12 dicas para conseguir o primeiro cliente em sua loja virtual

Tempo de leitura: 5 minutos

Você montou sua primeira loja virtual e ainda não conseguiu o seu primeiro cliente? Pois se prepare, nós preparamos um post especialmente para você. Depois de muito trabalho e dedicação para construir seu e-commerce, é chegado o momento certo de iniciar a divulgação dele.

O processo se dá de diversas maneiras. O investimento nessa divulgação pode começar com custo zero, basta que você incentive amigos e familiares a adquirirem os seus produtos. Logo abaixo, você verá essa e outras táticas para atrair não só o primeiro cliente para a sua loja virtual, mas uma legião deles. Boa leitura e boas vendas!

1. Incentive os amigos e familiares

O primeiro passo para que você consiga o primeiro cliente de sua loja virtual é divulgar para amigos e familiares, a grande novidade da sua carreira: o seu e-commerce. Peça para que eles visitem sua loja virtual e aproveite para indicar produtos que tenham a ver com eles.

2. Peça ajuda aos seus fornecedores

Os fornecedores dos produtos que você vende em sua loja virtual podem ser acionados para te ajudar na divulgação. Quando montar seu estoque, verifique se eles possuem algum canal de relacionamento com o público pelo qual você pode estimular as compras na sua loja.

Blogs, redes sociais, e-mail marketing e telefone são canais por onde você pode entrar em contato com o público que já adquire esses produtos, estimulando-os a comprar por intermédio da sua loja virtual.

3. Invista nas redes sociais

Aproveite suas redes sociais para divulgar o seu novo empreendimento: Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat e outros mais. Nessas mesmas redes sociais, crie um perfil para sua loja virtual fazer a própria divulgação.

Aposte em fotos bonitas, textos atraentes e comece a fazer esse trabalho de divulgação para conseguir seu primeiro cliente. Aproveite ao máximo os recursos que as redes sociais oferecem para que você possa divulgar seus produtos.

4. Preze pelo bom atendimento

As pessoas começarão a visitar sua loja virtual e, será comum, que algumas dúvidas apareçam. Quanto custa o frete? Só tem essa cor? Envia para a minha cidade?

Responda todas essas dúvidas e as outras mais que surgirão com o máximo de dedicação e atenção, pois o bom atendimento mostrará a essas pessoas que sua loja é um lugar onde elas serão bem tratadas e poderão comprar com segurança.

5. Não se esqueça da propaganda off-line

Da mesma forma que você vai divulgar sua loja virtual na internet, busque por mecanismos off-line para conseguir espalhar a novidade por aí: panfletos, cartazes e cartões de visita. Faça com que sua marca e o endereço on-line dela sejam bem divulgados. Monte um esquema onde seus produtos tenham destaque e o foco da sua loja virtual esteja em evidência.

6. Inscreva-se nos sites que comparam preço

Os sites que comparam preço, como o Buscapé, são excelentes canais de divulgação para as lojas virtuais. Eles colocam seus produtos em pé de igualdade com os que são vendidos pelos grandes varejistas do país. Por meio deles, é possível avaliar a idoneidade da loja e a qualidade dos produtos que são vendidos por ela.

7. Participe de clubes de compras coletivas

Os clubes de compra coletiva proporcionam o acesso dos seus produtos a milhares de pessoas que desejam economizar em suas compras. Por meio de uma parceria com um clube desses, é possível conseguir não somente o primeiro, mas muitos outros clientes. Escolha os produtos que podem ser vendidos com desconto e faça a parceria com um desses clubes como Groupon e Peixe Urbano.

8. Use estratégias nos buscadores

Para que sua loja virtual seja vista e atraia o primeiro cliente, você precisa indexá-la nos principais buscadores da internet. Isso acontece por meio de estratégias como o SEO, inserindo as palavras-chaves corretas nos textos do seu e-commerce para que ele apareça bem colocado nas buscas, que são feitas constantemente pelos usuários da internet.

9. Aposte no marketing de conteúdo

As estratégias que envolvem o marketing de conteúdo também são eficazes na hora de atrair consumidores para sua loja virtual. Por meio de um blog, por exemplo, você pode produzir conteúdo relevante sobre temas relacionados diretamente ou indiretamente com os produtos vendidos em sua loja virtual.



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês

Ao se tornar expert nesses assuntos, você transmite a confiança necessária para que os leitores se transformem em clientes de sua loja. É com base em um relacionamento duradouro entre você, o conteúdo produzido e o leitor que é possível convertê-lo em um comprador para sua loja virtual.

10. Faça promoções

As promoções são excelentes para fazer com que os consumidores cheguem até sua loja. Selecione alguns produtos cuja margem de lucro seja maior e dê um desconto para que o seu primeiro cliente sinta vontade de comprar com você. Outra possibilidade é dar brindes e produtos exclusivos para os clientes em sua primeira compra na sua loja.

11. Conte com bons materiais de apoio

Outro fator que ajuda sua loja a conseguir o primeiro cliente é a dedicação e o investimento que são feitos no material de apoio: textos e imagens. Os textos dos produtos devem ser muito explicativos, apontando para seus diferenciais e benefícios reais.

As imagens precisam ser claras, bem trabalhadas e vendedoras, ou seja, basta que o visitante do seu e-commerce a veja para que haja uma compreensão em relação ao funcionamento do produto e sua utilidade.

12. Beneficie os clientes com cupons de desconto

Por fim, você consegue atrair seus primeiros clientes por meio de cupons de desconto. Ofereça esse benefício para quem comprar, por exemplo, durante a primeira semana ou mês de funcionamento da sua loja virtual, para quem pagar à vista ou com menos parcelas no cartão de crédito ou então quem comprar e indicar amigos para comprem no seu e-commerce.

Você estabelece as regras, mas não se esqueça de oferecer um desconto vantajoso tanto para o cliente quanto para sua loja.

Agora que você já está preparado para conseguir o seu primeiro cliente, veja os próximos passos que deve dar em sua loja virtual, leia o nosso artigo Fiz minha primeira venda on-line, e agora?



Crie uma loja virtual descomplicada por apenas R$ 20/mês