algumas perguntas serão importantes para que você comece a estruturar o seu negócio, como:

  • Quais regiões você consegue atender?
  • Em quanto tempo você pode garantir a entrega?
  • Qual o valor mínimo de compra para oferecer o frete grátis?
  • Existe um local para armazenar os produtos e garantir a disponibilidade?

Responda a cada uma dessas perguntas de forma estratégica, lembrando sempre que você deve lucrar com as suas vendas. Portanto, comece com cautela e expanda o seu negócio levando em conta todos os fatores relacionados à logística.

2. Marketing digital: crie estratégias assertivas para aumento das vendas online

Sem dúvidas, uma loja online pode trazer inúmeros benefícios para o empreendedor. Mas é preciso entender que conquistar e fidelizar os clientes nas plataformas digitais exige trabalho e dedicação.

Para auxiliar nesse processo, você precisa ter conhecimento das ferramentas de marketing digital e elaborar um bom planejamento, baseado no seu público-alvo, no segmento da sua empresa e no orçamento disponível.

Para isso, você pode explorar os inúmeros recursos que a internet oferece para potencializar a sua loja online e converter as vendas, como:

  • Links patrocinados;
  • Redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc.);
  • E-mail marketing;
  • Técnicas de SEO, entre outros.

3. Atendimento: mantenha o foco sempre no cliente

Assim como nas lojas físicas, o atendimento é um dos principais pontos para atrair os clientes e fazer com que eles comprem os seus produtos.

Portanto, é necessário ter uma equipe que realmente entenda do negócio e seja capaz de atender à demanda dos consumidores com excelência. Para isso, você precisa criar estratégias para motivá-los e qualificá-los, oferecendo cursos e boas condições de trabalho.

Além disso, também é preciso estar acessível e criar diferentes pontos de contato com o público. Além do telefone, a internet permite que você desenvolva atendimento por meio de SAC 2.0, chats online, e-mail e redes sociais. Utilize estes canais com simpatia, agilidade e atenção total ao público.

4. Qualidade: supere as expectativas dos clientes

Quem compra produtos pela internet ainda tem medo de receber objetos danificados ou diferentes dos que estavam nas imagens. Por isso, um dos mais importantes pilares das vendas online é o foco na qualidade.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Não adianta montar uma bela loja virtual e desenvolver uma imponente estratégia de marketing se o seu produto não atende às expectativas dos clientes. É por esse motivo que muitos negócios online não sobrevivem.

Por isso, tenha cuidado e certifique-se de que tudo o que for ofertado esteja dentro de rigorosos padrões de qualidade. Além do mais, ofereça garantias, possibilidade de troca e deixe todas essas informações bem claras para os consumidores.

Dessa maneira, eles terão mais confiança nos seus produtos e certamente se tornarão clientes satisfeitos e fidelizados.

5. Encontrabilidade: simplifique a navegação da loja virtual

Outro ponto chave para alavancar o seu negócio virtual é a encontrabilidade. Isso quer dizer que os seus produtos e serviços devem ser fáceis de ser encontrados em sua loja online.

Para isso, você deve ter um site com aparência atrativa e boa navegabilidade. Ele deve ser simples e prático, permitido que o público verifique todas as opções disponíveis e não tenha dificuldades na hora de efetuar a compra.

Também é importante que os seus produtos estejam sempre disponíveis. Portanto, evite deixar em oferta os artigos que já estão esgotados. Procure, pelo menos, substituí-los por objetos similares para que os internautas não corram para a concorrência.

Para que tudo isso seja feito com sucesso, você precisa de uma plataforma de vendas online descomplicada, que simplifique a estruturação da sua loja e que ofereça segurança e praticidade aos seus clientes.

Portanto, para criar uma loja online com uma boa plataforma, que lhe permita oferecer um bom canal de vendas aos seus clientes, de forma fácil e prática, contrate os serviços de uma empresa especializada em plataformas de e-commerce.

6. Remarketing: mantenha contato com seus clientes

Se você conseguiu atrair novos clientes e efetuou as vendas é sinal de que as suas estratégias estão dando certo. Mas o sucesso da sua loja virtual vai depender do retorno desses clientes.

Nesse sentido, devemos ressaltar a importância de investir na fidelização dos consumidores. Após realizar a primeira compra, você deve manter contato e mostrar ao seu público que se lembra e se preocupa com ele.

Por essa razão, o remarketing se configura como um pilar fundamental das vendas online. Para que você mantenha boas vendas online, utilize o e-mail marketing, leve novas ofertas, ofereça cupons de desconto e condições especiais para aniversariantes, por exemplo.

Dessa maneira, os clientes perceberão que são importantes para o seu negócio e terão benefícios exclusivos ao comprar com você.

7. Mensuração: avalie os dados do seu negócio constantemente

Assim como nos pontos de vendas tradicionais, mensurar os resultados da sua loja online deve fazer parte do seu planejamento estratégico.

Você precisa descobrir quantas pessoas têm acessado o seu site, qual é a taxa de conversão, o Retorno sobre o Investimento (ROI), o ticket-médio, entre outras métricas que te ajudarão a aperfeiçoar o seu negócio virtual.

Todos os dados levantados serão importantes para que você descubra o que tem dado certo e o que precisa ser ajustado. Assim, será possível desenvolver estratégias mais assertivas e que vão potencializar as suas vendas.

Viu como esses pilares são importantes para o sucesso das vendas online? Ao aliar essas 7 diretrizes, você certamente vai ter um ótimo retorno e conseguirá expandir os seus negócios com maestria. Então, faça o seu planejamento, encontre uma ótima plataforma online e comece a vender pela internet o quanto antes.

Gostou do nosso conteúdo sobre os 7 pilares das vendas online? Então, assine nossa newsletter para receber mais artigos como este e ficar sempre por dentro das novidades!



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *